sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Licença maternidade não é férias!

Licença maternidade não é férias! Uma simples constatação que so hoje, com 3 meses de licença, é que eu entendi. Talvez por ingenuidade minha, eu imaginava que ficar 4 meses em casa sem trabalhar e ainda recebendo seria como se eu tivesse tirado 4 meses de ferias, ou seja, poderia curtir adoidado, sair por ai, passear no shopping, almoçar com as amigas, ver um filminho, ler um livro..enfim, fazer td aquilo que sempre fazemos nas férias!!

So me esqueci de um pequeno detalhe literalmente, de 60cm, minha filha! E ai, com todo o trabalho que da cuidar de um bebezinho, que consome 24h do seu dia, que tem horarios, rotinas a serem cumpridos, vc percebe que vc nao consegue ir no shopping, vc nao consegue sair pra almoçar com as amigas, vc nao consegue nem ler a sua revista semanal, quem dira um livro, quem dira mais ainda assistir a um filme no DVD..e ai vc pergunta? Poxa, algo esta errado, quando eu vou começar a curtir minhas ferias (ops, licença)? Nao vai, porque licença nao é ferias!E digo mais, nao so nao sao ferias, como o trabalho parece ser ainda mais exaustivo do que ficar 10h no escritorio!!

Tive esse insight hoje, enquanto caminhava logo cedo. Ontem a noite estava comentando com o marido como eu queria ter um tempo pra mim, pra poder sair por ai...ate comentei que se pudesse voltar atras teria uma baba de meio periodo, so pra eu poder "curtir" a minha licença!! Foi entao que hj, perdida em pensamentos eu me toquei do mais importante: 1. eu nao estou ferias, eu estou de licença!! e 2. a licença nao eh minha, eh da Manuela. Eh o tempo pra eu cuidar dela, pra eu ficar com ela, atender suas necessidades e criar um vinculo entre nós!

Impressionante como esse insight mudou totalmente a minha visao em relacao a licença, em relaçao a cuidar da Manu, em relaçao a ficar em funçao dela. Confesso, eu estava um pouco frustrada, de saco cheio de ficar o dia todo cuidando dela e nao ter tempo pra fazer outras coisas, mas isso, entendi hoje, era porque eu estava com uma visao equivocada da licença maternidade. Engraçado, mas tudo aquilo que eu pensava em fazer nas minhas ferias (ops, licença), de repente caiu por terra e hoje eu passei o dia simplesmente curtindo muito a minha filha. Eu simplesmente entendi que eu estou de licença e nao de ferias e que se eu nao curtir a minha licença da forma que tem que ser, quando eu voltar a trabalhar e a Manu ir pro berçario, eu sentirei falta desses momentos que poderia ter curtido mais com ela. Sorte que eu ainda tenho 2 meses para aproveitar a minha licença com a Manu!

8 comentários:

kakaalvarez disse...

Sempre gosto das suas reflexões. A minha bebê nasce este mês e minha licença será de 40 dias pois sou autônoma (em contrapartida pude reduzir significativamente minha carga de trabalho diário), mas estou tranquila com relação a isso. Depois de ler este seu post, vou focar ainda mais minha atenção NELA durante estes 40 dias.
Bjus!

Than disse...

Com licença e sua permissão, vou comentar esse post de outra forma...
Uma vez, no final da sua gravidez, vc postou algo do tipo q vc queria voltar a trabalhar pq não saberia ficar em casa sem fazer nada...e eu te disse q com um bb em casa vc jamais ficaria a toa...não sei se vc lembra..acho q não. Mas enfim...hj na pratica vc ta vivendo te isso...hj vc entende ne...rs...a toa a gnt nunca fica..

Bjos

Cláudia Leite disse...

É, nem me fale.
Também tinha uma noção equivocada deste período, mas hoje vejo completamente diferente.

Bom final de semana.

Gi-mamãesaudável disse...

o pior é quando vc volta ao trabalho e tem sempre gente que te diz: "ah, mas vc tava de ferias, ficou em casa 5 meses"...cuidar de um bebe exige tanto de nos e muito mais, responsabilidade com td, banho, comida, sono, cuidados....a gente ate entrar na dança vira um trapo...pelo menos foi o que aconteceu por aqui...rsss
Manu é uma lindeza!!!

bjs

Renata disse...

Conheci seu blog hoje e já me identifiquei, eu poderia ter escrito esse post quando minha primeira filha nasceu, rs... eu tinha certeza de que iria jogar The Sims durante a licença inteira, que seriam 4 meses de descanso... e não foi fácil cair a ficha de que não é nada disso! Vc está certa, curta muito sua filha porque depois vai dar saudade :)
Bjs!

Fer disse...

Excelente constatação.... pois imagino que qualquer mortal pense assim, só percebe que não é do jeito que imagina depois de vivê-la.
Agora, bora viver intensamente essa licença com pequena! e aproveitar muito COM ela... pois depois vai sentir MUITA falta. Acredite!
Beijinhos,
Fer
http://coisasdududu.blogspot.com/

Minha Filha Minha Vida disse...

Oláaa ... é exatamente assim .... hoje eu vejo que não tive o tal insight e pior quis me mostrar forte e não aceitei ajuda e confesso nem curti a piquena, nem dei conta da casa e nem dei conta de mim .... estou feliz por vc, agora no meu caso a mudança vira só no proximo baby ....

beijosss

Andrea Fregnani disse...

Nossa, eu nunca estive tão ocupada como agora cuidando da Alice, temos mesmo que entender que somos delas ;) e curtir muito e se divertir...com elas é claro ;)
bjs