quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O tempo na TV

Sempre fui muito encanada com essas crianças que passam o dia inteiro na frente da TV, desde bebes, assistindo a dvds, desenhos, filmes, etc etc...com tanta coisa pra explorar, acho um desperdicio de energia.

Manu demorou muito pra entender o que era uma tv e o que era aquele colorido, animado e musical que passava na tela. Mas depois que entendeu, obvio, curtiu, tanto que ja aprendeu a ligar o dvd e se estamos assistindo algo na tv que nao lhe agrada (tipo o jornal), ela nao tem duvida, vai la, liga o dvd e ja se posiciona a frente da TV para assistir ao que ela quer!

Mas ai, fico me questionando se ela passa muito tempo na TV quando esta em casa. Explico. Quando ela acorda, antes das 7h, eu ligo a tv e a coloco no sofa pra ela assistir ao Barney enquanto toma sua tete. Nesse tempo eu preparo o cafe, coloco a mesa e tal. Quando eu e meu marido sentamos para tomar cafe, ela ja acabou o tete e ai ela se senta com a gente na mesa, se ela nao quiser, ela mesmo acha outra coisa pra fazer, mas a tv a gente, na maioria das vezes, desliga.

Dai, nas hrs que ela fica em casa antes de ir pra escola, eu evito que ela fique na tv, prefiro leva-la pro seu quarto pra gente brincar la ou desco com ela no predio quando o frio permite. Mas tem dias que nao rola, ela pede pra assistir a algum dvd ou esquecemos a tv ligada e quando vemos, la esta ela, hipnotizada.

Na volta da escola, eu ja criei o pessimo habito de ligar o dvd assim que chegamos. Eh quando ela fica assistindo que eu aproveito para desarrumar a malinha da escola, lavar as mamadeiras, montar o banho, essas coisas. Mas, ai eh que a coisa sai do controle, pq nesse horario a tv fica ligada o tempo todo. Ok, Manu nao fica o tempo todo na tv, ela mesmo se entedia e busca outras coisas pra fazer, mas mesmo assim, fico me questionando se ela nao está ficando muito tempo na tv, quando poderia estar explorando outras coisas.

Sei la. Vcs tb se preocupam com isso ou eu que estou viajando?

5 comentários:

Minha Filha Minha Vida disse...

Bom dia !!! eu acho que esta preocupação é MUITO valida, mas eu acredito que durante a semana funciona ...

eu acho que se fosse o caso dela passar o final de semana na frente da tv e vc pedisse a nossa opinião eu diria para tentar mudar a rotina massss eu sei que vocês estão sempre fazendo alguma coisa legal então não é motivo para encucar até mesmo pq os desenhos (pelo menos os da tv paga) são quase todos educativos

beijos

Cláudia Leite disse...

Tb não acho saudável a TV direto, mas não acho que a Manu passe mt tempo em frente dela...
Ela vai pra escola, e lá já realiza outras atividades.

Lembro-me que fui criada pela TV... passávamos o dia todo em frente dela...rsrsrs

Lá em casa meu marido ama televisão, e ela fica ligada o tempo todo, mas eu prefiro música, o rádio ligado, assim a gente se distrai e faz outras coisas além de ficar lá hipinotizado.

bjão!

Mamãe do Otávio disse...

concordo com a Cláudia Leite :)
beijos

Andrea Fregnani disse...

Re, por aqui os DVDs entraram na vida de Alice bem cedo, compramos um DVD player para o carro pois a gente ia fazer uma viagem longa de carro qnd ela estava com 4 meses e meio, comecei pesquisar bons desenhos, nunca achei que ela assiste muito, acho que é igual a Manu, um pouco pela[ manhã e um pouco a tarde, agora por ex estamos ouvindo Balão Mágico (direito do tunel do tempo) e a TV desligada. Acho duas coisas importantes, a criança ter bons programas para ver e muitas outras atividades, dessa forma a TV vira uma boa aliada qnd queremos pelo menos tomar um café,
bjs

kakaalvarez disse...

Eu não sei... Não me ligo muito nisso sabe... Aqui em casa a TV fica ligada direto, mas na maior parte das vezes fica falando sozinha, pq estamos fazendo outras coisas, ou nos revezando entre TV e outra atividade. Bia não dá a mínima pra TV, o que mais distrai ela é, claro, a galinha pintadinha, mas mesmo assim não por muito tempo.... Eu não encano muito com isso pq sei que daqui a um tempo fugirá do meu controle então, deixo rolar... E como vc disse, as vezes a TV tá ligada e a Manu tá distraída com outra coisa, então...
Bjus!