segunda-feira, 23 de maio de 2016

E o Lucas?

Um ano se passou desde que toda a historia com o Lucas começou...muita coisa aconteceu nesse um ano com ele...

Lucas continua fazendo terapia, tendo acompanhamento com o neuro e, recentemente começou a fazer fono...hoje olho pra tras e dou graças a Deus por ter tido a sensibilidade de ter percebido no meu bebe de 2 meses que algo não estava certo...talvez se a gente não tivesse agido cedo o Lucas não tivesse progredido como ele progrediu nesse 1 ano.

Mas afinal, o que ele tem? Logico que nao temos diagnostico algum, afinal, nenhum medico ou terapeuta eh louco em diagnosticar uma crianca de 1 ano. A sensação que temos eh que ele tem um certo delay de uns 6 meses em relação as crianças da idade dele, isso no que se refere a questões sociais/comportamentais e não nas questões motoras. Na parte motora ele esta td certo,engatinhou, andou, etc, td no tempo certo...alias eh serelepe ate demais, kkkk.

Mas na parte social, a gente percebe esse delay...quer alguns exemplos? Somente agora, com 1 ano e 2 meses eh que Lucas começou a balbuciar/vocalizar, ou seja, somente agora saiu um mama..ate então ele so fazia hummmm...Lucas não da tchau (dava, mas faz tempo que não da), mas manda beijo...Lucas agora que esta começando a apontar e a atender a comandos...as vezes responde pelo nome, as vezes não... Todas essas coisas que listei sao coisas que os bebes começam a fazer com 6-9 meses e que o Lucas, após um ano de intervenção, começou a fazer a poucos meses.

A terapeuta dele nos explicou que o Lucas era um bebe com um fechamento muito grande... ele so começou a se abrir para o mundo com 5 meses (foi quando ele finalmente me olhou e riu - quem acompanhou os primeiros posts dele, lembra da minha angustia com a falta de firmeza no olhar dele)..ou seja, por 5 meses era como se ele não estivesse aqui e por conta disso, ele tem esse delay em relação aos bebes que percebem o mundo assim que nascem...e esse delay impacta em tudo, na fala, na interação social, na concentração, em tudo...e eh nisso que estamos trabalhando agora.

O trabalho eh continuo e apesar de eu viver com as orelhas em pe, observando todo e qualquer comportamento dele, buscando informações, me preocupando e tal, tenho fé que td vai ficar bem!

Lucas quando fez 1 ano!

3 comentários:

Casamento feliz disse...

Ele é lindo Rê

Parabéns pelo seu Lucas


Beijos

Cláudia Leite disse...

que bom ter npoticias de vcs!!!

Aqui, tanto neuro quanto pediatras, dizem que Isadora não precisa de nada além de estimulação em casa, ela tem quase 1 ano e meio e não anda ainda!

bjo!

Ana disse...

Tudo há de ficar bem! O mais importante é a sensibilidade de ter percebido tudo muito cedo! Pesquise um pouco sobre as vacinas, para ir dando bem aos poucos, sem sobrecarregar o sistema imunológico dele. Especialmente a tríplice viral. Bjs