terça-feira, 13 de novembro de 2012

É normal?

Esse mes preciso marcar consulta de 1 ano e meio da Manu com a pediatra. A ultima foi com 1 ano, entao estou com uma listinha de coisas para falar com ela, como desfralde, troca de berço para cama, fase que ela esta, etc etc... Mas, tem uma coisa que eu tenho observado na Manu e juro que as vezes fico com a pulga atras da orelha querendo entender se eh normal, se eh da idade, o que.

Manu eh independente, gosta de explorar, e gosta (ai que nao sei se eh fase ou nao), de fazer as coisas como ela quer e na hora que ela quer. Explico.

Vira e mexe a professora dela me diz que a Manu nao gosta de ficar na sala, gosta sim de brincar no patio, na quadra, etc..mas ficar na sala, ela se irrita. Ate ai, imagino que seja da sua natureza (e eh justamente por isso que busco uma escola maior, com mais coisas pra se fazer). Mas, ja participamos de algumas atividades na escola, e enquanto as crianças com seus pais estavam quietinhas pintando, Manu estava recolhendo todos os giz de cera, fazendo montinho e jogando pro alto que nem confete. Se estavam todas montando algo com sucata, Manu estava dançando a musica que tocava na sala. Mas, na hora da roda do corre cotia, Manu gostou da bagunça.

Ja cheguei para busca-la na escola, e enquanto a maioria das crianças da sua sala estavam sentadinhos ouvindo uma estorinha, Manu estava brincando com outra coisa, ou enquanto estavam cantando, Manu estava sei la o que. Claro, ja teve vezes de eu chegar e ela estar sentandinha participando, mas a maioria das vezes nao, ela esta sempre fazendo alguma outra coisa. OK que ela eh a caçula da turma e talvez seu nivel de concentraçao tb seja menor, mas sei la...eh normal isso?

Juro que eu observo muito como ela interage com outras crianças. Ela ama, super sociavel e, se tiver bagunca entao, pode ter certeza que ela estara no meio. Observo ela com meus sobrinhos, ela eh bem mais solta que minhas sobrinhas de 2 e 3 anos...será que ai que esta a questao? Ela eh realmente muito livre, leve e solta?

Talvez eu esteja mesmo encanando a toa, afinal, ela esta sim na fase de explorar e, confesso, quando se tem um mundo la fora pra explorar, quem eh que gosta de ficar numa sala pintando numa folha em branco?

4 comentários:

Unknown disse...

Renata eu me emocionei lendo sobre a Manu, ela é um ser muito especial que consegue continuar sendo espontânea mesmo com todos fazendo e tentado fazer com ela faça algo previsto. Amei ler como ela é, esperta demais!
Alice não vai pra escola, e ela tb ainda é assim como a Manu.
bjs

Marlene Stúdio Fotográfico disse...

Renata, a Manu pode ter algum grau de autismo.
Converse sobre isso com a pediatra!

Karla Leal disse...

Re, achei que você estava descrevendo o Theo! rsrsrs
Segundo o pediatra dele, isso é absolutamente normal. São crianças ativas, espertas, que não gostam de ficar paradas. Claro que varia de uma criança para a outra, mas o nível de concentração nessa idade não é muito grande. Não sei se a Manu é assim também, mas o Theo adora crianças mais velhas.
Acho q é uma característica dela, não vejo problema nisso (apesar de algumas vezes desejar que ele ficasse sentadinho ouvindo história em vez de ficar correndo). Hoje, com quase 1 ano e 10m o Theo já fica mais tempo sentado no nosso colo prestando atenção a um livro, por exemplo. Acho que é fase e vai passar.
Beijos
PS: tô sentindo sua falta lá no blog! rs ;)

Si, mãe da Bela e do Lipe disse...

Re dei uma boa respirada antes de comentar pq as noticias não são boas kkkkkk vamos lá .... ela é normal, tão normal quanto a minha era nesta fase o grande problema e é ai que o bixo pega é que conforme elas vão crescendo elas acham que mandam nela e ai para domar as ferinhas não é tarefa facil rsrsrsrs

a minha é exatamente assim ainda hoje com 2 anos e meio massss e tem sempre o massss tenta botar ordem pra ver rsrsrs

curte amiga curte muito pq sua filha é espontanea, inteligente, criativa e o melhor cheia de personalidade .... isso é ótimo

beijos