terça-feira, 19 de julho de 2011

Palpiteiros de plantão!

Dizem que se conselho fosse bom, nao seria de graça. Eu vou alem, digo que se palpite servisse pra alguma coisa, você deveria receber por cada palpite que teve que engolir sem poder retrucar!

Eu nao palpito na vida dos outros, no maximo eu aconselho quando me eh solicitado, repito, quando me eh solicitado. Agora, se meter, dizer que eh isso nao aquilo, questionar o que vc esta fazendo, duvidar do seu conhecimento, isso eu nao faço. Posso sim comentar alguma atitude com meu marido, dar o meu palpite pra ele, dentro da minha casa, que eu sei que o assunto morrera lá, mas nunca diretamente para a pessoa, afinal, cada um leva a vida que acha ser melhor, cada um cria o filho da forma que acha melhor e, mais importante, ninguem conhece melhor o filho do que os pais.

E o mundo está cheio de palpiteiros, pessoas com boas e mas intençoes so esperando um espaço para adentrar na sua vida e te dizer como vc deve proceder. E ja percebi que quando vc tem filho os palpiteiros de plantao se multiplicam. Quando sinto que o palpite foi inocente, quando sinto que de alguma forma a pessoa so esta querendo ajudar (todos os palpiteiros no fundo sempre querem ajudar, ne?), juro que nao me importo com o palpite, porque as vezes o palpiteiro pode estar certo, e se sei que nao está, simplesmente sorrio e ignoro.

Mas (sempre tem um mas) quando o palpite deixa de ser produtivo e torna-se destrutivo, isso me acaba. Quando sinto que o palpiteiro está no fundo questionando a minha capacidade, está intrinscicamente me criticando, está colocando a prova meu conhecimento, me quebra as pernas. Nessas horas eu respiro fundo, puxo de dentro de mim a paciencia budista, faço cara de paisagem e morro. Isso mesmo, morro por dentro. Eu nao retruco para nao criar um mal estar, mas por dentro isso me mata, fico com raiva, fico remoendo.

Minha vontade nessas horas eh mandar a pessoa a merda e dizer poucas e boas, mas nao da, pq sao sempre pessoas proximas e vc nao quer criar um mal estar por causa de um palpite mal dado e de forma alguma engolido. Entao fico remoendo, me chateio. Marido disse que o melhor a fazer eh ignorar, entrar por um ouvido e sair pelo outro, pq sempre haverá palpiteiros, ainda mais agora com a Manu, mas eu ainda nao desenvolvi esse meu lado To Nem Ai, pois se pisam no meu calo, eu to ai sim, porque doi!

6 comentários:

Talita disse...

Até que eu ainda não recebo palpites não mas confesso que às vezes dou. Não sei se chega a ser palpite mas caso eu leia que a pessoa está com alguma dúvida ou quase ficando doida e eu tenha lido algo sobre o assunto, colo a fonte e tento explicar o que entendi.
As pessoas tendem a duvidar da capacidade de nós, mães de primeira viagem, acho isso tão injusto...

Beijos e que essa fase passe logo!

Fer disse...

Engraçado, que esse lance de palpites nasce na maternidade, junto com o bebê.... Cada pessoa que vai visitar a criança leva uma lembrancinha e um palpite... Para TUDO!
Eu tenho meu lema: a única pessoa que eu tomo o palpite como lei é o pediatra, e ponto! Se eu for ouvir TUDO o que me dizem, enlouqueço. Claro, que as vezes é possivel levar alguma coisa em conta, no mais, é fazer o q teu marido disse (entra por um ouvido e sai pelo outro), caso contrário, é fácil surtar!
Beijinhos,
Fer
http://coisasdududu.blogspot.com/

Isis disse...

Sou igualzinha a vc!Me da uma vontade de chutar o balde as vezes.Então como vc disse q depois q tem filhos almenta o numero de palpiteiros,vou começar a treinar minha paciência!
bjs

Alê disse...

Rê, ajo exatamento assim. Pra não me indispor. E sempre não respondo à altura pensando nas outras pessoas que gostam e convivem com tal pessoa. Mas fico exatamente como vc! Remoendo tudo por dentro. E tem um agravante: eu tomo antipatia eterna por esta pessoa. E a impressão deixada/causada é a que fica por um bom tempo na minha memória. A resposta não passa da ponta da minha língua e depois eu desabafo com meu marido hahahaha. Sofro com isso, e a Ana Luísa ainda está do lado de dentro. Imagina quando ela sair???

Lu Novaes disse...

Somos duas Rê, quando não respondo sinto que estou morrendo por dento... Quando não aguento e respondo me sinto mal por ter sido grossa...
Meu marido consegue numa boa ignorar e seguir em frente e acha que para mim é tão fácil quanto é para ele...

teresa disse...

uii podes crer , ainda no domingo me saltou a tampa com uma minha tia que não parava de dar palpites ...

beijinho ..