sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Fator Rh

Geralmente quando fazemos nossa primeira consulta de pre-natal, o medico pergunta qual eh nossa tipagem sanguinea e, diante de um fator Rh negativo, solta a seguinte pergunta: qual eh a tipagem do seu marido!! Mas por que??

Porque se vc for negativo e o seu marido tiver fator Rh positivo, tem grandes chances de seu bebe também ter Rh positivo (95% da população brasileira possui Rh+) e aí eh que mora o problema. As pessoas com Rh positivo possuem um antigeno chamado Antigeno D e se o sangue do bebe (Rh+) entrar na corrente sanguinea da mae (Rh-), o organismo da mae vai identificar esse antigeno como um invasor e assim vai entao produzir anticorpos contra o bebe.

Esse fenômeno chama-se "sensibilização" e, como disse meu médico, isso não traz muitos problemas numa primeira gravidez, pois o contato do sangue so acontecerá no nascimento e mesmo assim com baixo risco de produção de anticorpos, MAS, se você ficar grávida de novo e o bebê também for Rh positivo, os anticorpos do seu sistema imunológico podem atravessar a placenta e atacar as células do sangue do bebê, provocando anemia, icterícia ou, em casos mais graves, insuficiência cardíaca ou hepática na criança. Isso chama-se eritroblastose fetal e em casos mais graves exige que o bebe tenha que fazer transfusões de sangue.

Mas como evitar isso?? Ue, se vc é que nem eu, possui sangue rarissimo (afinal, so 5% da população brasileira tem Rh-), entao, amiga, eh so se casar com um cara de Rh-, ou se vc ja for casada e isso já não for mais possivel, se certificar entao que pelo menos o pai do seu filho seja Rh negativo. Hahahah, brincadeira, hein?

Na verdade existe uma vacina que previne que seu organismo produza anticorpos caso o sangue do bebe seja positivo. Mas essa vacina so terá efeito se for aplicada antes que seu corpo comece a produzir os anticorpos. A vacina age destruindo qualquer celula sanguinea do seu baby que possa estar no seu sangue e, claro, uma vez destruida, nao tem porque seu organismo produzir anticorpos.

Então, qdo o baby nascer, eles fazem a tipagem sanguinea dele, se der Rh positivo, em até 72h vc tem que tomar uma dose da vacina, pois no nascimento há contato do sangue do baby com o da mãe e com isso, risco de produzir os anticorpos. Agora se der Rh negativo, entao relaxe, seu baby tem sangue azul e vc está imune ao sangue dele.

Mas lembrando, isso td só se aplica se a mãe for Rh negativo e o pai for Rh positivo, o inverso ou ambos sendo Rh negativo, nao tem qualquer problema whatsoever!!

Contei td isso pq desde pequena, qdo minha mãe descobriu que eu era Rh negativo, assim como ela, ela dizia: espero que vc se case com um homem de Rh negativo, assim vc ficara mais tranquila quando engravidar. Ehhh, mas não aconteceu. Maridão é positivo e dá-lhe vacina!!

3 comentários:

Dany disse...

Não sabia que havia vacina, não...

Cidinha Dias disse...

Eu sempre soube que tinha problema com o RH negativo, mas nunca procurei saber qual era. A explicação foi ótima, apesar de graças a Deus aqui em casa ser todo mundo positivo.
Beijocas.

disse...

Eu também sou Rh- e marido positivo, tomei a vacina na primeira gravidez então fiquei tranquila e João veio Rh positivo como o pai.
Ai Re, segura a ansiedade pra se jogar nas compras hein? Falta pouco e o tempo tá voandoooooo, já já é natal!!!!!
Bjos