quinta-feira, 31 de março de 2011
Presente de aniversário
quarta-feira, 30 de março de 2011
Lembrancinha
terça-feira, 29 de março de 2011
Almofada de Amamentação
segunda-feira, 28 de março de 2011
A saga do papel de parede
domingo, 27 de março de 2011
1 ano
Infelizmente hoje faz um ano que ela se foi. Infelizmente quando ela se foi, eu lhe disse que a única coisa que sentia muito eh que eu nao tivesse tido tempo para lhe dar um neto, que Deus a estava chamando para junto de Si antes que ela se tornasse a avó da minha filha(o), ao que ela me respondeu: eu ainda serei a avó e acompanharei tudo de camarote.
Mãe,
Um ano da sua ausencia, um ano de um vazio no meu coração, um ano de muitas lagrimas derramadas, de muita saudade, de muita vontade de te ligar, ouvir sua voz, ver seu rosto e acariciar as suas maos. Um ano de muita provação, da descoberta de uma força que nem sabia que tinha, mas principalmente, um ano da maior comprovação de que a vida, apesar de tudo, ela continua, só cabe a nós optarmos por continuar a vive-la na sua maior plenitude. E eu optei,mae, a Manuela, a sua neta, eh a maior prova disso.
Quando engravidei muitos ficaram preocupados comigo, mae, afinal, eu estava e ainda estou lidando com o seu luto, e como lidaria com isso + todas as mudanças, inseguranças que advem com a gravidez. Confesso que eu, no começo, achei que seria bem mais dificil do que foi, afinal, tudo que eu sempre imaginei era vc ao meu lado quando eu estivesse gravida, a gente saindo para comprar enxoval, vc enchendo a sua neta de presentes, eu tirando duvidas e me certificando que td ficaria bem pq vc estaria sempre presente.
Quantas vezes eu sai para comprar algo para a Manuela e desejei que vc estivesse la comigo. Quantos exames eu ja fiz, imaginando que vc poderia estar la comigo. Quanta coisa eu ja vivi desde que descobri a gravidez que eu gostaria de ter compartilhado com vc. Vc faz falta, muita, e sempre fará.
Mas, apesar de vc nao estar mais presente, fisicamente, eu sei que vc esta aqui comigo, eu sei que nao estarei sozinha no dia que a Manuela nascer, sei que a avó dela estará lá comigo, como sei também que nos dias que me bater o desespero ou a insegurança, vc me acalmara e me mostrara o caminho.
Mãe, algo me diz, aqui dentro de mim, que vc esta muito feliz por mim e que vc será, espiritualmente, uma super avó para a Manuela.
Obrigada por tudo que vc me ensinou. A Sandra, mae, me disse uma vez que quando a gente vira mae, a gente enxerga um pouco da nossa mae dentro de nós. Por isso, mae, eu digo, se eu conseguir ser um pouquinho pra Manuela, a mae que vc foi para mim, eu ja ficarei feliz.
Te amo. Saudades eternas.
sábado, 26 de março de 2011
Nos vemos na maternidade
E ontem, na minha consulta com ele, ele soltou mais uma das suas perolas. Depois dele ter visto todos os exames da Manuela e ter me examinado ele disse:
- Renata, vc esta otima, so precisa controlar o peso. De resto, nos vemos daqui a um mes!
- Um mes?? Mas daqui a um mes, Dr, eu vou ja estar com 37 semanas, praticamente com a bola na marca do gol. Nao seria melhor eu voltar aqui daqui a 15 dias.
- Naaao, nao tem necessidade, esta td bem com vc...qualquer coisa a gente se vê direto na maternidade. E deu risada!!
Fala se eu me aguento com esse medico?? Sorte que sou tranquila, acho que ate demais!!
sexta-feira, 25 de março de 2011
A escolhida
Alias, engraçado, porque desde que engravidei e fui muito bem atendida no PS da Pro Matre, para mim era certo que teria la a Manu, mas ao visitar as duas maternidades, mudamos de opiniao. Ambas sao otimas, de excelente qualidade, atendimento, etc...e é como a propria menina que nos apresentou a Sao Luis disse, no final, vc escolhe a que vc se sentiu mais a vontade.
Mas, para mim alguns fatores contaram mais pontos para a Sao Luis:
- É do lado de casa...e para quem pretende ter normal como eu, isso eh de grande valia. Sem contar que o marido pode ir e vir pro nosso apartamento rapidinho.
- Eles tem 100 leitos na maternidade (bastante) e se a ala da maternidade encher, eles tem uma ala reservada no hospital para atender a demanda..dai, qdo vagar a maternidade, eles te transferem. Na Pro Matre, se a maternidade encher, sem previsao de desocupação de quarto, eles te mandam pro Santa Joana (que nao gosto). Agora imagina, vc com contração tendo que ficar mudando de maternidade por falta de vaga.
- Há um controle de visita. Ou seja, qdo uma visita chega ao andar onde vc esta internada, eles ligam no quarto para vc autorizar a entrada, assim vc pode limitar o numero de pessoas dentro do quarto. Na Pro Matre nao, quem chega, chega chegando, rs.
- A area social eh melhor, maior, mais arejada e com um bom restaurante...isso eh bom pensando no pai e nos parentes, afinal, eu nem vou usar essa area, rs.
- Eles tem uma ampla e equipada uti, tanto para o bebe, quanto para mãe. Na Pro Matre, apesar da excelente uti neonatal, a uti de adulto conta apenas com 3 leitos (fato muito importante e que espero nao usar), e o medo de acontecer alguma coisa e nao ter leito?
E, mais importante, independente dos fatores acima, eu realmente me senti mais acolhida na Sao Luis quando fui visita-la, a visita foi mais longa, atenciosa e isso, acho que pesou a favor! Sem contar que eu adorei o curso de gestante que fizemos la, pois no curso tb pude conhecer ainda mais os processos internos dele.
E eh isso, Dona Manuela ja tem lugar pra nascer.
quinta-feira, 24 de março de 2011
Curso de Gestantes
O foco desse curso foi justamente o ultimo trimestre de gestação, o trabalho de parto, os tipos de parto, os cuidados com o bebe e a amamentação. Adoramos..alias, marido que estava muito reticente, achando que era desnecessario, saiu de la dizendo que valeu a pena. Eramos ao todo 17 casais, sendo que 11 estavam gravidos de meninos e 6 de meninas (segundo a enfermeira, começou a fase em que so nascem meninos, para a sorte da Manu e desespero do pai dela, hahaha).
O curso, independente de onde seja feito, vale muito a pena, pelas dicas, pelas duvidas esclarecidas, por ver que não eh so vc, mas todos os outros casais tb estão no mesmo barco, ou seja, nao entendem patavinas de bebe e seus cuidados..foi otimo.
A aula pratica entao, nem se fale. Eu que nao tinha ideia de como trocar e dar banho num bebe, sai de la mais segura, nao tão perdida. Td bem que a enfermeira disse que os primeiros banhos vao durar uma hora, ate a gente pegar pratica, mas confesso que agora essa parte ai nao me assusta tanto..tudo bem que uma coisa eh treinar com uma boneca e outra com um bebe de verdade, mas ta valendo.
Também curti a parte que fala e explica a amamentação..altas dicas de como lidar com o leite, com as fissuras, a pega correta, etc etc etc...isso eh um assunto que muito me preocupa, pq quero sim dar de mamar pra Manu o maximo que der e sei que o começo eh muito dificil, mas acho que tendo um pouco mais de conhecimento, a gente consegue se virar. Assim espero.
Enfim, o curso todo está anotado num bloquinho, que vou passar a limpo para futuras consultas (rs). Valeu a pena o investimento.
quarta-feira, 23 de março de 2011
Um touro
Fomos fazer o ultrassom ontem, com 32 semanas e nao eh que ela está enorme, gorducha de tudo, pesando nada mais do que 2,3kg...isso mesmo, ela está com percentil 90, no limite da curva (na verdade passou um pouquinho). A médica disse que se ela continuar nesse ritmo, ela vai passar dos 4kg se eu conseguir levar a gestação até as 40 semanas.
Sinceramente, nao eh surpresa alguma, ou ela puxava minha familia (todas as minhas sobrinhas nasceram com mais de 4kg) ou ela puxava a do marido (onde todos nascem com 3kg) e pelo visto ela optou por seguir o meu lado...vamos ver..mas que eh gostoso ve-la super gorducha, bochechuda, isso eh.
Fora o peso, dona Manuela esta otima, ja tem cabelos visiveis (ta explicado essa azia sem fim que tenho sentido), coração firme e forte, bracinhos, perninhas, liquido amniotico na quantidade certa e placenta em grau 0 (uotema). Meu pai nos acompanhou no ultrassom, foi a primeira vez (em 4 netas) que ele viu um ultrassom e ele ficou encantado, todo bobo, e eu fiquei feliz de te-lo convidado para me acompanhar.
E eh isso, sexta tenho consulta.
segunda-feira, 21 de março de 2011
Chá de Bebe
sexta-feira, 18 de março de 2011
A música
E decidi, essa será a nossa musica..assim como os casais tem musica, eu terei uma musica com a minha filha...sei que tem musicas muito mais lindas por ai, musica nacional...mas essa me tocou de tal forma que agora, todos os dias, eu a canto para a minha filha, na esperança de que qdo ela nascer e começar a chorar, eu possa cantar: I'll be here, dont you cry, e acalma-la.
Segue a letra:
You'll Be in My Heart
Come stop your crying
It will be all right
Just take my hand
Hold it tight
I will protect you
from all around you
I will be here
Don't you cry
For one so small,
you seem so strong
My arms will hold you,
keep you safe and warm
This bond between us
can't be broken
I will be here
Don't you cry
'Cause you'll be in my heart
Yes, you'll be in my heart
From this day on
Now and forever more
You'll be in my heart
No matter what they say
You'll be here
in my heart always
Always
quarta-feira, 16 de março de 2011
Cha de Bebe - Preparativos
terça-feira, 15 de março de 2011
Lava roupa todo dia..que alegria!!
Estou aproveitando as minhas férias para lavar as roupinhas da Manuela, inclusive as da maternidade, e ja guardar td direitinho na comoda, pra nao ter mais que me preocupar com isso daqui pra frente. Alias, duas dicas
1. Tente fazer isso antes da sua 34 semana de gestação..vai que....
2. Antes de guardar as roupinhas na comoda, forre a gaveta com folhas de papel de seda branco, isso evita que qualquer fiapo que possa se soltar da madeira da comoda penetre na roupinha e machuque o baby.
A Amanda há uns tempos atras fez um post super legal com dicas de como lavar as roupinhas do baby, que eu estou seguindo bem a risca.
Primeiro eu separei as roupinhas de algodão, daquelas de linha, plush, mais arrumadinhas da maternidade, etc..essas mais assim eu pedi pra empregada do meu pai lavar, pq ai ela lava na mao (coisa que eu nao tenho pratica alguma)..já o restante, foi td pra maquina. Isso mesmo, na máquina, ja que a maquina garante que nao fique nenhum resquicio de sabao na roupa.
Também estou usando sabao proprio para roupas delicadas e de bebe, como Ola e o Vida Macia e o amaciante Vida Macia (sim, desde que o amaciante seja proprio para bebes, nao tem problema em usa-lo, pelo contrario, eles deixam as fibras da roupa mais macias e menos agressivas ao tato do bebe) ..so nao rola usar candida, pois essa sim dá mega alergias.
De resto, eh enxaguar bem e colocar no varal para secar, transformando sua area de serviço em um ambiente bem delicado e cute cute.
segunda-feira, 14 de março de 2011
Homem Bombril
Agora ver ele colocar toda a sua habilidade e suas 1001 utilidades para arrumar o quartinho da filha, me deixa ainda mais apaixonada.
Veja algumas das suas 1001 facetas:
Marido instalador de cortina
Em tempo: só nao rolou marido instalador de papel de parede. Tomamos uma baile daqueles para instalar o papel. Resultado: ficou pessimo e jogamos td no lixo. O lado bom? Eh que vimos que o papel de parede vai ficar mais legal em outra parede do que naquela em que estavamos instalando..agora so falta decidirmos se cobriremos a parede toda ou se faremos duas faixas, uma rente ao teto e outra de 1mt do chao...decidindo isso, vou atras de um novo rolo de papel e, aprendida a lição, contratar um instalador profissional, rs.
domingo, 13 de março de 2011
Enquanto a Manu não chega
sábado, 12 de março de 2011
Problema de junta
Fuçando por ai vi que isso, em gestantes, é causado por alguns fatores: aumento da circulação sanguinea e afrouxamente das articulaçoes. Nao sei se tem algo que eu possa fazer, afinal, nao rola dormir com as maos pra cima (como eu faço com os pes) e, como nao da pra tomar nenhum anti-inflamatorio, entao sei la...
Em td caso, a dor ja está devidamente anotada no meu caderninho para eu menciona-la ao medico na proxima consulta.
Em tempo: Carnaval acabou com a minha disciplina alimentar..foram 2 quilos em apenas 5 dias. Ou seja, os dois quilnhos que eu esperava ganhar ate o final da gestação chegaram antes da hora. O que eu faço, choro??
sexta-feira, 11 de março de 2011
Ecocardiograma fetal
Perguntei para o médico do laboratorio pq os GO solicitam esse exame e ele disse que das duas uma ou pq houve alguma alteração no morfologico (o que nao era meu caso) ou por pura rotina, para ver se esta td bem com o coraçãozinho do baby. Ele me explicou que esse exame eh como se fosse o morfologico do coracão, eles examinam e escutam cada valvula, analisam cada cavidade, veem a simetria entre os dois lados do coração e por ai vai. Segundo ele, esse exame eh importante para o parto, pois as vezes o bebe tem algum desvio no coração, algo pequeno, de facil conserto, mas que pode ser piorado durante o parto normal, por conta do esforço que o bebe faz, se o GO nao tiver conhecimento desse desvio.
Graças a Deus o coracãozinho da Manuela está otimo, segundo o medico, se melhorar estraga. O engraçado eh ouvir ele batendo, o som muda de acordo com a valvula que esta escutando, o medico ate me avisou disso, para eu nao achar que aquele som mais estridente fosse alguma anomalia. Mas nao, esta td bem..batimentos fortes, consistentes, cavidades fechadas e simetricas, enfim, tudo bem com a minha pequenina :-).
quarta-feira, 9 de março de 2011
7 meses
- Manu está uma espuleta, nao pára de se mexer aqui dentro, é cada chute..to adorando.
- Fiz exame de sangue e apesar de ter dado um pouco alterado, o médico disse para eu nao me preocupar..agora tenho um eletro e um US pra fazer.
- A fome aumentou consideravelmente.
- Desmontamos o escritorio (trabalheira), pintamos o quarto e ja recebemos os moveis da Manu
- Compramos o papel de parede e as cortinas, mas ainda não entregaram. Agora falta o adesivo de parede e o mobile.
- Chegou o kit de berço la dos confins de SC..eh lindo demais, amei! Vou aproveitar que gostei do trabalho e encomendar o porta treco.
- Terminei de comprar as coisinhas da maternidade (o enxoval da Manu), falta a minha agora
- Encomendei o quadrinho da maternidade (lindinho)
- Comecei a sondar lembrancinhas para a maternidade
- Visitamos as maternidades, gostamos das duas, e ainda estamos em duvida
- Marquei o curso de gestante agora pra março. Vou fazer no Sao Luis
- Até agora foram 9kgs a mais na balança, pra meu desespero e ao mesmo tempo alivio, afinal, podia ser pior, rs
- Estou sofrendo com os inchaços, meu pe e tornozelo ao final de dia tornam uma coisa unica e eu male male consigo pisar no chão
- Continuo com a hidro, a drenagem e as caminhadas
- Acho que minha barriga está enorme, mas quando as pessoas me veem, elas acham que nao está. Td uma questao de ponto de vista.
- Terminei todo o preparativo do cha de bebe e ja entreguei os convites..vai ser dia 20. Não vejo a hora.
Eh isso...8º mes que venha com muita saude, bem estar e pique!!
terça-feira, 8 de março de 2011
Maternidades
Pelo meu médico, tanto faz, ja que segundo ele, ele se sente em casa em ambas....buáááá, bem que ele podia ser daqueles medicos categoricos, do tipo: só faço parto em tal maternidade...pronto, ai todos os meus problemas estariam resolvidos...mas não, a bucha está nas nossas mãos.
As duas sao de excelente qualidade, atendimento de primeira, equipamentos modernos, bla bla bla..mas cada uma tem seus pros e contras...quer exemplos:
Não gosto do ambiente da Pro Matre, me sinto sufocada e confusa la dentro, muitos corredores, td apertado, perdido...também nao gosto que eles nao controlam a entrada das visitas, tipo, deu o nome na recepçao ja pode subir, sem nem avisar no quarto. Mas em contrapartida, a uti neonatal deles eh considerada uma das melhores (e que eu espero que a Manuela nao use), os quartos sao bons e muitos medicos que conversei indicariam la para suas pacientes.
Em contrapartida, adoro o ambiente do São Luiz, aquele clima de maternidade, td amplo, iluminado..mas segundo meu marido: pq vc se preocupa com isso, se vc nem vai sair do quarto (humpf), tb gosto que eles interfonam no quarto para autorizar a entrada de visita (assim posso controlar o numero de pessoas dentro do quarto) e, principalmente, eh perto de casa. mas por outro lado, sinto que la eh mais cheio e fico me questionando se o atendimento será bom e atencioso.
Enfim, ainda temos muito o que conversar, marido e eu, para batermos o martelo com fé. Vou fazer o curso de gestante na Sao Luiz, primeiro pq eh mais perto de casa e segundo pq eh mais barato que o da Pro Matre, mas espero que ate lá a gente ja tenha decidido.
domingo, 6 de março de 2011
35 anos
Engraçado pensar que esse será meu ultimo aniversario na condiçao de filha-esposa-mulher. Que a partir do ano que vem um novo adjetivo será acrescentado a isso: filha-esposa-MAE-mulher.
Esse ano queria fazer uma big festa para celebrar a data, 35 anos, e comemorar meu ultimo aniversario antes de me tornar mae (tipo o ultimo aniversario antes de casar, sabe? Aquelas datas que marcam)..mas o dito cujo resolveu cair bem no meio do carnaval e, sem contar que com todas as despesas que advem com os preparativos para a chegada da Manu, a big festa ia virar um bolinho com refri pra familia e olhe lá (frustração total)..entao, por um lado foi bom cair no carnaval, assim comemoro na praia com queijo coalho e milho verde, hahaha.
Mas fico imaginando como serão meus proximos aniversarios, agora com uma filhinha..será que muda alguma coisa? Será que eu vou abrir mao de festejar meu dia pra guardar dinheiro para festejar o dela? Será que eles serão mais completos, mais plenos, mais felizes??
sexta-feira, 4 de março de 2011
Presente de aniversário
Enfim, marido estava super inseguro pois nao sabia o que me dar de aniversário, afinal, segundo ele, roupa está fora de cogitação e sapato idem (meu pé está muito inchado para qq sapato novo) e, considerando que homens (salvo raras exceções) nao são muito criativos no quesito "presente para a esposa", ele pediu minha ajuda, pediu que eu fizesse uma listinha do que queria, para ele poder escolher e, ainda sim, me surpreender com a escolha.
Pensei, pensei, até que decidi e disse: quero ganhar de você o book de gestante!!
Isso mesmo, tirei da minha resposabilidade o lance de buscar fotografo, orçar, negociar, bla bla bla. Passei para ele todas aquelas indicações que minhas amigas blogueiras me passaram e mais algumas e disse que era para ele escolher aquele profissional que ele mais se identificasse com o trabalho, orçar, negociar e me surpreender!!
Vamos ver!! Agora estou na expectativa!! E confesso, com a minha crise de desanimo de ontem, até isso eu ja tinha desencanado de fazer!! Que bom que passei a bola pra ele.
Bom Carnaval para todas!!
quinta-feira, 3 de março de 2011
Desanimada
Desânimo por td que ainda tem que resolver e pelo pouco tempo habil que tenho disponivel. Desamparo pela falta que uma mãe faz nessa hora, por mais participativo e super companheiro que o marido tem sido. Insegurança por cada item comprado, cada fornecedor fechado, sem saber que fizemos o melhor negocio, sem saber que nao jogamos o pouco dinheiro fora e sem saber que ao colocarmos as peças juntas, o resultado será bom. E incerteza pelo amanha, como será o amanha? Responda quem puder. O que irá me acontecer?
Imagino que esses altos e baixos sejam comuns em gravidas, afinal, ahhh os hormonios, nao nos dao tregua..mas tem dias que esses sentimentos vem numa tacada só e a vontade eh de nem sair da cama, ficar la, encolhida, protegida pelas paredes do meu quarto, so esperando eles irem embora abrindo novamente espaço para a felicidade, a alegria dos preparativos, a ansiedade pela chegada.
Hoje to assim...mas sei que amanha nao estarei mais!
quarta-feira, 2 de março de 2011
Fome
Estranho pq eu nao senti essa mudança no meu organismo, continei comendo a mesma coisa no cafe da manha, almoço e jantar..nao aumentei a quantidade, so melhorei um pouquinho a qualidade e, passei a fazer dois lanchinhos a tarde com frutas, iogurtes, castanhas, etc..confesso que teve umas tres vezes que eu acordei de madrugada inquieta e qdo vi, era fome, bastava um copo de leite ou uma fatia de pao com requeijao para eu voltar a dormir. Mas só..o buraco negro no meu estomago ainda nao tinha dado às caras...ainda
Pois eis que entrei na 29 semana e percebi que a fome aumentou..nao foi o apetite, afinal continuo comendo meio que a mesma qtd de comida que sempre comi no cafe da manha e almoço (nem falo do jantar pq esse eh meu pior vilao, ja que troco facil uma refeiao por besteiras), mas a fome..por exemplo, termino de almoçar e duas horas depois o estomago ja esta nas costas..sim, o buraco negro começou a dar as caras.
Imagino que td isso seja culpa da Dona Manuela, a bichinha deve estar ja grande o suficiente para usar e abusar de todas as minhas reservas, me deixando assim, faminta!! Conclusao: os dois lanches vespertinos viraram tres: fruta, iogurte e 1/2 sanduichinho de peito peru ou queijo branco.
E vou te falar, agora entendo aquelas gravidas que relatavam a fome de leao, porque, socorro, quando a fome bate, se vc nao se controlar e racionalizar, vc eh capaz de comer um guinú numa bocada só.
Que a santa da boa nutriçao continue ao meu lado até o final da gestação, me impedindo de cair em tentaçao (mais do que ja caio) e, principalmente, me impedindo de chutar de vez o pau da barraca e chegar ao final como uma grande e suculenta porpeta!!
terça-feira, 1 de março de 2011
Cordão Umbilical
Mas, entrando em contato com o INCA fui informada que ainda ha poucos bancos publicos disponiveis. No Estado de Sao Paulo, sao 4, 2 na capital e 2 no interior e, para vc poder proceder com isso, além de vc ter que ter o filho na maternidade publica da qual o banco faz parte, todo o seu pre-natal tem que ser acompanhado de perto pela equipe, para ver se no final será possivel usufruir do sangue do cordao umbilical do seu filho.
Ah, so pra constar, a diferença do publico e do privado, além do custo, eh que no privado o sangue eh so seu, do seu filho. No publico nao, o sangue fica a disposiçao de quem precisar, independente de ser seu filho ou nao e, claro, vc tb tem todo o banco de dados a sua disposiçao...sinceramente, acho essa opçao do publico muito mais justa..mas, infelizmente a abrangencia dele ainda eh limitada.
Enfim, comecei falando td isso pq depois que vi que banco publico era praticamente inviável, meio que desencanei de ir atras desse serviço em bancos privados. Mas conversando com um casal de amigos gravidos, eles disseram que vao fazer a coleta e ja até levantaram os custos..algo em torno de 2500,00 para a coleta e 500,00 por ano.
Mas mesmo assim, eu ainda nao me convenci da importancia disso...ok ok, eu sei que isso eh uma salvaguarda..eu sei que fica aquela pergunta: e se....mas tb sei que so um numero beeeem reduzido de doenças no sangue eh que da pra, hoje, usufruir das celulas tronco (e nao sao todos os casos de leucemia), como tb sei que a medicina vai evoluir e esse numero de usos vai aumentar..agora se vai aumentar o numero de usos da celula tronco, pq tb nao pode aumentar as opçoes de tratamentos para essas doenças sanguineas, com drogas e terapias mais eficazes?
Também pesa pra mim o lance da grana...ok ok, hj custa 500,00 por ano (menos de 50,00 mes), mas e daqui a 5 anos, para qto vai isso?? E se chegar numa hora que eu nao tiver mais condiçoes $$ de bancar a armazenagem, o que eles vao fazer, jogar fora o sangue coletado, jogar fora todos os anos de pagamentos?? E se eu tiver mais filhos, será que conseguirei bancar isso de todos, pq nao seria justo bancar de um e negligenciar os demais, ne?
Juro, ainda nao tenho uma opiniao formada...confesso que eu e marido estamos mais pendentes para o lado do nao fazer do que do fazer..mas e se....acho que isso eh algo para conversar com meu médico, ne?