sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ajuda extra

Vira e mexe, alias, nao vira e mexe e sim, sempre me perguntam como eu vou fazer quando a Manuela nascer...no começo eu perguntava: como assim? Hoje eu ja sei que as pessoas querem saber quem ira me ajudar.

Ai pergunto: eh realmente essencial ter alguem para ajudar? Qual eh de fato o tamanho da encrenca? Ta, nao sou alienigena, sei que da um trabalho do cão, sei que passamos as primeiras semanas andando igual zumbis e sei que o começo, pela total falta de experiencia e pelo total excesso de insegurança, as placas colam e o tico e teco pede arrego e, é ai que entra a ajuda extra: mae, sogra, tia, irma, cunhada, diarista, porteiro, papagaio e periquito!

Acho que um fato que pesa e que eh o que tem feito as pessoas se preocuparem comigo eh que eu perdi minha mae recentemente e, por mais que minha mae nunca tivesse trocado uma fralda nossa (ela sempre teve enfermeira), a sua ajuda, mesmo que so aquele apoio moral, eu nao terei (e sei que sentirei, como ja sinto, muita falta)...e ai as pessoas acabam ficando preocupadas. Minha sogra, por exemplo, veio me perguntar se eu queria que ela se mudasse para minha casa ou se eu preferia me mudar pra casa dela quando a bebe nascesse. Cuma??? Quase infartei!!

Com muito jeitinho disse pro marido que eu nao ia me sentir confortavel com a minha sogra 24h em casa, ja que eu nao ia ter guts para bater de frente com ela, caso ela fizesse algo que eu nao curtisse e, assim criar um clima na familia, maaaass que ela sempre seria bem-vinda para me ajudar esporadicamente e visitar a neta sempre que quisesse. Sorte que marido entendeu meu lado e ja deu um toque na mãe.

Mas ai eu fiquei me questionando, será que eu realmente precisarei de alguem para me ajudar?? Quao imprescindivel eh ter uma enfermeira ou uma baba, nem que seja so nos primeiros meses? Ou eh possivel sentir primeiro a realidade para entao ver a necessidade de pedir ajuda??

Pero si, pero no, conversei com a Cida, a cozinheira-baba-cumadre de longos anos dos meus pais e perguntei se ela nao podia me ajudar nos primeiros 15 dias..tipo, roubaria ela do meu pai por 15 dias, até as coisas entrarem nos trilhos. Ela, logico, super topou, so preciso oficializar isso com meu pai para ele entender que ficara 15 dias sem seu braço direito em casa.

Achei uma boa solução, assim tenho alguem de confiança e que nao seja familia, ao meu lado, por um periodo de tempo pequeno, mas acho eu que suficiente para me ajudar a entrar no ritmo e aprender td que tenho que aprender de imediato para seguir em frente com segurança.

3 comentários:

Dani disse...

Bom...

Minha mãe ficou aqui 5 dias e era para ficar 15, não foi necessário.

No entanto, tenho uma pessoa que me ajuda com comida, limpeza e lavagem de roupas: acho essencial. Aí os cuidados com o Léo são só meus e eu, só dele... kkk Ah, sobre um pouquinho para o marido depois do 3° ou 4° mês!! rs

Bjinhos

Sol disse...

RÊ,

achei o post sobre sexo o maximo. Não tenho experiência nisso, mas quando fiquei doente da coluna o Rafa super me entendeu e sabe o que faziamos? coisas alternativas sabe??? Deu certo.
Rê, que coisa mais linda as coisas novas do berço da Manu. LINDO! depois passa o contato dela.
Quanto ao trabalho, acompanhei seu dilema para trocar de emprego e depois decidir engravidar.
Rê, faça o que seu coração mandar.
Se após a licença vc não se sentir feliz, comece a procurar amiga. Tenho certeza q vc ja ja esta recolocada e Manu feliz por ter a mãe feliz.
Ai ai a ajuda extra. Sabe q qd penso na gravidez é o que o mais me assusta? Acho que vc esta certissima em pegar alguem q n seja da familia e vc confia.
sorte amiga
vai dar tudo certo
vou em SP em abril!

bjokas

Cláudia Leite disse...

Re,

As pessoas me perguntam também , como será.
Eu não pensei em ter ninguém em casa não, para poder fazer tudo no meu ritmo mesmo. Nunca tive ajuda com diaristas e também não terei com babá.
Minha mãe e minha sogra vão paracer uma vez por semana para ajudar com a casa, mas é só.
Acho que fez bem chamar uma pessoa de confiança para acompanhar os primeiros dias em sua casa, assim vc fica 24 hs dedicada a Manu.

bjo.