quinta-feira, 27 de março de 2014

O rrrato rrrroeu a rrrroupa do rrrrei de rrrrroma

To no maior dilema. Não sei se já busco uma fono para Manu ou se ainda eh cedo.

Manu não fala o R, ou ela come o R ou ela o troca pelo L.  Ela so fala o R em palavras de duplo RR, como carro..ai ela pronuncia. Mas palavras como prato, vira pato, carneiro, vira canelo, e assim vai. E agora ela em escola bilíngue me preocupa mais, afinal, muitas palavras em inglês tem R.

Uma vez li que essa troca eh comum e que com o tempo a criança acaba aprendendo. Por outro lado tb já li que qto antes se inicia o tratamento, melhor.

Estou meio assim pq um dia estava com ela lendo as letras do alfabeto e qdo chegou no R, eu fiquei fazendo o Rrrrrr pra ver se ela falava. E ela disse: Mamae, esse eu não consigo. Nossa, fiquei com o coração apertado.

Que faço? Já perguntei para a pediatra e ela disse ser ainda muito cedo para me preocupar...sera?

5 comentários:

Louise disse...

Ah isso é tão comum, não tenho filhos mais sou a mais de velha de 4 irmãos e tenho muitas amigas com filhos, uma das crianças não falava o R e trocava o C pelo T (tasa, estola, tama). Foi ela entrar na escola que isso melhorou, já o R a professora pediu que quando conversássemos com ela, era pra entonar o R tipo "porofessora" rsrs. Ela tinha 4 anos na época, agora está com 6 e fala tudo certinho. Beijos!

Renata disse...

Por aqui é a mesma coisa, Lavínia está com 3 anos e 4 meses, e começou agora a falar apenas as palavras com RR tbm!

Acho que é super normal na idade delas :D

Patricia Mel disse...

A pediatra da minha filha disse que até 4 anos é normal, depois disso é preciso discutir a necessidade de intervenção.....

Karla disse...

É normal sim, Re! Também fiz a mesma pergunta para o pediatra do Theo.

Beijos!
(Ah... tô esperando as fotos, hein? rs)

Anônimo disse...

O primeiro conselho está certíssimo eu falava pato, pima , Gama, entre outros até os seis anos e depois a aprendi a falar parato, pirima,garama... rapidinho estava falando tudo corretamente