terça-feira, 23 de maio de 2017

Terapia pra Manu

A nao ser que seu filho tenho algum comportamento muito diferente do resto das criancas da idade, acho sempre muito complicado a gente sacar quando nosso filho esta realmente precisando de uma ajudinha extra, vulgo terapia, para lidar com algumas questões.

As vezes a gente pode olhar para a crianca e dizer, ah eh fase, ja ja passa. Ou entao, pensar, nossa, que engracado, eu tambem era assim quando tinha essa idade. Ou entao, ahhh, com amor, disciplina e muito encorajamento, logo logo ela melhora. Deixa comigo!

Pois eh..mas as vezes o deixa comigo nao é suficiente. Faz uns meses que venho ensaiando em levar a Manu para a terapia. Ja conversei com amigas minhas, com a minha terapeuta e ontem, na consulta com a pediatra dela eu comentei com ela e ela disse que mal nao ia fazer.

Manu eh uma criança linda, amigavel, timida no ponto certo..mas ela tem uma inseguranca que as vezes me assusta...tambem tem um apego comigo, que se por um lado eu acho otimo e lindo (eeeeeh), por outro sei que a impede de explorar..ela morre de medo de me perder (nao estou falando de morte e sim de eu sumir)...

Sao coisas pequenas, pontuais, mas que eu nesses ultimos anos nao estou conseguindo reverter...eu era assim quando crianca e por conta disso eu sofri muito, com baixa auto estima, inseguranca, sensacao de que eu nao era capaz ou boa o suficiente...foram anos de terapia, depois de grande, para reverter isso. Hoje eu olho para tras e lembro de episodios e penso que poderia ter sido diferente.

Nao quero isso para a Manu. Quero que ela preserve as caracteristicas que a tornam quem ela eh hoje, mas tambem quero que ela saiba e sinta dentro dela, que ela eh capaz, que ela eh bonita, que ela tem todos os elementos necessarios para caminhar com seguranca.

Essa semana vou pedir indicacao na escola de uma terapeuta aqui no bairro e vou marcar uma consulta. Segundo a pediatra, eh algo simples, sera jogo rapido, mas que trara um beneficio imensuravel. Assim espero!


2 comentários:

Sâmia disse...

Oi, Renata!

Estou por aqui desde o nascimento da sua Manu e da minha Lavínia, vez ou outra até comento.
Bom, a Lavínia fez terapia ano passado durante 6 meses e digo que foi ótimo, a vidinha dela mudou muito. E hoje, com alta total da psicóloga, acho lindo quando ela está em conflito com sigo mesma e diz: “Mãe, preciso voltar pra Dra. Edilza!”.

Eu a levei à terapia porque senti que a timidez em excesso, a insegurança e a comparação que ela fazia de si mesma com o irmão (ela e o Lucca tem apenas 11 meses de diferença, sendo ela a mais velha) a estavam prejudicando demais. Ela se sentia “menos inteligente” do que ele, não ficava bem longe de mim nem na casa das avós, chorava para ir à escola e achava que não tinha capacidade para realizar nada sozinha.

O resultado foi maravilhoso e, caso eu note que ela precisa de um “recall” da terapia, levo correndo!

Beijo.

Sol disse...

Re, quem dera se minha tivesse pensando com sensibilidade sobre meus comportamentos e ter procurado uma ajuda profissional.
se você pode leva-la, não deixe de fazer...
depois no conte como foi
bjs