quinta-feira, 19 de julho de 2012

Estimulando a fala

Aos pouquinhos, bem devagarzinho, a Manu vai soltando a fala e seu vocabulário vai aumentando (repito, devagarzinho)..hoje já fala pé pra pé mesmo, pê pra peixe, cocó pra galinha, neném, au au, mamãe, papa, Cuca (sim, com as duas silabas), tau (pra tchau) e assim vai. Não sei se ela está atrasada com relação a fala,  nem me importo, pq sei que ela está no seu ritmo e assim vamos.

Mas tem algumas coisas que tenho feito e percebo que a ajudam a fixar mais as palavras:

- Livrinhos. Não leio estórias complexas de conto de fadas. Não. Pego aqueles livrinhos que tem poucas imagens por paginas e digo o nome do bicho, a cor, etc. Repito. Repito. Repito. Cada vez um livro diferente e depois volto ao primeiro. Com isso ela faz meee pro carneiro, diz quase um pocoto quando ve um cavalo, fala pá e quac pro pato, etc.

- Musicas. Canto muito pra Manu. Todas as cantigas de rodas. Canto em um ritmo mais devagar para ela conseguir assimilar as palavras e repetir os sons. Com isso, ela faz gá e miau na musica do atirei o pau no gato, faz ééé pro garanguejo peixe é, e faz piu pro pintinho amarelinho.

- DVD. Quando posso, sento com a Manu pra vermos DVD e nessas horas, eu fico falando o nome das coisas que aparecem..a girafa, a agua, a bolacha, a borboleta, etc.

Sei la se eh o correto, imagino que os pedagogos de plantão tenham técnicas muito mais eficientes, mas imagino que bebe seja que nem papagaio de pirata, aprende com a repetição.

E você, o que faz para estimular a fala do seu bebe?

3 comentários:

Minha Filha Minha Vida disse...

Oiiii tudo certinho ai ??? qui bom que acabou dando certo e vc não vai perder o encontro com o pessoal (eu ficaria arrasada se marido fosse sozinho rsrsrsrs) ... mas eu adorei a ideia de um café/ chá/ suco/ chop (ops com as crianças melhor não rsrsrsrs) ....

quanto a fala eu me lembro que a Bela demorou MUITO para falar e esta foi a minha maior ansiedade massss quando começou meu-deus-do-céu não parou mais tem hora que se eu pudesse colocar ela no pause rsrsrsrs brincadeira massss eu tb ach que o processo é este mesmo falar falar e falar repetir repetir e repetir jaja e vc vai ter uma matraquinha ai na sua casa rsrsrsrsrs

beijos

Taisa Albini De Assis disse...

Parabéns... Que mamãe dedicada!

É isso mesmo, com AMOR, CARINHO E ATENÇÃO eles vão se desenvolvendo.. cada um no seu ritmo.. Alguns bebes andam primeiros que os outros, outros falam com mais facilidade! Mas é normal sermos diferentes!

A Manu é linda e não tem nada de atrasada!

Um beijo!

(Mamãe) ~Pinel disse...

Acho que é bem por ai mesmo!
Mas ó, a fala só desponta mesmo depois dos 18 meses! Ai é que você vai ver!

=D