sexta-feira, 1 de março de 2013

Primeira visita ao dentista

Manu fez sua primeira visita ao dentista. E se comportou que nem uma princesa. Também, não tinha como. Ambiente super lúdico, com uma caixa enorme de brinquedos. Enquanto a dentista conversava comigo, Manu brincava com o pai e todos os brinquedos.
Na hora do exame, ficou quietinha. A dentista, uma fofa, foi falando com ela sobre cada coisa que ia fazer, fez ela escolher um creme dental, mostrou uma escova do Cocorico e, cada vez que ela pedia pra Manu abrir a boca, Manu abria um bocão. Uma fofa!

Gostei. Gostei da médica, super tranquila, simpática e gostei do ambiente, bem tranquilo, lúdico. E sai de la com alguns aprendizados:

- escovação da Manu está excelente. 3 vezes ao dia eh suficiente
- Leite de vaca (de caixinha mesmo), que a Manu já toma, eh bem melhor que Ninho e afins, pq não tem açúcar. Logo, se um dia ou outro não conseguir escova-la após a mamada da noite, não preciso arrancar os cabelos.
- Manu tem sim os dentes superiores mais pra frente. Causas? Dificilmente seja a chupeta e mais certo seja o fato de ela não ter mamado no peito. Segundo a médica, o movimento de sucção do seio ajuda os bebes a reposicionar a mandíbula para frente, fazendo com que a arcada fique no lugar certo. Sem ele a arcada inferior fica mais atras em comparação com a superior. Para ajudar esse processo, devo oferecer a Manu mais alimentos duros e em pedaços grandes, como meia maça, amendoim, pedaço grande de carne, etc. Isso ajudará ela a fortalecer e reposicionar a mandíbula.
- Chupeta. Relaxa. Segundo ela, pode tirar a chupeta até os 3 anos. Não precisa acelerar o processo, mas tb não pode passar desse prazo.

- Manu tem o freio baixo (igual a mae), por isso dos seus dentinhos separados. Mas, nada que se preocupar. Segundo ela, na maioria das vezes, o freio sobe ate os 6 anos. Se até la não subir, ai a gente ve o que faz (e até lá tem chão, ne?)

Sai de la com um retorno agendado pra próxima semana para então ela poder fazer um exame mais profundo na Manu. Esta primeira consulta foi mais para a Manu se acostumar a ela, ao ambiente e aos instrumentos.



5 comentários:

Cláudia Leite disse...

obrigada por partilhar as informações, bom saber!
Em casa tenho dado leite de caixinha tb!
Bella está escovando 1 vez na escola e 1 em casa, á noite... acho que é pouco, mas é uma luta pra conseguir!

bom final de semana!!!

Cantinho da Fabi disse...

que lindeza !!!


Tá ficando moça essa menina


Beijos Rê


Bom fds

Minha Filha Minha Vida disse...

adorei o sorriso da Manu (pelo visto ela gostou mesmo da novidade)

só uma perguntinha ... o que seria leite de vaca ? pq vc cita o Ninho e aqui em casa a Bela toma ninho de caixinha, e eu sinceramente não sei dizer se é de vaca kkkkkk ME AJUDA ?

beijos

Roteirinho Alternativo disse...

Gente, que sorriso mais lindo! Adorei. A minha está com 1 aninho e acha q escovar os dentes é a maior brincadeira. Só está virando um problema pq ela realmente não quer levar a serio..hehehehe

Dany disse...

Ownnnn... Que linda a Manu! Uma mocinha!