Fui visitar minha mais nova sobrinha agora na hora do almoço e confesso, fiquei um pouco assustada...nao com a maternidade, nem com a bebe (que eh um touro de tao grande, gorda e gostosa), mas com as visitas e isso pq todos que estavam la era da familia.
Algumas coisas que observei e me assustaram um pouco...talvez seja eu, talvez seja por eu ser mae de primeira viagem, ja que a minha cunhada (mae de segunda viagem) estava tranquila (td bem que no fundo achei que ela queria chamar meu irmao de canto e dar um toque), mas enfim, vamos ao fatos:
1. a bebe estava no quarto e as visitas falando alto pra caramba, como se fosse a maior festa. Ok ok, sei que a bebe nem ta muito se importando e continuava quietinha, mas se fosse eu, eu, como mae, estaria, nao pela bebe, mas por mim...um pouco de silencio ou falar mais baixo nao faz mal nenhum, acalma, relaxa, deixa o ambiente menos tenso.
2. a bebe passava de colo em colo...socorrroooooo....posso ate deixar as pessoas mais proximas pegarem a Manu, mas nao a menos de 12 horas depois de nascer
3. quando a minha cunhada foi amamentar, ninguem se propos a sair do quarto para deixa-la mais a vontade. Eu que perguntei para ela se ela se sentiria mais a vontade se saissemos do quarto. Ela disse que nao precisava..mas ja sei, na minha vez, nao quero ninguem por perto, so eu, marido e talvez minha sogra ou cunhada.
Td isso me deixou bastante insegura e preocupada de quando for a minha vez, como eu reagiria..e cheguei a conclusao que precisaria deixar algumas regras bem claras para o marido para que ele se incumbisse de segurar as visitas, controlar a bagunça e ditar as regras. Entao, andei fuçando na net alguma materia que desse dicas de como as visitas deveriam proceder na maternidade. Achei uma que saiu na Revista Casa e Ambiente Bebe. Segue algumas dicas:
1. Ligue antes de ir e pergunte qual o melhor horario
2. Não vá se estiver resfriada ou com qq doença (obvio)
3. Nunca visite no dia do nascimento, deixe a mae descansar e se acostumar à criança
4. Nao fale alto
5. Nao prolongue a visita, sao 15 minutinhos e tchau
6. So pegue a criança no colo com autorizaçao da mãe e nao se chateie se ela nao deixar
7. Lave as maos assim que entrar no quarto
8. Nao se sente na cama
9. Nao beije o bebe
10. Nada de falar alto ou muito (isso cansa a mae e o bebe)
11. Saia do quarto sempre que a mae solicitar ou quando for amamentar
12. Use uma fralda entre vc e o bebe quando for pega-lo no colo
13. Nada de levar 10 lembrancinhas para casa (hahaha)
14. Nao fique dando pitacos ou corrigindo a forma como a nova mae age..ela esta insegura e aprendendo, respeite seu tempo
15. Acima de tudo, respeite a mãe. Ela eh a autoridade no quarto, se pedir para sair, saia, se pedir para falar baixo, fale, se pedir um bigmac, vai la e compre, se mandar todo mundo as favas, pegue seu banquinho e saia de mancinho (calma, esse item nao estava na lista, eu que acrescentei, rs).
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Isso mesmo Re seja cautelosa nessa escolha....
Beijoooooooooooooo
Perfeito!!!!!!
Tem gente que não se toca, mesmo, né?
Visita se não vai ajudar tem que ser rápida!
Amei a 15ª regrinha...rsrs
Bjinhossss
Eu também morria de medo das visitas, essa lista seria muito útil, mas acho que as pessoas sem noção nem se interessam por se infirmar não :(
Eu tive sorte, pois tive a Alice 21:30, só a família bem próxima na maternidade, e no outro dia tb, mas deve ser pq eu não moro na minha cidade natal, mas meu marido já estava preparado para cuidar de visitas sem noção ;)
bjs
Adorei o texto!
Eu fiquei incomodada com as visitas, em um momento o quarto estava lotado e dei um olhar para o marido, que pediu para a enfermeira levar meu filho para o bercário.
Também fiquei sem graça em amamentar na frente de todos, pois ainda era difícil prá mim e para o Léo e tbm porque fiquei com vergonha...
Por outro lado, eu queria a minha mãe sempre por perto.
Um grande beijo,
Dani
Olá, adorei o post! parabéns pela sobrinha! posta uma foto quando der... :)
olha, eu tbm estou bastante estressada pensando nas futuras visitas, o pior é q n vai ser somente na maternidade, vai ser em casa tbm, nós mãe morrendo de sono e mil pessoas ao redor querendo pegar e babag na criança... fico louca so de imaginar... é de fazer um folhetinhos com esse texto e mandar entregar na porta da maternidade... rs...
bjão!
Re, eu raramente visitava alguém na maternidade e depois de ter o João não pretendo ir nunca mais, rsrsrsrs... A mãe tá se recuperando, o bebê se adaptando, acho totalmente desnecessário e incômodo receber visitas, só os mais íntimos mesmo e olhe lá! De agora em diante só vou telefonar para o pai e dar os parabéns e visitar depois em casa. Quando alguém perguntava do nascimento do João para o marido ele falava na maior cara de pau: "Vai lá em casa semana que vem visitar ele, nós vamos adorar!" E na primeira semana não veio ninguém, graças a Deus!! Mas o fato de não termos família aqui ajudou né?!
Bjinhos
Postar um comentário