sexta-feira, 10 de abril de 2015

Uma angustia sem fim!

Dei uma sumida essas duas semanas pq estou bem preocupada com o desenvolvimento do Lucas, achando que o Lucas possa ter algum problema neurológico.

Explico. Lucas não foca nas pessoas. Nunca olhou e fixou nos meus olhos, nem quando mama. Também não ri. E isso está me matando, principalmente qdo cruzei com uma bebezinha da idade dele e ela não so olhou firme nos meus olhos, como me deu um sorriso lindo!

Há mais de 15 dias tenho sofrido horrores com a ideia de que talvez ele tenha algum problema, como austimo, cujo um dos sintomas eh a falta de olho no olho. Comento com a família e todos dizem, calma, ele ainda eh muito novo, calma, a fulana so começou a interagir depois de dois meses, calma, o beltrano so me olhou nos olhos com 3 meses. Mas mesmo assim, apesar de todos os comentários, cada dia que eu passo com o Lucas e ele não percebe a minha presença, eu choro angustiada., rezando para que seja so um uma questão de timing, que logo logo ele estará focando, rindo, percebendo tudo e todos. Confesso, to com medo! Ele fez 2 meses e de acordo com todos os blogs e sites de maternidade, já deveria estar olhando e distribuindo sorrisos. Mas isso não esta acontecendo, o que so aumenta a minha angustia.

Hoje fui na pediatra para a consulta de 2 meses. Tinha ido nela qdo o Lucas estava com 1 mês e meio. Na ocasião eu já tinha feito essa observação para ela, mas ela não conseguiu observar no Lucas, pq ele estava dormindo. Mas hj foi diferente.

A medica fez vários testes, ate para ver se ele não era cego. Não eh cego, mas não passou nos testes de foco, quase não captava o olhar da medica, qdo captava era por alguns segundos e depois já desviava, não se prendia.

Segundo a medica, pode ser que ele esteja apenas atrasado, o que as vezes acontece, como pode ser que ele se enquadre mesmo dentro do espectro de autismo, já que o olhar eh o primeiro e principal sintoma. Na hora um buraco se abriu sobre os meus pes e eu cai!!

Sai de la com uma sensação de impotência e com a indicação de uma terapeuta especializada em transtorno global. Ta, vc deve estar pensando, calma, ainda eh cedo. Ate eh..mas concordo com o que a medica disse: se não for nada, mal não lhe fara alguns exercícios de estimulo...agora se for, ele já saira em vantagem para minimizar ou ate zerar o transtorno.

To com medo, to com muiiiitttooo medo. Desde ontem eu choro sem parar...quero acreditar que não eh nada, que ele eh saudável e so tenho que esperar o tempo dele, mas ao mesmo tempo, temo que seja sim algum transtorno, temo que ele seja sim autista...e neste caso, tudo que eh peço a Deus eh que seja dentro do espectro mais leve...

Que Deus ouça as minhas preces!

17 comentários:

Unknown disse...

Olá... leio seu blog há um tempão.. talvez dois anos ou mais... nunca comentei.. mas hoje, diante de sua angústia e por tentar me colocar no seu lugar (tenho uma bebê de 7 meses), tenho que te dizer pra confiar em Deus, em primeiro lugar. Confia nEle e nos desígnios dele para sua vida e sua família... tenha fé... Ele não vai te desamparar, independente do diagnóstico... confie!

Unknown disse...

Flor, não se desespere. Ele ainda é muito novinho.. Pelo que estudei sobre autismo, se ele tiver, vc só vai perceber mais pra frente. Pode ser só o jeito dele mesmo. relaxa e curte o filhote =)

Casamento feliz disse...

Rê , durante todo o post eu só conseguia pensar ... tá muito cedo , tá muito cedo , tá muito cedo ... Força amiga , força !!!

Sâmia disse...

Calma, Rê! Respira fundo e faça o que precisa ser feito, vá ao médico porque isso aliviará seu coração, mas mantenha sempre a calma.
Deus não irá desamparar vocês!

Anônimo disse...

Rê, calma! Acalme o seu coração!!!
Vamos torcer e rezar para que não seja nada...
mas, lembre-se: Deus escreve certo por linhas tortas e nós temos que passar por tudo o que ele acredita que temos que passar... Talvez entendamos um dia o porquê das coisas...
Acho que você deve mesmo ir atrás e fazer tudo o que estiver ao seu alcance, afinal se ele tiver alguma coisa, quanto antes vocês começarem a trabalhar com ele, melhor! Caso contrário, como você mesma disse: mal não fará!!!
Eu trabalhei com crianças autistas por um ano... Existem vários graus e hoje em dia, sabemos muito mais do que antigamente... Fique tranquila que dará tudo certo!!! Qualquer coisa, dá um grito!!! Beijos e muita calma nesse coração!!!

Lívia.

Unknown disse...

Acho que não adianta eu te pedir calma, eu no seu lugar estaria desesperada. Mas nesse momento o que posso dizer é: Entrega na smãos de Deus! Ele saberá conduzir! Não sei sua religião, mas se acredita em Deus nas suas orações peça sempre que Deus conduza tudo, e para que você seja forte para enfrentar o que vier!! Força e confiança! Se Deus quiser vai dar tudo certo

Elisa N disse...

Leio teu blog desde a gravides da Manu, mas nunca escrevi. Minha filha foi "diagnosticada" recentemente como autista. Se quiseres conversar, estou a disposição.

Re disse...

Elisa, qual o seu email? Posso te escrever? Bjs

Unknown disse...

oi florrr, nao se desespere..ele he muuuuuuuuuuuuuti novo ainda. Eu cuidei de um menino autista qd fiz intercambio nos EUA e ele começou a regredir a partir de 1 ano e meio.

Seu filho ainda nao tem nem 6 meses, ne? Ele ainda esta no processo de desenvolvimento. Nem toda criança é igual...tranquiliza sua alma. E se ele tiver autismo, saiba q ele sabe que você está ali amando ele. Uma beijoca e se cuida!

Mamãe Pati disse...

Re, procura outro pediatra e um neurologista pediátrico... Imagino sua angústia e não adianta dizer pra que você fique calma pois é impossível. Procure outra opinião médica, não espere. Pode ser algo muito simples e pode não ser nada mesmo, se Deus quiser! Mas não perca tempo, investigue toda a parte neurológica dele, além de visão e audição. Estou rezando pra que tudo fique bem. Beijos.

nanda disse...

Re, leio seu blog desde que descobri a minha gravidez (minha pequena nasce em 10 dias) e não consigo imaginar seu desespero. Sei que é fácil falar, mas acalma seu coração. Não sofra por antecedência, espere as coisas acontecerem. Eu sei que não deve ser nada fácil, mas aguarde as respostas da vida. Você vai ser forte pra enfrentar o que tiver que enfrentar, ou passar por isso e já já esquecer porque não foi nada. Fique com Deus!

Michele disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Michele disse...

Rê, tb acompanho seu blog há algum tempo. Não se desespere, procure orientação, pq as vezes pode nem ser nada. Mas tenha fé em Deus, pq ele te deu um bebezinho lindo, que precisa muito de vc forte. Tenho uma amiga que tem um filhinho autista e ele foi diagnosticado somente agora perto dos 2 anos. Calma, deve ser muito cedo ainda.
Tenha fé que tudo vai dar certo, estamos aqui.

Elisa N disse...

Me escreve sim e_cantarutti@yahoo.com.br

Manú Lopes disse...

Estou na torcida p q não seja nada. Mas saiba que não está sozinha nessa empreitada, caso algo se confirme. Tenho certeza que é a melhor mãe q ele poderia ter. Dê uma olhada nesse link:http://parabeatriz.com/guest-post-autismo/

Cantinho da Fabi disse...

Amiga , dá noticias ! Bjs

Karla Leal disse...

Re, fica tranquila, querida. Tenha calma e tenha fé, tudo vai se encaixar no seu devido tempo.
Claro que você tem que observar e ficar atenta, mas não se desespere.
Cada criança tem o seu tempo.
Vai dar tudo certo!
Beijos
Karla