quarta-feira, 11 de maio de 2011

Visitando a mãe em casa!

Em fevereiro, quando minha sobrinha nasceu, eu fiz um post sobre visitas na maternidade, escrevi o que achava um absurdo e coloquei algumas dicas ou melhor, boas maneiras, para quando visitar alguém na maternidade.

Agora, sabendo que a Manuela chegara amanha, muitos me perguntam se eu gostaria que me visitassem na maternidade ou em casa..a principio, prefiro na maternidade, ja que la conto com todo o apoio do corpo de enfermagem, mas mesmo assim, pensei que tb seria gostoso receber algumas visitas em casa, para eu nao me sentir tao sozinha e excluida.

Então, mais uma vez, dei uma fuçada na net em busca de dicas de como proceder quando vc for visitar uma recem-mae e um recem-nascido na casa deles. Eis algumas que encontrei:

- Ligue para perguntar qual é o melhor dia para visitar. Há mulheres que ficam nervosas ou sentem dor nos primeiros dias – especialmente se fizeram cesariana.
- Nunca apareça de surpresa. A mamãe pode estar envolvida em mil tarefas e sem condições de recebê-la.
- Se você telefonar e a ligação cair na secretária eletrônica, não insista. Deixe recado e aguarde retorno.
- Evite falar alto, fumar ou usar perfumes fortes perto da criança e da mãe.
- Não comente assuntos que possam deixer a nova mãe angustiada. Ela precisa de muita segurança e serenidade durante essa fase.
- Lembre de levar um presente não só para o nenê mas também para a mamãe e até para o papai – eles vão ficar felizes de ser lembrados numa hora em que todas as atenções se voltam totalmente para a criança.
- Programe uma visita de meia hora, no máximo.
- Não fique corrigindo o comportamento da mamãe nem faça comentários que a assustem sobre o bebê, do tipo “como ele é pálido!” ou “olha que cabecinha pontuda!”
- Se você levar seu filho pequeno junto, não deixe que ele incomode a mãe ou o recém-nascido.
- Se a mãe for dar de mamar, deixe-a à vontade para ficar sozinha. Muitas mulheres não gostam de ter que amamentar diante de outras pessoas.
- Só fique perto na hora do banho ou da troca de fraldas, se for convidada.
- Não sobrecarregue a mãe, aparecendo para almoçar.
- Lave as mãos antes de tocar no bebê e não faça visitas se estiver com tosse, conjuntivite, gripe etc. O sistema imunológico do recém-nascido é frágil e ainda está se desenvolvendo.
- Não leve os seus amigos ou familiares para visitar o nenê – afinal, a mamãe não os conhece e não é momento de apresentações sociais, não é mesmo?
- Ofereça-se para ajudar em alguma tarefa doméstica, caso perceba que a mãe precisa: lave uma louça ou leve uma pizza para o jantar, por exemplo.
- Mesmo que a mamãe ofereça, evite aceitar cafezinhos, sucos ou qualquer coisa que dê trabalho a ela.
- Não fique muito tempo nem chegue muito tarde. Lembre-se de que o pequenino precisa mamar de 3 em 3 horas, trocar fraldas e tomar banho – sem falar no descanso da mamãe.

15 comentários:

Amanda disse...

As divas são maravilhosas, suuuper válidas!
Tô super ansiosa co a chegada da Manu, acredita? Manda o maridão vir nos informar, ok????
Bjinhos e mta felicidade!!!!!!!!

Unknown disse...

Re, acho muito bom relembrar, essas dicas são muito importantes, todo mundo devia se informar qnd vistia um RN...
Bom parto pra vc, é tudo muito tranquilo e rápido, logo vc vai ver sua nenezinha :)
bjs

Larissa Damiani disse...

Oie...leio sempe seu blog mas não sou de comantar, ou melhor, acho que nunca comentei.
Mas desejo um bom parte e que o SENHOR JESUS te abençoe nessa caminhada.Um beijão para você, Manuela...Depois nos manda fotinhos....

Aline disse...

Re!
Estou aqui para te desejar uma hora abençoada! Que Deus esteja com vcs e que a Manu chegue com mta saúde e paz. Eu estou aqui na 25a. semana esperando o Mateus, não tenho comentado, mas acompanho sempre vc!! Tudo de bom a vcs, beijos e volte logo para nos dar alguma notícia

Caroline Pozzatti disse...

Adorei. Todo mundo precisar saber estas diquinhas.
Vou lembrar de todas elas.
Obrigada!
Beijos!

Renata disse...

Perfeito Re, pena que a maioria das pessoas que vão ler isso são as grávidas, e não as visitas. Vamos divulgar essa lista!!!! hahahahaha
Nossa, que emoção o dia de amanhã!!!!!!!!! Te desejo uma boa hora, e que tudo seja lindo e perfeito!!!!!
Bjs, Re

Capivarando disse...

oi, ganhei o Pedro faz 16 dias... de uma olhada no meu blog.... bom parto p vc.

Karla Leal disse...

Ah se eu tivesse lido isso tudo antes do Theo nascer... rsrsrs
Re, muita sorte pra vc amanhã! Que a Manu chegue esbanjando saúde!
Estou daqui torcendo! Dê notícias assim que puder! Ou deixa aqui o site da maternidade, caso eles coloquem a foto do bebê lá.
Beijos!

Unknown disse...

Amanhã????? Que seja um dia iluminado!!!! Deus esteja com vocês! Beijão

Giovana disse...

Desejo que tudo corra bem. Estarei pedindo a Deus por vcs.
Bjs

Ale Branquella Makeup disse...

Ô minha linda... Se eu já tô ansiosa pra ver a Manu, imagina vc. A bichinha vai ser despejada mesmo, rs. Tudo já tá certo flor! Os anjiinhos só estão aguardando para bailar e dar as boas vindas a Manu a este mundo louco. Fique calma, na medida do possível. Mas se dê o direito de curtir tudo...desde os medos "Bons" que antecedem o nascimento da Manu, até a alegria de vê-la assim que sair da sua barriga. E vc foi minha referência nesses blogs maternais... Não deixa de vir contar depois como foi o parto e tudo o mais. Somos tão parecidas que eu até já salvei este post aqui nos meus favoritos para postar no meu blog quando for ganhar meu bebê, rsrsrs. Vai com fé amiga! E fala pro papai vir dar notícias por aqui! Que o Senhor estea contigo em toda sua maternidade. Um beijo bem grande pra vcs duas! Ale.
www.minhaprimeiragravidez.com

disse...

Re, passei pra te desejar um parto abençoado, que Deus proteja você e a Manu, te dê serenidade e seja tudo perfeito!!! Tô doida pra ver a carinha dela!!!!!
Bjos

Thania disse...

Re...meu Deus Manu chega hj!!!
q venha cheia de saude e amor!

Boa sorte!

Beijooos

Lu Novaes disse...

Bom parto minha linda! Que a Manu venha com MUITA saúde, alegria, paz, amor e que traga MUITA felicidade!
Apareça logo com notícias da Manu!

Tem selinho para você aqui no blog!
Beijo Beijo

Patrícia Boudakian disse...

Oi, querida, tudo bem? Vim parar aqui no seu blog através da Renata Ferreira. Parabéns pela cria. Que momento, ne?
Olha, tenho uma bebê de dois meses e realmente, estas dicas deveriam se tornar uma cartilha porque tem muita gente sem noção que não faz ideia de como se portar com um recém-nascido e uma recém-mamãe.

beijos!