domingo, 19 de setembro de 2010

Colicas

Nao estou tendo aqueles sintomas tipicos de gravidas, pelo menos nao por enquanto. Nao estou enjoando..só sinto um pouco mais de sono e meus peitos estão enoorrmmes (mas nao doloridos), mas tem um sintoma que eu nem sabia que existia em gravida e que todos os dias dá as caras: a cólica!!

Isso mesmo, sabe aquela colica igual de quando vamos menstruar? Pois eh, ela esta beeem presente na gestação, todos os dias, vai e volta, as vezes vem e fica algumas horas presente, aquela dorzinha incomoda, depois some e volta mais tarde, geralmente quando vc está dormindo gostoso...dorzinha chata.

O médico me explicou que isso é normal, é o meu utero se acostumando a seu novo tamanho e a seu novo hospede. Ele disse que eu só tenho que me preocupar quando a dor for muito intensa, seguida de um sangramento ou um corrimento escuro, do contrario, se incomodar muito, so tomar Buscopan Plus!

Pois é, acontece que na madrugada de sexta para sabado eu tive uma colica forte, tão forte que eu desmaiei de dor, fiquei esperando um sangramento, crente que a colica tinha feito eu abortar, mas ele nao veio (GAD). Passei o sabado bem, sem dor, mas eis que novamente na noite seguinte, ela voltou forte, desta vez em dois episodios, nao cheguei a desmaiar pq eu tomei o Buscopan antes que ela atingisse seu pico.

Então hoje de manha, com a pulga atras da orelha, resolvi ir ao hospital me certificar de que estava tudo bem. Passei pelo médico que solicitou uma US, para checar se a gestação estava bem e se estava se desenrolando dentro do utero e nao fora dele.

Na US o médico encontrou o saco gestacional direitinho no meu utero, dentro dele ainda não havia um embrião, so a vescicula vitelinica, é que minha gestação está só de 5 semanas, tempo insuficiente para formar o embrião...até aí tudo bem. Mas ele também observou que houve um descolamento ovular em um dos lados..ele me assegurou que o descolamento deve ter sido a causa das colicas, mas que o tamanho dele é pequeno, nao afetando a segurança e permanencia do saco gestacional dentro do utero.

Ele pediu para eu repetir a US em 15 dias, primeiro para ver se a vescicula vitelinica deu lugar ao embrião (e ai sim terá um bbzinho e dara para escutar o coração) e segundo para ver se o descolamento nao aumentou! Infelizmente ele disse que no primeiro trimestre de gestação é a natureza quem manda, só ela tem o poder sobre nós, só ela é quem dita que gestação seguirá em frente e qual será interrompida, não tem nada que possamos fazer a não esperar pelo melhor!

Nem preciso dizer que sai do hospital meio que em estado de choque, por um lado eu sai aliviada por saber que a gestação está se desenvolvendo certinho dentro do utero, por outro, eu sai preocupada com as colicas e com o descolamento, mas sei que acima da natureza tem um Cara ainda mais poderoso, que fará de tudo para que o melhor aconteça, e sinto, dentro de mim, que dará tudo certo!

2 comentários:

Carol Garcia disse...

ô querida...

estou na torcida por vc, viu?
orando muito!

se cuide e fique calma.

bjocas

Renata disse...

Estou na corrente da torcida tbm! Fica calma que tudo vai dar certo ;)

Beijaooo