sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Manu e a escola - Voltando ao normal

E a tempestade aparentemente esta passando! Manu não abriu mais o berreiro essa semana quando a deixei na escola, exceto hoje :-(, mas ja enxergo isso um progresso! Ufa!


Tudo isso graças a uma pequena mudança na minha atitude. Lembram que eu comentei que eu ficava com a Manu ate vir a professora, que as vezes ate acompanhava ela ate a sala e tal? Pois bem, tudo errado. Quanto mais tempo eu ficava com ela, mais ela se apegava a mim. Obrigada as minhas amigas Mari e Fe que me abriram os meus olhos, dizendo que o melhor era deixar e sair.

Desde terça eu mudei de atitude e com isso, Manu mudou também.

Eis o que estou fazendo:
- combinei com o porteiro que assim que ele me avistasse dobrando a esquina, era pra ele já ligar no mini maternal e chamar a professora. Desta forma, quando eu chego na escola, a professora já está la esperando para pegar a Manu e leva-la pra classe. Antes eu ficava com ela esperando a professora vir e ai, já viu, grudava.
- Não pego mais a Manu no colo. Isso mesmo. Se vou de carro ou no carrinho, assim que tiro ela, coloco a Manu no chão e faço ela entrar andando na escola, segurando na minha mão. Com isso não tem mais aquela coisa de tirarem ela do meu colo. No primeiro dia que fiz isso a Manu assim que entrou na escola já gritou de alegria. Vai entender!!
- Não enrolo mais. Professora pega a Manu e eu saio de fininho. Nem dou tchau pra não dar brecha pra ela mudar de ideia.

E eh isso. Tudo isso so me fez ver uma coisa, as vezes o menos é mais!! As vezes precisamos deixar que eles construam a sua independência e segurança sozinhos, precisamos largar para eles caminharem, precisamos acreditar e confiar em nós e neles.

Obrigada a todas pelas inúmeras palavras amigas que vcs tanto me derem desde que o episodio “eu não quero ficar na escola” começou!

3 comentários:

Cláudia Leite disse...

Manu,

Eu sempre deixei a Bella e saí rápido, sem despedidas,mas em geral porque sempre estou em cima da hora...rsrsrs.

Que bom que as coisas melhoraram!

Fernanda Lucas disse...

Aê palmas pra vc!!!!
Crescer dói amiga, na gente e nelas!
Bjos e bom final de semana

Maria Thereza Pinel disse...

Ainda bem que as coisas estão melhorando por ai!
E a Lara que agora não quer mais ir pra "colinha"?
heheh

Acho que é efeito das férias ainda!