domingo, 28 de outubro de 2012

Questionamentos

Tive uma semana tensa, acho que por isso que nem vim aqui postar..uma mistura de insegurança, duvidas, questionamentos...to perdida, to bem perdida, precisando de uma luz, que alguem indique o melhor caminho a seguir. Explico.

Todo mundo sabe do lance da Manu com a escola, nunca deixou de chorar quando a deixo la, nunca..por mais que eu tivesse mudado de atitude, ela sempre chora, dias eh mais um resmungo, outros eh um choramingo e outros eh choro mesmo, deu escuta-la do lado de fora. E nisso ja se vao 6 meses.

Pois bem, desde que voltamos de viagem, Manu nao so chora qdo a deixo, como continua chorando durante o dia. E isso tem me acabado. Fico me questionando se o problema sou eu, ela ou a escola. E eu nao sei a resposta.

Na segunda me estressei com a escola, pq me ligaram dizendo que eu nao tinha mandado chupeta e a Manu estava chorando a mais de 30 minutos. E eu pensei: Po, aquilo eh uma escola, eles nao conseguem distrair a minha filha, so conseguem acalma-la com chupeta?? Frustração total.

Dai na quinta Manu passou a manha no PS por causa de uma tosse+falta de ar e com isso a tarde mandei ela pra minha sogra e ela passou a tarde toda dizendo mamae, mamae, papai, papai..mas noa chorou.

Dai na sexta, outro telefonema da escola, manu nao parava de chorar desde a hora que eu a deixei na escola, e isso ja fazia 3 horas...morri. Estava no meio de um evento, fiquei transtornada e pedi pra minha diarista ir busca-la, nao aguentava mais isso. Juro, nao sei o que esta acontecendo.

Uma coisa eu sei, depois do lance da chupeta eu perdi a confiança na escola. Mas nao sei o que eu faço. Sei que a Manu grudou depois da viagem, entao isso tb tem uma parcela de culpa. Mas estou começando a desconfiar que ela talvez nao curta muito essa escola..seria isso possivel, uma criança de 1 ano e meio nao gostar da escola? sei la, acho que talvez, conhecendo a Manu, ela precise de mais area e atividades para explorar e essa escola, por ser muiiiittto pequena, nao consegue atender. Nao sei.

Semana passada fui visitar outra escola e essa semana vou em mais duas. Mas seria essa a solução, muda-la de escola no ano que vem? E até la, o que eu faço? Ja decidi que a partir de agora so vou deixa-la na escola na hr que eu for trabalhar, assim eu reduzo o tempo que ela passa la e ao mesmo tempo começo a quebrar de novo o grude. E se o problema nao for a escola, e sim ela...juro, ja passou na minha cabeça ate consultar uma psicopedagoga, de tao perdida que eu estou. Ai santo, tudo o que eu quero eh uma luz, tudo o que eu quero eh ter aquela sensação de que eu sei o que estou fazendo e a certeza de que agora td ficara bem!

8 comentários:

Patricia Mel disse...

Entendo sua angustia, é difícil ver um filho nessa situação, ela sofre por estar longe de quem ama, sente falta e quer estar com os pais. E olha, tem estudos muito sérios que comprovam a importância de crianças na idade dela estarem junto dos pais, ou uma referencia emocional, como avós ou tios. E nem sempre temos essa condição, pela necessidade de trabalhar. Então procurar uma creche ou escola que entenda a situação e se proponha a dar a atenção necessária a criança parece ser o caminho. Espero que encontre!!! Boa sorte!!!

Ana Barbosa disse...

OH Re... que situação, né?!?!
Querida eu não queria tá na sua pele, acho que você tem que analisar todas as opções... e se achar que deve procurar uma ajuda profissional vá...
Acho que uma psicopedagoga iria te ajudar mt, nem que fosse pra te deixar mais segura na decisão a tomar!
De fato uma escola que liga pra saber de uma chupeta é roça!!! Mostra despreparo! Imagina numa situação anormal o que eles não fariam...
Amiga eu fosse vc procuraria outra escola... é terrivel perder a confiança no lugar que vc deixa seu bem mais precioso!
Pelo menos pra desabafar vc pode contar conosco!
Bjão

Anônimo disse...

Rê, sou pedagoga e lecionei durante muitos anos para crianças de educação infantil...
Tem crianças que demoram mais para se adaptar à escola e outras menos, mas, 6 meses é muita coisa!!!
Acho que ela não se sente bem lá!
Se eu pudesse dar um conselho, acho que buscar outra escola é mesmo a solução! Também acho que fazer uma adaptação bem feita, sem pressa irá ajudá-la a enfrentar a próxima escola...
Você precisa mostrar confiança e segurança para ela, isso é fundamental!!!
E olha, se você perdeu a confiança na escola, já era! Corra atrás de outra o mais rápido possível!

Viu, tem Prêmio Dardos para voc6e lá blog. Corre conferir!!!

Beijos e boa sorte!!! Fique tranquila que logo tudo isso se resolverá!!!

Lívia.

Cláudia Leite disse...

Sei que deve ser mesmo muito sofrível ir trabalhar sabendo que ela não tá bem na escola, que não quer estar lá.
Eu acredito na possibilidade dela não gostar da escola...
Porque pensei que ela estivesse assim porque passou uns meses em casa com vc, mas a Bella tb passou 15 dias comigo, e depois voltou pra escola normal, sem problemas. Percebo que a Isabella gosta muuuito da escola, ela chega na porta, aponta, sorri (depois que ficou comigo em casa não faz mais isso, ela entra normal mas sem empolgação). Tem uma das tias dela que ela não gosta, sempre esmunga com ela, mas as demais sem problemas.

Desejo muita sorte, e que sua decisão seja a melhor.

Bjão!

Luciana disse...

Oi! Sempre leio o blog, mas não comento, mas hj lendo seu post me identifiquei e resolvi dar minha opinião!
Tb acredito que seja a escola... É necessário esperar até o ano que vem para mudança? Pq creche/escola funciona o ano todo normalmente... Veja se pode fazer a adaptação em alguma nova que vc escolha. O choro talvez mostra que ela não esteja curtindo o ambiente, ou que as atividades propostas não sejam interessantes. Vc tem acesso, eles deixam vc se interar e saber o que ela faz o tempo que está lá?
Achei o lance da chupeta tb bem falho.
E como trabalhar é necessário, vc precisa de um lugar de confiança para ela ficar e tb se desenvolver e se divertir com amiguinhos da mesma faixa etária, com atividades pedagógicas interessantes!
Boa sorte!
Bjs,
Luciana

Mariana disse...

Re, eu tenho uma escola de educação infantil, e te digo, não existe adaptação que dure 6 meses... Alguma coisa não está legal.
Pode ser a escola sim, e acho o mais provável, e também pode ser a sua insegurança.
Aqui vemos muuuuuito isso, pais inseguros= filhos inseguros.
Acho que virou uma bola de neve, você não confia mais na escola, acaba ficando insegura, e passa isso pra Manu.

Deixar ela menos tempo na escola, só vai adiar a adaptação dela... criança, quanto mais rotina, melhor!

Acho que o adequado seria procurar uma outra escola sim... ela já pegou "trauma" dessa escola, e fica dificil sair desse ciclo.

Bjs
mari

Dany disse...

Rê, cada criança reage de uma forma. Talvez a Manu ainda não esteja preparada pra essa separação. Como escreveu a Patricia Melo, há estudos sérios sobre crianças menores de 2, 3 anos na escola - dizem que elas ainda não estão preparadas. Bom, mas a gente sabe que nem sempre é possível evitar a escola, né? Acho legal vc se questionar se tá valendo a pena, se é o que vc quer pra sua filha... Ai, que situação difícil!

Boa sorte e beijinhos na Manu.

teresa disse...

eu no teu lugar mudava de escola já , não espera até ao fim do ano .. algo se passa , pode ser que ela não goste de algo nessa escola e mudar vai-lhe fazer bem ..

beijinho