Dei uma sumida essas duas semanas pq estou bem preocupada com o desenvolvimento do Lucas, achando que o Lucas possa ter algum problema neurológico.
Explico. Lucas não foca nas pessoas. Nunca olhou e fixou nos meus olhos, nem quando mama. Também não ri. E isso está me matando, principalmente qdo cruzei com uma bebezinha da idade dele e ela não so olhou firme nos meus olhos, como me deu um sorriso lindo!
Há mais de 15 dias tenho sofrido horrores com a ideia de que talvez ele tenha algum problema, como austimo, cujo um dos sintomas eh a falta de olho no olho. Comento com a família e todos dizem, calma, ele ainda eh muito novo, calma, a fulana so começou a interagir depois de dois meses, calma, o beltrano so me olhou nos olhos com 3 meses. Mas mesmo assim, apesar de todos os comentários, cada dia que eu passo com o Lucas e ele não percebe a minha presença, eu choro angustiada., rezando para que seja so um uma questão de timing, que logo logo ele estará focando, rindo, percebendo tudo e todos. Confesso, to com medo! Ele fez 2 meses e de acordo com todos os blogs e sites de maternidade, já deveria estar olhando e distribuindo sorrisos. Mas isso não esta acontecendo, o que so aumenta a minha angustia.
Hoje fui na pediatra para a consulta de 2 meses. Tinha ido nela qdo o Lucas estava com 1 mês e meio. Na ocasião eu já tinha feito essa observação para ela, mas ela não conseguiu observar no Lucas, pq ele estava dormindo. Mas hj foi diferente.
A medica fez vários testes, ate para ver se ele não era cego. Não eh cego, mas não passou nos testes de foco, quase não captava o olhar da medica, qdo captava era por alguns segundos e depois já desviava, não se prendia.
Segundo a medica, pode ser que ele esteja apenas atrasado, o que as vezes acontece, como pode ser que ele se enquadre mesmo dentro do espectro de autismo, já que o olhar eh o primeiro e principal sintoma. Na hora um buraco se abriu sobre os meus pes e eu cai!!
Sai de la com uma sensação de impotência e com a indicação de uma terapeuta especializada em transtorno global. Ta, vc deve estar pensando, calma, ainda eh cedo. Ate eh..mas concordo com o que a medica disse: se não for nada, mal não lhe fara alguns exercícios de estimulo...agora se for, ele já saira em vantagem para minimizar ou ate zerar o transtorno.
To com medo, to com muiiiitttooo medo. Desde ontem eu choro sem parar...quero acreditar que não eh nada, que ele eh saudável e so tenho que esperar o tempo dele, mas ao mesmo tempo, temo que seja sim algum transtorno, temo que ele seja sim autista...e neste caso, tudo que eh peço a Deus eh que seja dentro do espectro mais leve...
Que Deus ouça as minhas preces!