sábado, 8 de abril de 2017

E o Lucas?

Fiquei quase um ano sem aparecer. O mesmo aconteceu no ano passado. Parece ate que eu tenho um ciclo de atividade. Espero quebrar esse ciclo a partir de agora, kkk. Ai estava lendo os pouquissimos posts que fiz no ano passado, quase nessa mesma epoca, e um dos posts era justamente esse: E o Lucas?

Nao tem como retomar o blog sem atualizar a todos sobre o Lucas, afinal quem me segue desde sempre tambem acompanhou todo o meu desespero com o Lucas quando ele nasceu, todos seus exames, acompanhamentos, sustos e aflicoes.

O LUCAS ESTA OTIMO!!!

Isso mesmo. Lucas ja nao apresenta mais nenhum atraso em relação as criancas da mesma idade. A unico atraso eh com a fala, que atrasou porque ele demorou a firmar o foco. Mas uma vez que firmou ele comecou a soltar as palavrinhas. Entao comparado com as criancas de 2 anos, ele fala menos, fala enrolado, ainda nao forma frases, mas fala, cada semana o vocabulario aumenta e isso que importa, no ritmo dele ele chega la. Para tanto faz acompanhamento com uma fono que tb trabalha o foco.

Ele tb continua com a terapeuta, agora so 1x por semana. Sinceramente, ele ja teve alta dela, mas ela quer acompanha-lo ate os 3 anos, que segundo ela eh a idade que se firma muitos diagnosticos. 

Mas que diagnostico? Entao..vamos voltar alguns meses. Quando Lucas estava com 1 ano e 8 meses, a suspeita de autismo foi totalmente descartada, tanto pela terapeuta, quanto pelo neuro. Lucas ja nao tinha mais nenhuma caracteristica que o enquadrasse no espectro, interagia, dava tchau, beijo, respondia quando chamado, chamava pra brincar e entrava nas brincadeiras!!! Ou seja, nenhum fechamento.

Ele foi sim enquadrado como uma crianca com uma pre disposição a TDAH (nao eh diagnostico, eh so pre disposicao)...principalmente levando em conta que o pai tem. E ai que comecamos o trabalho de foco, de atividades direcionadas tanto em casa como na escola (que foi super parceira)...e apos 6 meses, ele eh outra crianca...ja nao eh mais tao agitado (agora eh o normal de um moleque sapeca de 2 anos), consegue ficar varios minutos numa atividade (antes ele mudava de uma pra outra em questao de segundos)...enfim...ainda estamos caminhando, mas hoje quando eu olho para ele e vejo o quanto ele alcancou nesses dois anos, eu so tenho a agradecer a Deus. Lucas está ótimo!!





3 comentários:

disse...

Quando ouvimos do neuro ou dos terapeutas "está de acordo com os marcos esperados para idade", é como renascer!
Para mim foi isso!
Fiquei mais de 1 ano com o diagnostico de autismo e olha, eu já tinha passado pelo luto, já tinha aceitado... quando tudo mudou...

Re disse...

Ju, eh bem isso mesmo... alias, a terapeuta dele me disse de um livro que acabou de lançar chamado Olívia, a menina que quase se fechou para o mundo (ou algo assim, não lembro bem o nome), que fala justamente de crianças como a nossa, que demoram para se abrir para o mundo. Vou comprar pra ela. A terapeuta dele foi inclusive uma das revisoras e ela disse q a história da menina lembra muito a do Lucas, só q a menina já era maiorzinha.

Re disse...

Descobri o nome: A Jornada de Olivia. A menina que não se fechou para o mundo.