terça-feira, 2 de agosto de 2011

Amamentaçao: um pouco de reflexao

Ontem foi o primeiro dia que eu nao dei o peito pra Manu, nem tinha porque, quase nao esta mais saindo leite..passei o dia meio pensativa sobre esse lance de amamentaçao, pensando no que eu poderia ter feito diferente para ter tido mais sucesso nessa empreitada.

Lembro que quando estava gravida, a amamentaçao era algo que me tirava o sono, morria de medo de nao saber amamentar, de nao conseguir e mais ainda, morria de medo da Manu nao pegar direito, do meu peito rachar, sangrar, ficar pendurado, mas em nenhum momento passou na minha cabeça nao ter leite, achava que isso fosse algo natural do organismo, do tipo, bebe sugou, leite saiu!

E por ironia do destino, nao tive qq problema com a pega da Manu, ela pegou direitinho desde a maternidade, meu seio nao machucou, nao incomodou, nada..ou seja, tudo indicava que ia ser uma bela vaca leiteira ate Manu ir pro berçario. Nao imaginava que o leite eh que nao ia ser suficiente. Por mais que a Manu ficasse 30-40 minutos pendurada no meu peito, desde o primeiro mes ela lutou para ganhar miseras gramas, sinal de que ela nao estava mamando direito ou meu leite nao estava suprindo suas necessidades.

Tentei de tudo, aumentei a oferta, tomei plasil, aumentei a ingestao de agua, tudo em vão. E mesmo assim, eu me questiono se eu poderia ter feito algo diferente...sei la, talvez oferecer a mama pra ela a cada hora para que ela estivesse sempre estimulada, ou entao tomar 5l de agua por dia (fazia um esforço pra tomar 3l), ou tomar cerveja preta (hahaha).

Dizem que amamentaçao tem um que de hereditariedade. Minha mae nunca amamentou seus 4 filhos, na verdade meu irmao mais velho ela conseguiu por 15 dias, os demais (eu inclusive), ja saiamos da maternidade com a mamadeira a tiracolo. Nunca teve leite. Nunca. Talvez eu tenha puxado isso dela e se foi, entao ao menos fico feliz em saber que por pelo menos 2 meses Manu teve meu peito.

Mas mesmo assim, fica aquela pergunta: O que eu poderia ter feito de diferente para ter tido mais sucesso? Pq a sensaçao que fica hoje eh de derrota mesmo sabendo que ela esta bem, esta ganhando peso com LA, esta feliz...Ou talvez o sentimento mesmo seja mais de saudades, saudades de ter a filha coladinha no meu peito, me fazendo carinho com suas maozinhas, sentindo seu calor

Saudades!

8 comentários:

Alê disse...

Imagino a frustração, mas não permita que o sentimento de "Ah, poderia ter feito isso" prevaleça! As minhas preocupações hoje são as mesmas, menos a de não ter leite. Mas sua experiência só veio me confirmar que não depende só da gente. Tem me ajudado. E graças a Deus vc não foi uma daquelas mães neuróticas que, para dizer "Eu estou amamentando" relutou em dar mamadeira a Manu. Viu que ela não estava ganhando peso e foi logo tomando providências. Tem muita mãe aqui na net que se gabam de certas coisas e conta muito com o ovo no c* da galinha! Dá vontade de dar uns tapas. Tanta teoria besta que me deixa mal. Tenho tantas aflições que só elas já me bastam pra tirar o juízo. Ainda ter saco pra ficar vendo tais comportamentos de falso moralismo me irrita! Ainda mais sobre esse lance de amamentação. Deu deu e acabou! E as mães que tem licença maternidade de apenas 4 meses??? Ela tem que voltar a trabalhar e tem que complementar a alimentação do bebê... Até nisso vejo recriminação de algumas pelo fato do bebê não estar só no peito durante os 6 primeiros meses de vida! Ufa! Grata por me "permitir" desabafar! hahaha #ProntoFalei

Bianca disse...

Ai Rê, eu juro que imagino o seu sentimento, mas cá entre nós, ficar remoendo não vai adiantar mais, né??
Fora que eu, nos meus 6 quase 7 anos de maternidade, já me perguntei várias vezes isso, em várias situações. Por exemplo, quando ele teve que ir para fono por causa da musculatura da boca... todo mundo achava que ele não tinha sido amamentado, e rá! ele foi "só" por 1 ano e 3 meses, rs!
Então minha amiga te digo que tudo é relativo, nem pense em se culpar pq tem coisas que não tem muita explicação mesmo. E bola para frente, né?
beijos

Isis disse...

Rê acho q isso passa de "pai pra filho".E não fique pensando o q poderia ter feito...pq durou o tempo q tinha q durar.
Bjsss

Cláudia Leite disse...

Sei que vc sente muitas saudades de tê-la coladinha em vc, pois amentar é muito gostoso neh? Eu adoro...
Mas foi natural sua transição do LM para o LA, imagina se acaba seu leite de uma vez e ela não pegasse a mamadeira? Ainda bem que ela pegou e está bem agora.
Acredito nesse lance de hereditariedade, pois minha mãe amaentou até o 3ºmês e meu leite está indo embora agora, ela só mama em meu seio de madrugada e uma vez no dia, o restante é LA mesmo.

bjo.

Renata disse...

Re, vc fez de tudo e optou pelo melhor pra ela sem neuroses... Vc que tá certa!!! E vai continua tendo ela coladinha em vc, com peito ou sem peito!!!!
Bjs, Re

Futuros Papai e Mamãe disse...

Querida,
Acho que tudo que você poderia ter feito para ela continuar mamando no peito você fez, porém cada caso é um caso, e graças a Deus Manu se adaptou a mamadeira ;)

Beijinhos

Cris disse...

Oi Re! Não tinha lido ainda não... Tenho certeza que tu fez tudo o que podia para amamentar a Manu, mas infelizmente não deu mais. Pensa assim ó: pelo menos por 2 meses ela recebeu um pouco do teu leite! Dizem que o colostro é o principal, então já estamos no lucro! Sei que é difícil assimilar isso, mas por favor não se sinta culpada por isso. Nossos bebês estão super saudáveis e é isso o que importa! Quem sabe com o próximo filho não teremos uma experiência diferente quanto a amamentação? :)
Beijão querida!

Ananda Etges disse...

A gente sempre se pergunta se não poderia ter feito diferente. Hoje penso que eu me esforcei, mas que muitos fatores atrapalharam no meu processo de amamentação. Um deles foi a família, que nunca deu muito apoio. Outro o turbilhão inicial (eu definitivamente não estava preparada, os pontos incomodavam bastante, o seio rachou,...). Mas enfim, a gente tem que encarar como uma lição para quem sabe com outro filho fazer diferente (ou não, depende da experiência de cada um).

Beijos, Ananda.

http://projetodemae.wordpress.com/