segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Quero VBAC, mas tenho medo!

Manu nasceu de cesárea. Entrei em TP, cheguei a 6cm de dilatação. Mas não evoluiu. Fui pra faca. Na época não fiquei triste, afinal tinha conseguido o que sempre desejei, que ela nascesse no dia dela, e não numa cesárea eletiva. Passado alguns meses, revi esse pensamento e me vi pensando que na verdade eu queria era mais. Queria ter conseguido. Percebi entao que eu não me preparei para o PN, não fui atrás de informações, não busquei apoio. Simplesmente achava que PN, assim como o próprio nome diz, era algo muito normal de se acontecer. Aprendi que não. Pus na cabeça que assim que engravidasse de novo ia atrás de um medico adepto a VBAC e ia tentar meu PN.

Pois bem. Engravidei. Achei o medico. E agora estou morrendo de medo de levar meu plano a diante. Semana passada uma amiga minha perdeu sua nenezinha de 4 dias. Nasceu de PN. Nasceu fraquinha. Teve que ser reanimada. Não resistiu. Morri por ela. E com isso, morreu tb um pouco a minha vontade de VBAC e nasceu no lugar um medo que antes não existia. Sei que foi fatalidade. Mas e se essa fatalidade acontecer comigo tb?

Sei que preciso expurgar esse medo, e ao contrario do que fiz na primeira, preciso ir atrás do máximo de informação possível, me resguardar, ler, conversar e, assim, quem sabe, acalmar a alma e o coração e seguir adiante com meu plano. Já anotei para conversar com minha medica sobre isso, meu medo e td o mais. Ela, que teve dois babies de PN, com certeza terá palavras e dicas de leitura para me ajudar.

Também já entrei em contato com a Casa Moara e uma vez por semana vou participar do encontro deles de gestante, cujos temas, muitas vezes, falam sobre isso, VBAC, humanização, riscos e tal. Acho que vai ser bom participar de um grupo, ouvir outras gestantes e formar melhor a minha cabeça, seja para levar adiante ou não.

Mas uma coisa eu tenho em mente, pode ate ir contra todo esse lance de PN e tal, como pode ate ser que mais pra frente, com acesso a mais informaçoes, eu mude de opinião, mas se eu levar o VBAC adiante, vou levar dentro de uma margem de segurança, qual seja, não passo de 40 semanas (ta, podem jogar pedras dizendo que a gestação pode ir ate 42, mas não quero arriscar) e qq sinal de bolsa rota, estando a termo a gestação, eu abro a barriga! #prontofalei

6 comentários:

Cintya Lenzi Danker disse...

Sou a favor da segurança para mãe e filho em primeiríssimo lugar, independente se for uma cesárea eletiva ou um parto humanizado em casa.
E outra: você tem que estar segura de sua decisão.
Fora isso o resto é resto.
Não importa a forma que o filho vem ao mundo, desde que seja de forma respeitosa, com amor e cuidados.
Boa sorte na sua decisão e que ela seja a mais acertada pra ambos.
Beijos

Cláudia Leite disse...

Re,
Tem um grupo de apoio na zona leste também, no Tatuapé, o Comadres, eu sempre vou lá.
Eu estou em busca do meu VBAC, a cada dia fortaleço a idéia na cabeça. Devemos ir onde vai nosso limite e nosso instinto, e informação é sempre bom ter, sempre.

bjo!

Carol disse...

Minha primeira filha nasceu de cesárea por falta de informação minha, e hj gravida da segunda, com 35 semanas, me informei muito.

Tenho uma equipe humanizada, e vou ter o meu VBAC hospitalar (parto em casa não é pra mim), que é infinitamente mais seguro que uma cesárea.

Li muito a respeito, e informação é a sua arma.

Entre no grupo no facebook chamado "cesárea? não obrigada" você vai se sentir acolhida, ter acesso à informação e se sentir mais segura.

Quanto à sua amiga, não conheço a história, mas ninguém morre de PN, e sim de falta de assistência médica correta. Não é pq foi PN que o beb~e morreu com certeza! Procure informação, você vai ver que ou o pré-natal dela teve algum problema não identificado, ou na hora do parto teve algum problema não identificado pelo médico.

Informação é a sua arma. Medo não.

Thania disse...

Oi querida...leio seu blog desde a sua gestação da Manu e adorava! Acho q pouco comentei ne, desculpe!
Agora te achei sem querer no bloghall de um blog q tava lendo e nossa, fiquei enlouquecida ao ver como ela te enorme e linda! E vc será mamãe de novo! Parabens!
Bom eu tb tenho um casal!
Anna e Bernardo.
É uma delicia, embora seja uma doidera...rs
Sobre o parto, nao tenha medo! Va atras do q quer e sonha!
Eu tive as duas cesáreas mesmo! Não consegui e nem quis um PN, mas super respeito e acho q é isso aí, sempre tem q ir atras do q quer!

Beijos enormes!

Cantinho da Fabi disse...

Rê , sabe que ... de tudo , de tudo , de tudo o que vivi com a Manu desde a gestação , meu único "remorso " foi esse , não ter me informado e feito de tudo por um PN , me deixei influenciar por muitas coisas , muitas ... hoje me arrependo e penso que na 2 não vou deixar passar essa chance de ter um PN , com certeza deve ser incrível e melhor para ambos ... fiquei chocada por sua amiga , muito triste , não consigo mensurar a dor que ela está sentindo ... Beijos Rê

Mariana disse...

Informação é a arma certa.
Se ler e buscar fontes confiáveis, vc vai ver que o risco disso tudo acontecer em uma cesárea é 4 vezes maior do que em um parto normal.
O problema não é nascer de parto normal. O problema é ter uma equipe que talvez não consiga dar o acompanhamento individual que aquela gestante precisa e merece.
Infelizmente estatísticas existem pq alguém entra nelas. Por mais que doa, alguém vai entrar nos números pq é inevitável. Basta saber se vc quer entrar nos riscos maiores da cesárea ou nos riscos menores do parto normal.

Minha filha nasceu com 41 semanas e 5 dias, capurro de 40 semanas. Se eu tivesse feito uma cesárea eletiva com 40 semanas, ela teria nascido com 38 semanas e 2 dias, na verdade, o que poderia te-la conduzido para a uti neonatal.
Boas escolhas! :-)