segunda-feira, 18 de julho de 2011

No seu tempo

Quando eu era pequena, meus irmao iam nas ferias a um acampamento e sempre voltavam animados, cheios de historia pra contar. Dai, eu enchi a minha mae de que eu também queria ir pro mesmo acampamento nas ferias seguintes, na epoca eu tinha 8 anos e minha mae me perguntou se eu tinha certeza disso, afinal, seriam 10 dias longe de casa, bla bla bla. Eu claro, disse que siiiiimm.

Passei os 10 dias do acampamento chorando, nao queria participar de nenhuma atividade, so queria a minha mae, escrevia diariamente para a minha mae pedindo que ela viesse me buscar e ela, vim a saber mais tarde, dizia pra diretora: ela implorou pra vir, agora ela ficara ate o final. Hoje eu imagino o quanto deve ter doido pra minha mae ter tido essa atitude. Enfim, nunca mais pedi pra ir pra acampamento, ate que com 13 anos, vi uma propaganda de um outro acampamento e pedi pra ir. Minha mae, meio ressabiada, perguntou: vc tem certeza? E eu, siiiiiim. Fui, amei, e continuei indo em todas as ferias, janeiro e fevereiro, ate meus 17 anos. O que mudou dos 8 aos 13, nao foi muito o lance da idade, ate pq tem crianças que vao pra acampamentos com 6 anos numa boa, mas sim que com 8 anos eu nao estava preparada, nao era a hora.

Enfim, contei tudo isso pq esse final de semana percebi com a Manuela que temos que respeitar o tempo de desenvolvimento e amadurecimento dos nossos filhos e cada filho tem um tempo. Marido queria ir pra praia e eu dizia que nao, que Manu so tinha 2 meses, era muito pequena pra pegar a serra, mas fomos a pediatra na sexta e ela disse que nao tinha problema viajar com ela..enfim, meu argumento caiu por terra e no sabado fomos nos 3 + Cuca pra praia. Manu se comportou lindamente no carro (so chorou um pouco no trecho de serra da tamoios), Cuca tb veio bem (nem vomitou), o dia estava lindo, um prenuncio para um otimo final de semana.

Chegamos la na hr do almoço e foi aquela festa, Manu pulou de colo em colo, foi com meus sogros, com minha cunhada, ganhou baba da prima..mas eis que o dia foi passando e nada da Manu dormir, ela cochilava no meu colo, mas qdo a colocava no berço (aqueles que montam), ela acordava e chorava..e assim foi choro, irritaçao, nao ficava no berço, mais irritaçao, td mundo palpitando (assunto pra outro post), ate que me deu os 5 minutos disse pro marido: arruma as malas, vamos voltar pra Sao Paulo, Manu esta estranhando o quarto, o berço e pelo jeito vai ser assim a noite toda e eu nao vou aguentar.

Era 21h quando pegamos a estrada de volta pra Sao Paulo. Foi colocar a Manu no bebe conforto que ela dormiu a viagem toda, chegou em casa, mamou e capotou ate as 6h, mamou de novo e dormiu ate as 10h. E ai eu conclui que ao irmos pra praia com ela tao novinha, nós forçamos a quinta do Fusca (como diz meu irmao), nao respeitamos seu tempo, sua evolução.

Manu eh uma bebe fofa, vai com todo mundo, mas ela tao eh sensivel, as novidades tem que ser introduzidas aos poucos, e eh assim que faremos. Ja decidimos que tentaremos de novo daqui a um mes. Também vou começar a acostumar ela a dormir no berço desmontavel que tem no meu pai (hj ela nao fica nele nem por 1 minuto que ja chora - ela realmente estranha esse tipo de berço), pq ai ela não estranhara tanto qdo formos pra praia..e assim vamos, respeitando seu tempo, seu desenvolvimento e caminhando devagarzinho.

6 comentários:

Thania disse...

Concordo!
Bebes tem seu tempo e nao adianta a gente querer fazer as mesmas coisas q faziamos antes deles existirem!
Ser mãe é abdicar um pouco, esperar um pouco pra retomar o q faziamos antes!
Nada q mexa com a rotina deles é bacana, nem pra eles nem pra nós!

Bjs

Fer disse...

Também penso assim. Se o filho do vizinho andou com 1 ano, o teu não é obrigado a ter a mesma façanha.... e com relação às novidades, tem que ser aos poucos mesmo, senão não tem jeito... é choro e stress.
Beijinhos,
Fer
http://coisasdududu.blogspot.com/

Unknown disse...

Concordo, Renata, precisamos estar bem atentas, cada bebê tem seu jeito, seu tempo, nós viajamso com a Alice qnd ela estava com 4 meses e meio, viagem longa, mais de 500 km, berço desmontável tb, e foi tudo bem, ela adora novidade e não estranha ambientes diferentes. Acho legal vc ir acostumando ela aos poucos no berço desmontável ;)
bjs

Daniela Freitas disse...

Re, será q agora eu consigo comentar ? TESTE!

Dany disse...

Verdade, Re. Tudo tem seu tempo. Em breve Manu vai se acostumar com novos ambientes, mas nada melhor que esperar o tempo dela.
Beijocas!

Pequenos Modernos disse...

É verdade, cada criança tem seu tempo e lida diferente com certas mudanças..

Parabéns pela filhota ela é linda! beijinhos