sábado, 21 de maio de 2011

1 semana em casa

Manu com 1 semana de vida


Hoje completamos uma semana em casa, uma semana em que eu posso afirmar, agora sim me tornei mae, afinal, na maternidade eh aquele fusue, toda aquela ajuda de enfermeiras, etc e tal, que vc, por mais que ja tenha se tornado mae, ainda nao colocou realmente a mao na massa, ne? Isso, ate vc chegar em casa, ai a coisa muda e vc se torna mom full time, 24/7, com um serzinho que depende de vc para tudo, para se alimentar, para se manter limpo, para se sentir acolhido e amado. Eh tudo uma delicia, um tanto trabalhosa, mas uma delicia. E o que posso dizer dessa primeira semana?

Sobrevivi, ahahaha. Confesso, essa primeira semana foi bem melhor do que imaginava, achava que ia me sentir muito mais insegura do que senti, muito mais desajeitada do que imaginei, muito mais perdida do que fui...talvez aquele dizer tenha razao mesmo: quando nasce um bebe, nasce também uma mae! Pois percebi que a gente começa a se virar de uma forma tao natural que parece que nao eh o primeiro filho e sim o decimo. Algo magico acontece, so pode ser.

Claro, ainda estamos num longo processo de adaptaçao e a semana teve de tudo: problema com a amamentaçao, muito choro, meu e dela, noites em claro, mas tb noites bem dormidas, chororo enorme durante o banho (que ainda estou pegando o jeito), jatos de coco e xixi encima do trocador, muita roupa cagada, mijada, gorfada e lavada, muito leite vazando pelas conchas e sujando sutien e blusas, muito sono e cansaço, mas também muitas risadinhas da Manu com suas duas covinhas, muitos dedos apertados por maos minusculas, muito cheirinho de bebe.

Também estamos nos ajustando com a rotina e algumas coisas ja aprendi: Manu eh dorminhoca, entao para acorda-la para mamar passei a trocar a fralda dela antes da mamada e nao depois (como todos me diziam), assim com a troca ela acorda. So troco apos a mamada (quando ela esta quase dormindo) se eu sentir que ela fez coco, do contrario, nao troco. Ela dificilmente arrota, entao se eu a coloco para arrotar e vejo que ela capotou no meu ombro, nao me importo, vai do ombro direto pro berço sem arrotar. As vezes ela mesmo acorda incomodada, dai eh so levantar que la vem o arroto, outras ela nem se importa e segue dormindo.

Também desencanei de dar o banho como eles ensinam na maternidade, vixe tem tantas etapas que so deixava ela mais estressada, entao agora taco ela direto na agua e lavo tudo de uma vez so. Também percebi que ela gosta de agua quente, nem vem com agua morna que ela abre o berreiro (na verdade ela sempre abre o berreiro, mas com a agua quente o berreiro demora mais para vir, rs)

Aprendemos também que Manu nao pode com chupeta, ela amou a chupeta amou tanto que passou a rejeitar meu seio e quando o pegava, so chupetava. Quando percebemos isso, no meio da minha crise de amamentaçao, na hora aposentamos a chupeta e ai, voilá, no dia seguinte ela voltou a pegar o peito. Falamos isso para a pediatra e ela disse que isso acontece sim, eh raro, mas acontece. Entao, no lugar da chupeta, quando queremos acalma-la, oferecemos o dedinho da mao, que ela chupa super bem.

Ainda estamos entrando nos eixos quanto a soneca, ja percebi que nao posso deixar passar os sinais que ela manda quando esta com sono, pois se passar, ela estressa, chora e nao dorme mais. Confesso que algumas vezes dei o peito so para ela se acalmar e dormir (ok, sei que isso nao eh aconselhavel, mas eh o que temos) e já aprendi que ela gosta de dormir embrulhada no cobertor, acho que se sente mais segura e acolhida.

Pois eh, foi uma semana intensa, de muito aprendizado, muitos desafios, muitas descobertas...ainda estamos engatinhando e assim continuaremos.

5 comentários:

Caroline Pozzatti disse...

Ainhe, que coisa mais linda sua filia!!!
Fique tranquila que tudo vai se resolvendo, assim eu escuto falar e assm eu acredito que seja.
Super beijo!
Carol

Capivarando disse...

parabéns pela sua princesa....

Bianca disse...

Rê, vc está se saindo muito bem, conhecendo a sua bebê e respeitando o ritmo dela... cada bebê é único, não existe fórmula "certa"...E atire a primeira pedra quem não deu um pouco de peito para o bebê dormir, rs, eu dei muuuuito!!! Ela é muito fofa, viu?? Parabéns!!! beijos

Mamãe do Otávio disse...

Eu tbm sempre troco a fralda antes!
dica: sobre as conchas de amamentação, experimenta por algodão dentro para que não vaze! depois que passar a faze do empedramento usa só absorvente!
Sabe, li em algum blog que o primeiro mês de vida da criança é como se fosse o 4° trimestre de gestação, faze de muuuita adaptação.
Beijos

Fer disse...

É bem isso... tem coisas que você tem que fazer do SEU jeito... E a mãe sempre sabe o melhor jeito de fazer, não adianta!
Quanto ao banho, tenta colocar meias nas mãozinhas dela, tipo luva, ou então dá uma frandinha pra ela segurar. O bebe, novinho assim, se sente inseguro com as mãos soltas. Se o papai ajuda no banho, se ele segurar as mãoszinhas dela contra o peitinho dela també ajuda. Aprendi essas dicas no curso de gestante e o Dudu nunca chorou no banho.
No mais, é aprendendo no dia a dia.... Cada bebe é diferente, e nós temos que fazer seu próprio "manual", e essa é a delicia de ser mãe!
Beijos
Fer