quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Birra, como lidar

Como disse no outro post, os episódios de birra da Manu se intensificaram...agora se não quer algo ou se quer algo que não pode ter, ela se joga no chão, ou então fica toda rígida fazendo cara de brava (grrrrrr), ou então começa a chorar do nada...birra, birra, birra.

Existem algumas técnicas para lidar com a birra:

1. IGNORE: isso mesmo, simplesmente ignore. A birra existe para a criança chamar a sua atenção para aquilo que ela quer ou não quer. Se vc ignorar então esse artificio não terá eficácia, logo, ela para de usar (pelo menos eh o que acreditam os especialistas). Qdo estamos em casa a gente ignora messssmmooo..largo ela no chão do quarto e vou pra sala por exemplo. Não da nem 1 minuto ela aparece na sala toda fofa, alegre, risonha.

2. DISTRAIA: OK, em lugar publico eh meio mala ignorar, ne? Entao a saída eh distrai-la com outra coisa. Ela quer um pirulito que não pode ter, mostre outras coisas, puxe a atenção dela pra outra coisa ainda mais legal. Ta, não eh fácil, mas as vezes que fiz isso com a Manu, por enquanto, funcionou.
3. MUDE DE AMBIENTE: Se o escândalo for tamanho, va com ela para outro lugar ate ela se acalmar. Se acalmando reforce que você não admite esse comportamento e, se for o caso ate diga que se vcs voltarem para o lugar e ela voltar a se comportar assim, que vcs vão embora. Ou nem volte mais. Ela precisa entender que seus atos geram consequências.
4. COLOQUE DE CASTIGO: Tá, essa eh a ultima opção. Mas se a birra virar malcriação, não tem nada de errado em deixar a criança num cantinho, pra pensar no que fez. Cada ano de vida corresponde a 1 minuto de castigo. Assim que levar a criança pro castigo diga para ela porque esta fazendo isso. Passado o tempo do castigo e com ela mais calma, peça para ela pedir desculpas. Nunca coloquei a Manu de castigo, mas não descarto essa opção se for necessária.


Independente da técnica usada, tenha sempre muita calma e paciência e, não precisa levantar a voz nem a mão. Lembre-se, assim como todas as fases da criança, a fase da birra também passa, o importante eh que ela saia dessa fase mais independente, segura e certa que o amor dos pais também vem dos nãos recebidos e dos castigos aplicados.

3 comentários:

Ana Paula disse...

Adoro o seu blog! Estou pensando em engravidar o ano que vem e cada dia aprendo um pouquinho mais. Beijos

Minha Filha Minha Vida disse...

é mas vamos ser sinceras, facil não é messssmo ... por aqui estamos do mesmo jeito e aja sangue de barata ops amor para manter o foco rsrsrsrs

beijos e bom feriado

Ana Barbosa disse...

Eita esse é um tema que deixa qualquer mae louca... Pq de fato toda criança faz birra, mas qd é o filhos dos outros a gente sempre olha com um olhar de reprovação.
É pedir mt a Deus calma e ir tentando da melhor forma possivel!
Boa Sorte por ai!
:)