segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Frutinhas

Esse final de semana Manu iniciou nas frutinhas...ta, o start foi bem timido, ate demais, mas imagino que seja assim com todos os bebes e dai com o tempo eles vao curtindo mais.

A pedi dela passou as seguintes orientaçoes para as duas primeiras semanas:

- dar a frutinha ou suquinho so na parte da manha
- dar a mesma fruta por 2 ou 3 dias seguidos para ela adaptar o paladar
- pelo menos agora no começo, nao misturar frutas, pois assim eh mais facil ver se ela tem alguma alergia a alguma fruta
- dar preferencia a fruta ao inves do suco, para estimular a mastigaçao
- quando der suco, usar o copo de treinamento, pois ele estimula musculos diferentes dos estimulados pela mamadeira
- nao dar frutas acidas, como abacaxi, morango, kiwi, etc.
- no começo dar pelo menos 20ml de suco ou 2/3 colheradas de fruta raspadinha (ou mais, se ela quiser)

Seguindo essas orientaçoes, no sabado tentamos dar suco de laranja lima no copo de treinamento. IMPOSSIVEL!! Serio, Manu nao queria saber do copo, ficava brincando com o bico, nao chupava o suco. Desastre. Ate que eu desencanei, peguei uma colherzinha de cafe e fiquei dando o suco de colherzinha. Ela nao recusou, mas tb nao bebeu muito, se bebeu 10 / 20ml foi muito. Mas em compensaçao, logo na sequencia, demos meia laranja pra ela, e ela chupou, com auxilio dos seus 2 dentinhos.

Tudo lindo até que passados umas duas / tres horas, Manu da uma de exorcista e coloca tudo pra fora, dois vomitos em jato, dentro do carro, a caminho de um cha de bebe...coisa linda de se ver, hahaha.

No dia seguinte, mais suquinho. Mas desta vez desencanei do copo e dei na chuquinha mesmo. Mesmo assim so bebeu 10ml com muita insistencia minha e graças a Deus, sem direito a vomito.

Hoje mandei pro berçario uma banana. Vamos ver como ela vai aceitar a fruta favorita da sua mae.

4 comentários:

Cláudia Leite disse...

No início a Bella aceitava só uns 20 mls tb, mas hoje já toma 80 mls de suquinho. Agora frutinhas ela não come tão bem, se for o pedação pra ela ficar chupando/mastigando daí ela adora!
A banana ela come quando junto 1 ou 2 ameixas secas junto (deixo de molho primeiro, pra amolecer), fica mais docinho e ela gosta. Além disso não prende o intestino.
Tb fomos à um chá de bebê esse final de semana.


Bjo pra vcs!

Unknown disse...

Aqui foi bem diferente, Alice devorou uma banana inteira na primeira vez, e tomou uma mamadeira de suco, só pq eu já estava preparada pra "ensinar" a bichinha comer, e que ia demorar para ela se adaptar, que nada...
A Manu vai aprender logo, e vai adorar frutas, Alice come duas vezes ao dia ainda, mas pq eu não dou outra coisa, nada de pães ou iogurtes, por isso ela ainda gosta de frutas,
bjs

Anônimo disse...

Aqui em casa o Henrique, que é muito comilão, devorou meio papaya... E assim foi: uma pêra inteira, uma maçã inteira, uma banana inteira e hoje muito mais do que isso... Ainda bem que ele não fica acima do peso!!!
O suquinho de laranja foi um pouco mais difícil e ele gostou de laranja baiana!!! Só tomava dessa! Hoje em dia toma qualquer uma!
Quanto ao copinho de treinameno, não teve jeito: ele nunca aceitou, ele toma no copo de vidro, mas não aceitou o copo de treinamento!!!

Parabéns por mais conquistas da Manu!!!

Beijos!!!

Lívia.

Carol Garcia disse...

passa muito rápido.
crescem demais de rapido...

bjocas