terça-feira, 30 de novembro de 2010

Semanas X Meses

Socorrooooo, deu tilt na cabeça dessa gravida que vos escreve...não sei por que cargas d´agua achava que o mês de gestação contava-se sempre a cada 4 semanas completas, assim, fiz 8 semanas, voilá, estou de 2 meses, fiz 12 semanas, voila, 3 meses e, hoje, que faria 16 semanas, uebaaa, 4 meses completinhos...com isso, e eu ja tinha percebido, mas ignorado (claro), minha gestação teria 10 meses, mas beleza, vai que eu tenho um que de elefanta (calma, a dela dura uns 22 meses, coitada).

Nananinanão. Acabei de descobrir, para minha frustração e ansiedade de mãe que nao vê a hora de dizer para todo mundo que ja está com 7-8-9 meses (uia..isso pq nem 4 meses estou), que hj, quando eu achava que completaria 4 meses, completo não!! Buááááá

Na verdade, pelo que andei fuçando na net, tem varias formas de converter a semana em mes (afinal, cá entre nós, so gravida entende e muito malemale esse lance de semanas, ne? Pq td mundo so quer saber: tá de qts meses?? E ai, o que vosmece vai responder??).

Tem gente que faz como eu fazia, mas adiciona, todos os meses, mais 2 semanas, para então completar o mês, assim, cada mes tem na verdade 6 semanas, ao inves das 4 que eu estava considerando.

Li também que vc tem que contar os meses a partir da data da sua ultima monstra, e esse dia será o dia que vira seu mes. Exemplo: minha ultima monstra, por esse calculo foi dia 10/08, portanto, todo dia 10 eu completo um mês..desta forma, no dia 10/12 eu completarei 4 meses. Ai eu completarei 9 meses com 39 semanas e ganha uma semana de lambuja que eh a semana que eles consideram lá atras que estamos menstruadas.

Ai, não satisfeita (afinal, assim eh muito facil, fica sem graça), achei um outro calculo, que usa uma tabela meticulosa para fazer os calculos (inclusive tem até um aplicativo chamado gravidometro, que rola fazer download, que segue essa tabela) e adotada por muitos médicos. Saca só:

1 mês: 4 semanas e 2 dias.
2 meses: 8 semanas e 4 dias.
3 meses: 13 semanas
4 meses: 17 semanas e 2 dias.
5 meses: 21 semanas e 5 dias.
6 meses: 26 semanas
7 meses: 30 semanas e 2 dias.
8 meses: 34 semanas e 5 dias.
9 meses: 39 semanas

Por essa tabela, eu so completarei 4 meses no dia 09/12...ok, então tá, ne? Mas afinal, qual metodo de conversão seguir?? Acho que vou pela tabelinha, afinal, eu adoro uma tabelinha, uma planilhazinha, um excel basico e td e mais um pouco que complica e descomplica minha vida, hahaha.

E vcs, como vcs convertem as semanas em meses??

Lembrete: perguntar para meu médico que metodo ele adota, ulalá, qta intimidade!!

6 comentários:

Evy disse...

Puts!
Que coisa tensa...
Não entendi nada... kkkk

Bianca disse...

Eu conto as viradas de mês a cada 30 dias da data da última mentruação,que batem mais ou menos com o gravidômetro. Mas aprendi isso só nessa gestação, na da Laura eu contava tudo errado!

Ana Paula disse...

Oi Re, realmente eu converto semanas em meses com o gravidometro, que descobri na minha primeira gestação. É ótimo, pois com ele nao me perco!
Tenho certeza que sentirá como me sinto e curtirá os chutes logo logo, assim que souber o sexo e sentir ele mexendo fica mais fácil conversar com o bebê e curtir, fica tranquila!
Bjos e boa gestação

Unknown disse...

Renata, eu gostava de contar as semanas pois sabia que o bebê podia nascer depois de 37 semanas sem ser mais prematuro. Mas como as pessoas adoram perguntar de quantos meses eu estava, eu contava também os meses, como a minha última menstruação tinha vindo num dia 20, todo dia 20 virava o mês solar, no Japão eles contam os meses lunares que duram 4 semanas, lá eles dizem que os bebês nascem de 10 meses hihihihi
A Alice nasceu com 38 semanas e 4 dias.
bjs

Lu Novaes disse...

Re, marca em um calendário e vai "acrescentando" entende?
Assim é dificil de esplicar, qualquer dia desses faço um post pra te esplicar como eu faço, ok?
Beijo Beijo

Ci disse...

Oi Rê! Tudo bem com vcs?
Então menina, segue abaixo os endereços da Gestante & Cia do Brás:

"Rua Mendes Gonçalves, 263
Brás São Paulo - SP
Tel: 11 2692-1997

Rua Xavantes, 692
Brás - São Paulo SP
Tel: 11 2291-7484

Horário de Atendimento:
de 2ª a 6ª feira das 8:30 às 17:30 (Não abrimos aos sábados nem feriados)."

Vc viu o post que coloquei as batas que comprei? Foram todas lá. É bem fácil chegar...ou vc desce na estação Tietê do metrô e pega o Moóca e desce já no Brás, ou vai de metrô até a estação Brás, que fica na linha vermelha Leste/Oeste.

A rua Xavantes é uma paralela a Rua Oriente, a mais famosa do Brás.

Tem uns modelos de calça no site e tem uma que é junto a uma regatinha, que ajuda manter a calça no lugar, achei uma graça. Tem bermudinhas jeans tb.

Beijos e conta se for lá, tá??
Se eu encontrar mais desses achadões, te conto.
Ci

www.douceurdemonmonde.blogspot.com