quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Visitas na maternidade

Fui visitar minha mais nova sobrinha agora na hora do almoço e confesso, fiquei um pouco assustada...nao com a maternidade, nem com a bebe (que eh um touro de tao grande, gorda e gostosa), mas com as visitas e isso pq todos que estavam la era da familia.

Algumas coisas que observei e me assustaram um pouco...talvez seja eu, talvez seja por eu ser mae de primeira viagem, ja que a minha cunhada (mae de segunda viagem) estava tranquila (td bem que no fundo achei que ela queria chamar meu irmao de canto e dar um toque), mas enfim, vamos ao fatos:

1. a bebe estava no quarto e as visitas falando alto pra caramba, como se fosse a maior festa. Ok ok, sei que a bebe nem ta muito se importando e continuava quietinha, mas se fosse eu, eu, como mae, estaria, nao pela bebe, mas por mim...um pouco de silencio ou falar mais baixo nao faz mal nenhum, acalma, relaxa, deixa o ambiente menos tenso.

2. a bebe passava de colo em colo...socorrroooooo....posso ate deixar as pessoas mais proximas pegarem a Manu, mas nao a menos de 12 horas depois de nascer

3. quando a minha cunhada foi amamentar, ninguem se propos a sair do quarto para deixa-la mais a vontade. Eu que perguntei para ela se ela se sentiria mais a vontade se saissemos do quarto. Ela disse que nao precisava..mas ja sei, na minha vez, nao quero ninguem por perto, so eu, marido e talvez minha sogra ou cunhada.

Td isso me deixou bastante insegura e preocupada de quando for a minha vez, como eu reagiria..e cheguei a conclusao que precisaria deixar algumas regras bem claras para o marido para que ele se incumbisse de segurar as visitas, controlar a bagunça e ditar as regras. Entao, andei fuçando na net alguma materia que desse dicas de como as visitas deveriam proceder na maternidade. Achei uma que saiu na Revista Casa e Ambiente Bebe. Segue algumas dicas:

1. Ligue antes de ir e pergunte qual o melhor horario
2. Não vá se estiver resfriada ou com qq doença (obvio)
3. Nunca visite no dia do nascimento, deixe a mae descansar e se acostumar à criança
4. Nao fale alto
5. Nao prolongue a visita, sao 15 minutinhos e tchau
6. So pegue a criança no colo com autorizaçao da mãe e nao se chateie se ela nao deixar
7. Lave as maos assim que entrar no quarto
8. Nao se sente na cama
9. Nao beije o bebe
10. Nada de falar alto ou muito (isso cansa a mae e o bebe)
11. Saia do quarto sempre que a mae solicitar ou quando for amamentar
12. Use uma fralda entre vc e o bebe quando for pega-lo no colo
13. Nada de levar 10 lembrancinhas para casa (hahaha)
14. Nao fique dando pitacos ou corrigindo a forma como a nova mae age..ela esta insegura e aprendendo, respeite seu tempo
15. Acima de tudo, respeite a mãe. Ela eh a autoridade no quarto, se pedir para sair, saia, se pedir para falar baixo, fale, se pedir um bigmac, vai la e compre, se mandar todo mundo as favas, pegue seu banquinho e saia de mancinho (calma, esse item nao estava na lista, eu que acrescentei, rs).

6 comentários:

Fabi da Juju disse...

Isso mesmo Re seja cautelosa nessa escolha....

Beijoooooooooooooo

Amanda disse...

Perfeito!!!!!!
Tem gente que não se toca, mesmo, né?
Visita se não vai ajudar tem que ser rápida!
Amei a 15ª regrinha...rsrs

Bjinhossss

Lindinha* disse...

Eu também morria de medo das visitas, essa lista seria muito útil, mas acho que as pessoas sem noção nem se interessam por se infirmar não :(
Eu tive sorte, pois tive a Alice 21:30, só a família bem próxima na maternidade, e no outro dia tb, mas deve ser pq eu não moro na minha cidade natal, mas meu marido já estava preparado para cuidar de visitas sem noção ;)
bjs

Dani disse...

Adorei o texto!

Eu fiquei incomodada com as visitas, em um momento o quarto estava lotado e dei um olhar para o marido, que pediu para a enfermeira levar meu filho para o bercário.

Também fiquei sem graça em amamentar na frente de todos, pois ainda era difícil prá mim e para o Léo e tbm porque fiquei com vergonha...

Por outro lado, eu queria a minha mãe sempre por perto.

Um grande beijo,

Dani

Mamãe do Otávio disse...

Olá, adorei o post! parabéns pela sobrinha! posta uma foto quando der... :)
olha, eu tbm estou bastante estressada pensando nas futuras visitas, o pior é q n vai ser somente na maternidade, vai ser em casa tbm, nós mãe morrendo de sono e mil pessoas ao redor querendo pegar e babag na criança... fico louca so de imaginar... é de fazer um folhetinhos com esse texto e mandar entregar na porta da maternidade... rs...
bjão!

disse...

Re, eu raramente visitava alguém na maternidade e depois de ter o João não pretendo ir nunca mais, rsrsrsrs... A mãe tá se recuperando, o bebê se adaptando, acho totalmente desnecessário e incômodo receber visitas, só os mais íntimos mesmo e olhe lá! De agora em diante só vou telefonar para o pai e dar os parabéns e visitar depois em casa. Quando alguém perguntava do nascimento do João para o marido ele falava na maior cara de pau: "Vai lá em casa semana que vem visitar ele, nós vamos adorar!" E na primeira semana não veio ninguém, graças a Deus!! Mas o fato de não termos família aqui ajudou né?!
Bjinhos