quarta-feira, 15 de junho de 2011

De volta a estaca zero

Hoje tivemos consulta de 1 mes da Manu...fui sola, a pe, empurrando o carrinho (a pediatra fica a algumas quadras de casa)...cheguei la e quase comecei a chorar na frente da medica, tamanho o meu desanimo. Ja faz alguns dias que Manuela nao dorme, quase nao tira soneca de dia e a noite, eh um deus nos acuda, chega a ficar 4 horas acordada e durante todo esse tempo, eh chororo pra ca, chororo pra la, reclama aqui, resmunga ali...eh nos la, naquela tentativa e erro, da funchicoria, da remedio pra gases, reza, pede piedade ao anjo da guarda, chora junto, se desespera...enfim...e hj de manha nao foi diferente, fiquei uma hora e meia tentando faze-la dormir e nada, so chorava, reclamava, nao relaxava.

Quando marido ligou dizendo que nao poderia ir na consulta comigo, eu desabei e chorei..na consulta relatei tudo o que estava acontecendo, disse que nao sabia se era fome, refluxo (Manu tem muito refluxo, toda mamada tem uma bela gorfada) ou gases..enfim, cheguei a dizer que estava me achando incompetente pois eu nao conseguia sequer faze-la dormir.

Depois de pesa-la, examina-la, brincar com ela e enfim, o veredito: FOME!! Isso mesmo, Manu nao ganhou quase nada de peso esse mes, so miseros 300gr, ou seja solamente 10gr por dia...todo meu esforço de dar de mamar a cada duas horas nao surtiu mais o efeito desejado e, portanto, possivelmente, todo esse chororo dela eh de fome e, obvio, quando se tem fome, nao consegue dormir ne? Em contrapartida, a danadinha cresceu 4 cm em 1 mes, eh praticamente a Gisele Bundchen.

Claro, que nao descartamos o refluxo que deve deixa-la incomodada e os gases que ela tem tido toda noite, mas primeiro vamos eliminar o fator fome.

Conclusao: entraremos com complemento: Nan HA. Ele nao substituira as mamadas, mas sim vai complementar..entao primeiro terei que dar o peito e depois a mamadeira. Eu tb terei que fazer minha parte (de novo): beber mais liquido e tomar 20 gotinhas, 3x ao dia, de extrato de algodoeiro, que dizem ser otimo para estimular a lactaçao. A medica disse que era para usarmos o bico liquidos finos da Nuk que ele imita bem o seio, nao so no formato, mas na força da sucçao que a Manu terá que fazer para mamar. Liguei pro marido e pedi pra ele comprar o leite e o bico (ou a mamadeira)..espero que o bico sirva em outras marcas, pq tenho 3 marcas diferentes de mamadeiras em casa, mas nenhuma eh Nuk, e seria uma judiaçao ter que comprar uma quarta marca, ne?

Sai de la mais aliviada e confiante, nem me importando com o LA, cuja hipotese a umas semanas atras tanto me aflingia...eh aquele negocio, estou fazendo a minha parte, mas se a bichinha tem um metabolismo acelerado e precisa comer um guinu para ganhar peso, que culpa eu tenho, ne? O importante eh ve-la bem, alegre, relaxada e com dobrinhas. Fiquei de ligar na medica na sexta para relatar se o chororo e toda a irritaçao dela melhoraram e, retorno la na segunda para uma nova pesagem. E assim vamos...

10 comentários:

Cláudia Leite disse...

Oi!
Nem se importe mesmo com a questão do LA, pois quando começamos com ele as coisas só melhoraram por aqui.

Bjão!

Fer disse...

O Dudu nunca ganheou muito peso, não.... estava sempre na linha mediana do peso. Em compensação, ele sempre estava acima da linha da altura, e o pediatra sempre defendia que era o biotipo dele. Magro e alto. Como ela está na linha do crescimento, e do peso?
Não que eu seja neurotica contra complemento, acho que quando necessário, não mata ninguém, só vem a ajudar.
Boa sorte, e que ela fique mais calminha e deixe a mamãe descansar!
Beijinhos,
Fer
http://coisasdududu.blogspot.com

Amanda disse...

Rê, sei que é comlicado, qndo dei o LA pela primera vez chorei mto, mas aqui era igualzinho! a Maju ficou uns quatro dias pendurada no peito sem dormir nadica, minha mãe falou que comigo foi igualzinho tbm, qndo dei o LA ela dormiu por 4 horas seguidas, imagina como chorei, né??? Me senti incopetente por não amamentar, por não ter notado que poderia ser fome, por vários motivos, mas parei de me culpar, o importante é ver minha pequena de barriguinha cheia! Agora o LA tem sido a principal fonte de alimentação dela, mas ainda dou o peito ao menos 1 vez por dia, qndo tenho sorte são três vezes!!!!!
Espero que tudo se acerte por ai, estou torcendo para o LA ser passageiro para vcs! bjnhosssss

Renata disse...

Re,tô torcendo pra que a introdução do LA traga paz e calmaria pra vcs!!! Isso aí, o importante é ela estar tranquila e de barriga cheia!!!!
Bjs, Re

Bianca disse...

Rê, e lembre-se principalmente que para o bebê estar bem a mãe tem que estar bem tb, então não adianta, vc tb tem que se cuidar, descansar... Como já disse aqui, uma mamdeira pode ser dada com o mesmo amor do que o peito, conheço um monte de criança que nem amamentada foram e estão ótimas, felizes e sem "doencinha" nenhuma...
Força na peruca que vai dar tudo certo!
beijo

Karla Leal disse...

Re, é exatamente o que a Bianca falou. Não tem essa de que quem mama no peito tem mais vínculo com a mãe do que quem mama na mamadeira. As pessoas e a "mídia" fantasiam muito as coisas... vamos cair na real. Amamentar é lindo demais e super importante, mas o que importa mesmo é o amor que você trasmite a Manu, seja da forma que for. Você vai ver agora como ela vai melhorar... isso aconteceu com o Theo também.
Toma Nan desde 3 dias de vida e nunca teve nada (GAD), é uma criança feliz, saudável e super carinhosa e esperta.
O importante é vocês duas ficarem bem, nada mais.
Beijos! Depois dê notícias.
Ah, e a Cuca?

Fernanda Lucas disse...

Olá, primeira vez que venho aqui...
Minha filha nunca ganhou peso exagerado, sempre esteve no limite para baixo da curva de peso, no entanto esta sempre acima da média em altura, coisa de biotipo mesmo!
Quanto ao NAN, pense que você esta alimentando sua filhinha, suprindo a fome dela, não importa o método!
Bjos e sorte!

Mariana disse...

Oi Re,
que bom q descobriram a causa, agora é entrar com o LA e as coisas irão melhorar...
minha prima da o LA desde que a bebe dela nasceu, hj ela tem 3 meses e está otima, super saudavel, dorme iper bem... Acho que isso só ajuda viu.
sobre o refluxo fique de olho sim... Ninguem queria falar que a Rafa tinha refluxo, ficamos 1 mes sofrendo com ela chorando após as mamadas, achavamos que era cólica, mas não, era refluxo (ela não vomitava, era interno). Começamos o tratamento com 2 meses e ela virou outra criança, super tranquila, boazinha... Fica de olho ta?
Bjs
Mari

Mamãe do Otávio disse...

Boa Sorte! :)
bjsssss

Cintia disse...

Rê florzinha toda minha solidariedade a você, sei bem o que você está passando e sentindo, passei por isso tbm e toda vez era ela chorando de um lado e eu do outro, qdo passei a dar o LA me senti ainda pior pois eu tinha desejo de ter aqueles peitos cheios de leite e que ela fosse super fofa cheia de dobras hahaha mais nada disso aconteceu mesmo com o LA a minha menina nunca engordou mais que 380/400 ou 450g no mês.
Se for dela (do metabolismo mesmo) ela continuará assim, sinta se consola porque querida você não está sozinha nessa tá!
Muita boa sorte nesta etapa.
Bjokas Nosssas