quarta-feira, 25 de maio de 2011

Regurgitaçao X Refluxo

Quando saber que um simples caso de regurgitaçao evoluiu para um quadro de refluxo?? Desde que viemos para a casa reparei que a Manuela sempre dava as suas regurgitadas apos a mamada, nada intenso, apenas pequena gorfada, possivelmente o excedente de leite que nao coube na sua barriguinha...ficava uns 5 minutos com ela para arrotar e como arroto nunca vinha, colocava ela no trocador e voila, la vinha o gorfo..ou entao ia pro berço, e la estava ele de novo.

Mas, ja faz dois dias que tenho percebido que a gorfada basica aumentou de volume, se antes era uma baba leitosa, hj a sensação que eu estou tendo eh de que todo o leite que ela acabou de mamar vem tudo pra fora, tudo. Ela continua nao arrotando, mas agora estou ficando com ela uns 20 minutos ereta, sem sacudir, antes de troca-la ou coloca-la no berço. As vezes esse tempo eh suficiente para o organismo dela absorver o leite e ele nao voltar, mas as vezes nao, ele volta mesmo. E ai me pergunto, seria isso um caso de refluxo?Ou seria isso apenas um reflexo de que nesse mesmo periodo ela aumentou e bem o consumo de leite, antes ela mamava uns 15 minutos tops e agora chega a quase 30 minutos e seu estomag ainda esta se acostumando com essa quantidade extra?

Fuçando no baby center vi alguns indicativos se o caso seria refluxo: nao ganhar peso, chorar muito depois de mamar, vomitar com muita frequencia, começar a ter muita tosse e ficar irritado, curvando-se para tras depois de mamar. Qto ao peso, vamos essa semana levar a Manu para se pesar e ver como esta seu ganho (rezo para que bem), os vomitos vem sempre no trocador, mas de resto, ela sempre fica tranquila quando mama, só reclama se esta com ar e nao consegue arrotar, ai, eh so vir o arroto que ela acalma

Vamos ver, se quando pesarmos ela essa semana estiver td OK, entao nem vou me preocupar, mas se ela nao tiver ganhado peso, entao vou ligar pra sub (pediatra substituta, a dela esta viajando) e relatar tudo que acontece e ver o diagnostico dela...e até la, mama, mama, mama e poe pra arrotar por pelo menos 20 minutos.

Gente, maternidade eh uma caixinha de surpresas, ne? Cada dia eh um questionamento novo que pipoca na caixola!!

9 comentários:

Isis disse...

Ai nem fala..são tantas coisas.As vezes paro pra pensar se vou conseguir...aff
Mas tomara que não veja nada de mais com sua bebezinha.
Bjs nas duas!

Thania disse...

Re primeiro sempre pergunte ao pediatra antes de procurar respostas da net. Na net a gente ve de tudo!
mas assim, é suuuper normal bebes regorgitarem, principalmente depois das mamadas se nao arrotarem de acordo! É normal mesmo pq eu tb tinha esses problemas qdo a Anna era RN e o pediatra me acalmou. ele chama isso de regurgitamente feliz, q é qdo o bebe regusrgita sem perder peso.
Mas sempre sempre sempre pergunte ao pediatra da Manu! Nunca faça diagnosticos no Google!
Mas fique tranquila q é normal!

E sim, a maternidade é uma coisa ne...a gente tem duvudas diarias...rs...
Sabe o q eu faço? Vou anotando as duvidas num papelzinho, toda duvida q eu tenho anoto, no dia da consulto levo o papel e pergunto tudoooo! rs...melhor coisa!

Bjos

Carol Garcia disse...

bom,
peadiatra, pediatra e pediatra.
pra tudo.
e segundo, tente trocar a pequna antes das mamadas.
sei que eles bebezicos fazem coco depois, tem o leite que sobra e tals, mas se ela está sempre vomitando no trocador, as vezes é o mexe mexe que a faz vomitar.
isaac tomou medicamento de refluxo até começar a andar, foi um bom tempo tomando muitos cuidados com isso.
hoje passou, tá tudo bem, mas só a ped conseguuiu diagnosticar e explicar tuuudo direitinho.

bjocas

Cintia disse...

Rena nem fale, cada fase é uma fase...e eles mudam a cada dia. Eu li no nosso sto google uma vez sobre arroto (pq minha bebe tbm não era de arrota...educaaaada!) e descobri que quando o bebê não arrota é pq ele não está engolindo ar (isso é ótimo...sem cólicas então)o que sei é que qdo o bebê pega td a areola do peito ele acaba não sugando o ar e sendo assim ele preenche melhor o espaço no estomago com o leite, pergunte sobre isso com sua ped, assim eu fiz com a minha e ela disse para eu evitar deita la após as mamadas então mesmo com ela dormindo eu a levantava e colocava ela quase sobre o meu ombro por uns 20/30 minutos, tenho que dizer que nem sempre resolvia mais ela nunca chorou, ficou irritada e isso é um grande sinal de refluxo pr que dó e muito e esofago e o estomago. Mais flor sempre procure sua ped pra tudo, não se sinta uma mãe super preocupada, vc tem esse direito afinal todas nós só aprendemos pq passamos por isso não é mesmo!? Então antes de mais nada sempre a ped e claro aquilo que vc sentir confiança em fazer vá enfrente e faça.
Bjokas nossas

Fer disse...

Eu fazia uma lista de dúvidas, toda vez que ia no pediatra. Comece a anotar todas as suas!
Quanto ao refluxo, não posso te ajudar, o Dudu não teve... Mas creio que se ela não regurgita se vc fica com ela mais tempo em pé, vale continuar com a tática.
Boa sorte,
Beijos,
Fer

Unknown disse...

Re, a Alice demorava muito pra arrotar, e se a gente tentasse trocar ela, mesmo uns 30 minutos depois de mamar, voltava muito, isso foi até ela ter uns 5 meses, não era refluxo, mas acho que o sistema digestivo ainda era frágil demais. Com o tempo foi amadurecendo, hoje ela acaba de mamar e vira de ponta cabeça hihihi quase me mata de preocupação.
Eu tb me informo muito na net, pra poder observar melhor e ter argumentos com o pediatra né ;)
bjs

Funny Paper disse...

É uma caixinha de surpresas sim, sem fim... mas, isso é o que a torna uma coisa tão especial, né??

Bjs

Sil

Rafa Oliveira disse...

Olá!!! Essa é a minha primeira visitinha no seu blog e já adorei de cara!!!(estou te seguindo)
Sua Manu é linda!!!
Bjinhuss....

Lu Novaes disse...

Re... o Matheus tinha esses mesmos sintomas...
Começou vomitando pouco, mas sempre vomitando... mas depois tinha a impressão de que ele tinha colocado tudo para fora!
Tinha muito soluço, tosse, chorava para arrotar e outros sintomas... Só não perdeu o peso...
Procura a pediatra, Manu não tá ganhando peso, tá vomitando... pode sim ser refluxo!
Beijo Beijo
melhoras para a princesa!