segunda-feira, 23 de maio de 2011

Novo Desafio

Passado o desafio da amamentaçao, eis que esse final de semana surgiu um novo e, claro, mais estressante desafio: fazer a Manuela dormir. Gente, que dificuldade...eis o drama, Manuela, desde que veio para casa, sempre dormiu bem, mas era aquilo, ela sempre dormia apos mamada, ou durante ou quando eu a colocava para arrotar e ela capotava, dai, eu, muito sabiamente, para aproveitar a deixa, ja a colocava no berço e assim ela ia por quase 2 horas.

Acontece que passei a perceber que se a Manuela perdia essa janela e arregalava os olhos, nao adiantava captar seus bocejos, ninar, escurecer o quarto, tocar musiquinha..nada, a bichinha estressava e so se acalmava se eu desse, adivinhe o que: o peito.

Pronto, dois dias de estresse foram o suficiente para eu me desesperar, achar que eu estou virando chupeta humana, me achar a mais incompetente das maes, afinal, que mae nao consegue colocar o filho para dormir da forma mais simples que todos os livros ditam?? Eu nao...buááááá'.

Bom, em meio a essa crise toda, voltamos com a chupeta (aquela que foi abolida quando ela passou a rejeitar o peito em detrimento da chupeta) e, graças a Deus desta vez ela conseguiu diferenciar o peito da chupeta, e isso esta ajudando quando ela busca o petio para se acalmar, mas o lance da chupeta humana continua e eu nao sei muito bem como agir. Eis alguns questionamentos, quem sabe minhas amigas maes mais experientes podem me ajudar:

Esta muito errado colocar o bebe recem-nascido pra dormir logo apos a mamada, quando ele adormece no meio dela? Ou devo acorda-la, estressar, ate ela se irritar e dizer que quer dormir? Ate que ponto ela passara a condicionar a mamada a dormida (se eh que ja nao fez?)? As vezes acho que a Manu, quando mama, esta mais chupetando do que sugando efetivamente, como ter certeza disso? O que fazer nesses casos? Tenho medo que ela mame de menos e chupete de mais...tudo bem que imagino que quando a fome bater ela vai abrir o berreiro, ne? Enfim...estou bem perdida, esse lance de dormir esta, literalmente, tirando meu sono, pq eu morro de medo de criar habitos errados nela que depois serão dificeis de serem resolvidos..ou será que eu que estou preocupado too much? Hellllppppppp....

10 comentários:

Cintia disse...

Ola flor!
Acho que vc está se preocupando atoa, sua menina tem menos de 2 semanas e agora é isso mesmo mamada a toda hora com o passar do tempo ela começara a ditar os horas aumento o tempo entre uma e outra, mesmo de olhinhos fechados se ela tiver sugando está saindo leite sim e ela se alimentando, quanto ao sono é difícil mesmo pra eles é muito ruim dormir então tenha paciência converse com ela enquanto a amamenta. Quando a minha menina nasceu eu fazia assim ela mamava e dormia ai eu a colocava para arrotar e a sim que ela arrotava acordava ela e dava a outra mama por mais uns 20/30 minutos e arrotava novamente e ai ela dormia muito gostoso.
Linda estou aki par vc se precisar Bjokas nossas.

Anônimo disse...

Re,

Você está se preocupando demais.... O que não pode é deixar que ela fique chupetando o peito durante toda a "mamada". Quando eles chupetam o encaixe não é o mesmo da mamada.
O Henrique sempre dormiu mamando... mas eu o colocava em seu bercinho mesmo quando não era hora do mamá para ele se acostumar a dormir sozinho as vezes. Isso sempre que ele estava calmo e com sono...
Hoje ele dorme sozinho. É só colocá-lo no berço que ele fica quietinho até dormir.... Mas, leva tempo!!!! Tenha calma que você consegue!!!

Ah! Passe lá no blog para pegar selinhos. Lá te indico como meus blogs preferidos...

Beijos!

Lívia.

Mamãe do Otávio disse...

Eu sempre estipulei "tantos" minutos de mamada, e sempre deu certo, quando o Otávio começa a mamar... conto 15 minutos... quando deu, eu tiro, e coloco pra arrotar... (em fazes como saltos e picos ele pede mais mamá, e fica uns 20 min. nunca passou disso)
muitas vezes ele está só chupeitando, mas se está calmo, e dormindo é pq está bem alimentado! -assim sempre ouvi falar-
boa sorte!

Freda Franchin disse...

Re, estou adorando ler os relatos da maternidade e quero ver mais fotos da princesa!!
bjo

Fer disse...

Sim, acho que vc está muito preocupada.... Deixe ela se acostumar com a nova vida. No começo ela não vai ter muito horario, mas logo ela vai estabelecendo os intervalos. O Dudu sempre mamava e capotava. Sugar cansa, por isso eles dormem. Repare se ela engole, senão está chupetando, e chupetar queima calorias, o que pra ela, não é bom. Se ver que ela está chupetando, dá a chupeta à ela.
Se ela dorme antes de arrotar, não tem problema.... Só fica de olho se ela não acorda incomodada, aí vc continua levantando ela um pouco que logo ela arrota.
Fica tranquila, que está tudo normal.... E quanto às possiveis manias, se rolar alguma, parabéns, vc é uma mãe normal! hehe
Beijinhos,
Fer

Bianca disse...

oi Rê!!! Eu tb acho que vc está muito preocupada,o que tb é normalíssimo com uma bebê de 2 semanas, mas na próxima visita ao pediatra se ela estiver ganhando peso, ok, né?? Quanto a amamentação eu prefiro não pitacar pq acho muito difícil tirar alguma conclusão sem estar vendo, ainda acho que algum grupo de apoio a amamentação (como eu já citei lá no São Luiz) eles podem te orientar e ajudar MUITO!!!
Mas fica tranquila que essas dúvidas são super normais, ainda virão muitas muitas mais, rs! Vc está se saindo uma mãezona!
beijos

Sâmia disse...

Rê, também sempre me preocupei em criar hábitos errados na Lavínia, mas querer forçar uma rotina estabelecida por mim nos primeiros dias foi um erro. Descobri, depois de muito sofrimento, que os bebês precisam de algum tempo para se acostumar com o mundo aqui fora,e que, muitas vezes, eles precisam de conforto e o lugar mais natural de se conseguir isso é no peito da mãe. E quanto ao sono, relaxe, tudo se ajeita. Minha pequena, nos primeiros dias de vida só dormia de oito a doze horas por dia e eu, desesperada, tentei de tudo, menos entender o que ela queria. Quando parei de me preocupar em criar manias, percebi que ela precisava era de mais colo e que eu tinha que trocar o complemento.
Agora, ela está com dois meses, dorme no berço até seis horas seguidas durante a noite e tira sonecas gostosas durante o dia.

Amanda disse...

Rê, o sono da Manu ainda vai mudar bastante, vc vai ver! Essas primeiros 30 dias não serão reflexo dos proximos meses, pode acreditar!
Nessa fase tudo é mto novo pra ela tbm, imagina que susto cair nesse mundão? Mtas vezes ela pede o aconchego e não seio em si. Meu pediatra sempre disse para não deixar chupeitar, ele falou para antes de oferecer o peito verificar se ela está limpa, se tem algo a incomodando ou se um colinho resolve, pq nem sempre ela que comer, a maioria das vezes ela que mesmo é aconchego! Sobre a chupeta, vc já experimentou a MAM Perfect? É meio carinha (24,00) mas o formato dela faz ela ficar mto parecida com o bico do peito qndo está na boca do bebê, isso faria, além da diminuição de á formação do palato, eles confundirem menos a chupeta com o seio.
Mas relaxe, viu?
E tenha em mente que infelizmente não conseguimos criar nossas pequenas livres de todas as manias...

Ahhhhhh, e para acalmar a pequena, a Maju ADORA uma fraldinha na lateral do rosto, ela prefere a fraldinha bem limpinha, então troco toda vez que ela vai dormir, mas isso a deixa calma, além de ela agarrar as mãos na fraldinha e assim se sentir mais segura!

Bjinhos e boa sorte com seu novo desafio!

Fernanda Lucas disse...

Olá!
Sou nova por aqui, mas posso dizer com conhecimento de causa viu!
Minha filha esta com 11 meses.
Não tente seguir padrões de livros, vá pela sua intuição, cada bebe é um bebe, não dá pra aplicar uma única regra.
Aqui a Isadora mamava e dormia, arrotava dormindo mesmo, isso é importante!
Arrotar sempre viu!
Minha filha pegou a chupeta só depois de 2 meses, quando começaram as cólicas, antes disso só o peito acalmava, e quando mamava tudo ela mesmo soltava o peito e dormia.
Por enquanto não dá pra ter uma rotina definida com um bebe recem chegado a esse mundo e doido.
bjo

Anônimo disse...

Nossa quanto detalhes que temos que dar conta no inicio da maternidade, mas procure ficar tranquila que vai dar tudo certo e continue comaprtilhando sua maternidade conosco, pois eu estou adorando e aprendendo muito tb, beijo e té+