segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Brincadeiras de criança

Estava lendo a Crescer desse mes e numa notinha pequenina, eles lembram de como eh gostoso fazer bichinhos com sombras na parede, inclusive passam um site onde ensina algumas sombras..enfim...divaguei e me lembrei de que quando era criança e passavamos as ferias na fazenda, onde pelo menos 2x por semana acabava a luz bem na hora do jantar (e nao sei pq, era sempre no dia que a Maria, a caseira, resolvia fazer nhoque) e depois do jantar a luz de vela, sem ter muito o que fazer, minha mae reunia a criançada e sob a luz das velas, brincavamos de sombra.

Foi ai que eu comecei a lembrar de varias outras brincadeiras daquela epoca, epoca em que as crianças ainda brincavam na rua, epoca em que as crianças saiam de bicicleta pelo bairro todo, atravessando grandes avenidas, época que o maximo de videogame era o Atari e so jogavamos a noite, época sem computador, mas muitos livros, época em que criança dentro de casa era sinonimo de criança doente.

Vieram inumeras brincadeiras a minha mente: amarelinha, esconde esconde, alerta, queimada, barra manteiga, corre cotia, passa anel, elastico, gato mia, cama de gato, caça ao tesouro, stop, escolinha, argila, saquinhos de arroz (acho que chama 5 marias), pular corda, estatua, bingo (que valia chocolate), cachorro quente na piscina..e claro, sombras na parede. Listei tudo isso porque assim como a gente resgata as cantigas de roda quando temos filhos, eu também quero resgatar todas essas brincadeiras e ensina-las a Manu. Brincadeiras simples, que divertem e que ficam na lembrança.

6 comentários:

Dany disse...

Adorei ler esse post! Que gostoso é lembrar da infância...
Re, me passa o site que ensina a fazer sombras... Fiquei curiosa.

Bjs!

Fer disse...

Vc tem TODA razão Re... Se não fizermos isso, nossos filhos não farão ideia que esse tipo de brincadeira sequer existiu. Cabe a nós passarmos isso à eles e darmos continuidade a esse tipo de cultura!
Beijinhos,
Fer
http://coisasdududu.blogspot.com/

Renata disse...

Que delícia, senti até o cheirinho da minha infância!!!!
Bjs, Re

Maya Segers disse...

que nostalgico hehehhehe delicia heim ...brinquei de td isso e mais um pouco e vc tem toda a razao precisamos resgatar essas coisas

beijos

Bianca disse...

Rê, vc sabe que me dá uma alegria no peito quando eu vejo a criançada aqui do prédio jogando queimada, brincando de "polícia e ladrão", puts, eu acho muuuito legal. Óbvio que a competição com os vídeo games é bem acirrada, mas no geral eles dividem tudo bem.
beijos e boa semana

Futuros Papai e Mamãe disse...

Querida,
é uma delicia ler tudo isso e lembra também da minha infância. É triste como as crianças de hoje não dão valor a essas brincadeiras, mas assim como você quero mostrar e ensinar aos meus filhos as brincadeiras saudáveis ..

Beijinhos