quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Berçário

Continuando com o assunto do berçário, antes que eu comece a minha peregrinação por algumas escolinhas lindinhas, coloridas, com crianças felizes, sujas de tinta e tias com cara de cansada, mas cheias de amor para dar, resolvi buscar na net algumas dicas do que se atentar na hora de visitar os berçários. Vamos lá:

1. Se atente ao projeto educacional apresentado pela escola..sim, bebes de 5 meses seguem uma linha educacional. Eu, particularmente, para esse faixa etaria (leia-se bebes e crianças pequenas), gosto muito da linha construtivista, que faz a criançada por a mão na massa (literalmente).
2. Se atente a segurança do local. Afinal, nao basta a escola ser toda bonitinha, tem que ter tela nas janelas, corrimão, pisos nao escorregadios, etc.
3. As salas devem ser amplas, arejadas com acesso facil a banheiros e, principalmente, o ambiente deve ser lúdico, ou seja, alegre, com os brinquedos e livros acessiveis às crianças.
4. Geralmente, para crianças até 2 anos, eh ideal que haja de 6 a 8 crianças por educador.
5. Por mais imaculado que seja o berçário, quase certo que o baby vai adoecer mais vezes, afinal terá contato com outras crianças, mas mesmo assim eh importante se ater a alguns cuidados com a limpeza, como se certificar que os educadores lavem as maos com frequencia, que os brinquedos sejam higienizados, que as salas sejam limpas, etc.
6. Eu particularmente prefiro berçários que já ofereçam a alimentaçao no preço da mensalidade, assim é uma preocupaçao a menos, sem contar que o baby aprenderá, com os exemplos dos coleguinhas, a se alimentar melhor.
7. Cheque a formação dos professores / educadores, se há enfermeiro de plantão, qto tempo eles tem de casa, como eles se atualizam, etc.
8. Pergunte se o berçário fecha nos meses de férias, se há cursos de ferias e quanto custa. Afinal, vc nao terá direito a duas ferias por ano, entao, com quem deixara o baby nesses meses caso o berçário feche para balanço?
9. De preferencia a berçários perto da sua casa ou do seu trabalho, pois se vc mora numa cidade insana como São Paulo, vc nao quer que seu filho fique duas horas no transito até chegar em casa, ne?
10. A principal dica, vinda de amigas minhas: Escolha o berçário que vc se sentiu bem assim que entrou, geralmente feeling de mãe é imbatível!

5 comentários:

Daniela Freitas disse...

Re, minha dica: Vá conhecer os berçários de surpresa! assim vc vê realmente como é o local! Se fizerem alguma objeção a sua entrada, já é pra desconfiar...Marcando hora dá tempo de maquiarem alguma coisa não muio legal, como esse q eu fui conhecer...Talvez se eu tivesse avisado que ia não teria pego as crianças dormindo no chão!! Affffff

Camila Lima Fregonesi disse...

Nossa... estou passando por isso essa semana. Vou ter que deixar meu pimpolho em uma escolinha que não é a dos meus sonhos, mas é a mais próxima de casa já que terei que pegá-lo a pé.... :(

Anônimo disse...

Todas as dicas são super importantes, especialmente a da Daniela Freitas! Eu fui em alguns berçários que pediram pra voltar depois porque a pessoa que mostraria a escola estava ocupada... não voltei!
E nem sempre a escola mais bonita é a melhor. Visitei algumas novinhas, lindas, onde senti que as crianças eram tratadas como números, era uma empresa e não uma escola. Acabei escolhendo pra minha filha uma escola não tão bonita, meio velhinha, precisando de uma reforma, mas onde senti que as crianças eram felizes. E minha filha adora!
Beijos!

Ci disse...

Também estamos nessa busa Re, pq quero voltar trabalhar tb.
E eu, assim como pensa seu esposo, tenho pavor de babá...rsrsrs...não fui espancada por nenhuma, mas pelo que vejo na tv, não quero.

Minha sogra mora em Taboão e minha mãe ainda trabalha, dai sem chance, né?

Já anotei usn 6 telefones e endereços de escolinha aqui perto de casa...sou como vc, meu sonho é a escolinha construtivista..procurei por escolinhas com o método Piaget, mas aqui perto não tem, só tem no Imirim, dai fica longe pra levar e ai ela vai ficar estressada no percurso.

Vamos ver e rezando pra fazermos ótimosa escolhas pras nossas pequenas. Beijo, Ci

www.douceurdemonmonde.blogspot.com

Si, mãe da Bela e do Lipe disse...

Amiga !!! super boa tarde !!! não aguento de tão linda esta foto da Manu com a linguinha de fora (é para se apaixonar, fala sério) .... mas vamos lá ao post .... estou neste mesmo dilema que o seu ... Isabela vai para escolinha ano que vem, e como isso mexe com nosso emocional né (não saber qual é o melhor, não saber se vão dar o melhor para as piquininhas assim como fariamos, não saber se elas vão estar bem e feliz) pretendo fazer um post com estes sentimentos todos que estou evitando admitir .... masss como vc é minha amiga e esta nesta mesma fase para vc estou contando .... a piquininha lá de casa vai para escolinha e isto esta arrebentando meu coração que já não anda batendo muito bem !!!!

ps.: vim aqui saber de vocês e falei mais de mim ... desculpa estou meio atordoada ultimamente

BEIJOS IMENSOS EM VC E NA PRINCESINHA LINDA DA TIA!!!