sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Xô mamadeira

O processo de eliminação da chupeta continua firme e forte. Manu continua usando chupeta so para dormir, eliminamos seu uso durante o dia e, principalmente, no carro. Era mecânico, assim que eu a colocava na cadeirinha do carro, eu lhe dava chupeta. Habito que eu comecei qdo ela era pequenina para ela não abrir o berreiro quando eu estivesse sozinha com ela no carro. Mas hoje não tem mais.


Claro, ela pede, o tempo todo. Mas eu não dou. Digo que pepeta eh so pra dormir e já emendo perguntando se ela quer dormir naquela hora e ela, logico, diz que não. Entao, nada de pepeta.

Agora meu próximo desafio eh trocar a mamadeira de leite por copo, qq copo, seja de transição, com canudinho, xicara, caneca, whatever. A Manu so toma leite na tete, agua e suco ela já toma no copo normal ou com canudinho. Mas já vi que essa batalha não será nada fácil.

Por enquanto ainda não entrei de cabeça nela, so fiz uns testes. Tentei um dia com um copinho com bico de silicone. Ela segurou, olhou e depois de uns 5 minutos começou a chorar pedindo tetê. Nem forcei, coloquei o leite na sua tete e pronto.

Dai, outra vez tentei na mamada da noite. Coloquei num outro copo, com bico de borracha. Neste ela ate deu uns dois goles e voltou a pedir o tete. De novo, não forcei.

Próxima tentativa será num copo com canudinho.

Mas, andei lendo sobre o assunto na net e peguei algumas dicas:

1. Escolha uma única mamada. Geralmente a da noite e a primeira do dia são as mais difíceis. Quando a criança de adaptar a tomar o leite no copo em uma mamada, ai vc tenta em outra. Ou seja, preciso ver qual mamada será a escolhida. Acho que a da tarde, que varias vezes já substitui por Mucilonzinho e ela adorou.

2. Experimente tudo quando eh copo. Tem criança que prefere tomar direto numa xicara ao invés de copinho com bico. Vale tentar qq coisa.

3. Não volte atrás. Se começou o processo, fique firme nele. Do contrario vc so ira confundi-la.

4. A melhor idade para iniciar esse processo eh entre 1 ano e 10 meses e os 2 anos. Ou seja, talvez ainda seja cedo para fazer isso com a Manu. Vale ir apresentando a xicara e copo aos poucos.

E eh isso. Devagarzinho Manuzete vai deixando de ser bebe, em tese, pq pra mim, ela ainda eh minha bebezica!

6 comentários:

Unknown disse...

Que linda sua baby! Quer dormir? Não! Então, nada de pepeta, haha... gostei da técnica. Primeira vez por aqui! Vou seguir para continuar acompanhando, bjo!

Cantinho da Fabi disse...

MEU DEUS !! Como o tempo voa ... a Manu já está dando tchau para a pepeta e para mamadeira kkkkk passou rápido demais né?

Beijos e parabéns pela ótima mãe que vc é

Bom fds !

Erica Trindade disse...

A Milena tem apenas 9 Meses mas a creche já pediu um copinho apra tomar suco.
Ontem eu comprei e logo fiz o teste, e me surpriendi, ela tomou tudo sem reclamar. Achei lindo :).

Sua filha é linda e muito esperta.

http://milenaprimeiropassos.blogspot.com/

Si, mãe da Bela e do Lipe disse...

Pois é mas vc acredita que eu faço a mesma pergunta e dona Isabela logo diz que sim que quer dormir só para eu dar a chupeta e dai que olho para ela pelo retrovisor e ela fecha os olhos rapidinho para fingir terrrivel esta garotinha !!!

Vou tentar a tal tecnica de amarrar a dita cuja e vamos ver no que da ... s´po não fiz ainda pq não comprei o tal barbante kkkkkk

ps.: o mama por aqui tb esta complicado de tirar pq ela simplesmente não toma se colocar em outra coisa que não seja a mamadeira ... mas vamos tentando

beijos

Ananda Etges disse...

Copinho para água e suco é mais fácil, pois o leite tem um cheiro mais forte. Eu, por exemplo, só tomei leite enquanto era na mamadeira. Quando minha mãe tirou, nunca mais tomei um gole de leite na vida. Tenho medo que o mesmo aconteça com o Vítor (o que não é legal, pela questão do cálcio). Então, estou fazendo como tu, indo com calma. Tentei em copo de transição com bigo rígido e ele não aceitou. Chorou e pediu a mamadeira. Mas vamos lá! Buscar outras sugestões!

Beijos, Ananda.

Maria Thereza Pinel disse...

Eu já to meio ferrada nesse lance.
Já tentei mudar pra vários tipos de copo, xícara, bicos e não bicos, mas ela continua mamando só na mamadeira.

E ela já vai pra 2 anos e meio, né!
Aiai... pelo menos é só o leite, porque o resto sempre foi em copo!