sexta-feira, 7 de junho de 2013

Iniciando o desfralde

Faz duas semana que a Manu iniciou o desfralde na escola. Assim que ela chega na escola, eles tiram a sua fralda e so a colocam de volta depois do jantar, quando a arrumam para ir embora.

De tempos em tempos, a professora leva a turminha toda pra fazer xixi. Por conta disso, nesses 15 dias, so teve dois escapes, todos os xixis da Manu foram feitos na privada. Mas, isso nao quer dizer que ela esteja pronta pra largar a fralda de vez. Nao.

Segundo conversei com a professora, nem ela, nem os coleguinhas ainda tem a percepçao da vontade de fazer o xixi, so qdo ele ja sai, por isso que eles levam as crianças de tempos em tempos no banheiro, ao inves de esperar eles pedirem. Esse processo nao eh para a criança largar a fralda em 3 dias, mas sim para ela ir se acostumando a ficar sem a fralda e, principalmente, a aprender a fazer xixi e coco na privada.

Com isso, no feriado também deixei a Manu sem fralda, de tempos em tempos levava ela no banheiro. Comecei com intervalos de 20 minutos, depois 30, ate chegar a 40 minutos. Nao vazou nenhuma vez, mas o coco ela nao nao conseguiu fazer na privada. A unica vez que deu vontade e ela estava sem fralda, ela fez na calcinha. OK, no stress.

E ontem, estava com ela brincando no parquinho e quis testar, queria ver se ela ia me avisar de quando estivesse com vontade ne fazer xixi. Nao avisou. Fez nas calças. Disse pra ela que tudo bem e que se na proxima vez ela se lembrar de me avisar antes de fazer, que a gente faz na privadinha, que eh onde o xixi vai.

Vamos ver. Nao estou com pressa. Pelo contrario, nao quero eh gerar trauma ou forçar a quinta do fusca, como diz meu irmao. Tudo ao seu tempo.

So espero que esse seja o caminho certo pro desfralde. Se alguem que ja passou por isso puder dividir sua experiencia comigo, agradeço.




7 comentários:

Cantinho da Fabi disse...

Acho que ter paciencia é a palavra certa para esse processo de desfralde ... já te disse que você é uma ótima mãe né? Beijos , bom fds Rê

Cláudia Leite disse...

Olha, a orientação da escola nessas horas é fundamental neh?
Sem pressa, sabendo que é um prcesso complexo, não criamos tantas expectativas e assim os escapes são apenas detalhes.

Sucesso aí no desfralde, vou acompanhar pois ainda não iniei lá em casa.. Bella não quer de maneira alguma fazer no vaso, até senta, mas não faz.

bjo e bom final de semana!

Karla Leal disse...

Re, tô mega atrasada com o post sobre o desfralde do Theo, vou tentar escrever logo pra te ajudar.
Mas achei curioso a escolinha da Manu colocar a fralda de volta. Na creche do Theo, uma vez tirada, eles não colocam mais a fralda de jeito nenhum. E por eles eu já teria até tirado a noturna, mas essa aí eu ainda não me animei não.
Paciência é a chave do sucesso, mas como já tenho quase 2 meses, posso te dizer que às vezes o pavio fica curto. Mas vai passar!
E o número 2 aqui por enquanto só na cueca! Aff... já tenho até dica pra tirar a nhaca! kkk
Beijos

Anônimo disse...

Rê, com o Henrique eu iniciei em casa (ele ainda não frequentava a escola). Comecei colocando a fralda de treinamento e levava de tempos em tempos no banheiro. Comecei isso quando o Henrique tinha 1 ano e 10 meses mais ou menos... As vezes escapava na fralda de treinamento (que é tipo uma cueca, mas não vaza no chão e na roupa). Quando ele fez 2 anos e 2 meses, tirei de vez! Diurna e noturna. A fralda noturna amanhecia sempre seca então resolvi tirar de vez! Desde que tirei, o Henrique deixou escapar duas vezes na primeira semana e outras duas vezes em um ano. Foi super tranquilo!

Espero ter ajudado!!!

Mas você está certa: Paciência é tudo!!!

Beijos!

Lívia.

Anônimo disse...

Re, com o João foi tranquilo, não teve muito escape não... Começamos junto com a escola, ele ficava sem fralda direto de dia, só colocava pra dormir e quando saía ia a fralda de treinamento, mas foi tão rápido que até sobrou umas fraldas pq parei de usar... Eu levava de hora em hora ou a cada hora e meia pq ele se irritava de parar de brincar para ir ao banheiro. O cocô tinha que ficar de olho pq ele ia para um cantinho entre o sofá e a estante e se abaixava e as vezes quando a gente via já tinha saído, rsrsrsrs... O João só fazia cocô no peniquinho, se fosse no vaso (mesmo com redutor) ele não fazia, depois de vários meses foi que passou a usar o vaso. Enfim, acho que tranquilidade é fundamental e "acidentes" acontecem. No começo é trabalhoso, mas faz parte. Uma vez ele fez xixi no meio do supermercado (e tinha feito xixi em casa havia uns 20 minutos), eu fiz cara de não é comigo, e enquanto eu fui trocar a roupa o marido avisou um funcionário que "alguma criança" tinha feito xixi, rsrsrsrs... Bjs

Dani Carnavale disse...

Rê,

A Isabela foi desfraldada na escolinha da Manu e posso te garantir foi super tranquilo. Quando você menos esperar vai estar a Manu te pedindo para ir ao banheiro.
A Daia é muito tranquila e passa esta tranquilidade para as crianças.
Lembro que com 3 anos a Isabela estava totalmente desfraldada, ou seja, sem fralda durante o dia e a noite também.
Eu agora com a caçula ano que vem sou eu novamente a começar com o desfralde rs.

Beijos Dani Carnavale

Josi Campos disse...

Oii Renata, faz tempo que não passava por aqui. Que saudades que eu tava de ler sobre a Manu. Vc não vai se lembrar de mim, pq quase não comento, mas já devo ter ido seu blog inteiro. E esses posts q deixei passar sem ler por ter ficado sem entrar, com certeza vou voltar e ler tdo. Adoro vcs! Super beijos!! =**