sexta-feira, 3 de junho de 2011

Interaçao

Estava meio encanada que eu nao saberia interagir com a Manuela nessa fase de bebezica, alias, achava que nem tinha que interagir, afinal, se ela nao esta mamando, ela esta dormindo e se nao esta dormindo, esta chorando porque quer dormir, entao ficava me perguntando, no meio dessa rotina toda, onde entraria a interaçao e o que fazer com um bebe que nem consegue segurar um chocalho?

Há um tempo atras eu salvei no micro uma materia que saiu no site do bebe.com.br com ideias de interaçao com bebes em diversas etapas. Lembrei disso agora e reslvi postar o que eles sugerem para fazer com bebes que ainda nao sentam, como a Manuela. Segue a listiha:

1. Converse com ele
Acredite: ouvir a sua voz, o som que mais o acalma no mundo, é uma verdadeira brincadeira. Fale bastante, conte o que está acontecendo a sua volta, explique o que está fazendo, trocando a fralda, dando banho, amamentando... Lógico que ele não entenderá o significado exato, mas captará seus bons sentimentos.

2. Cante
O bebê vai adorar ouvir sua voz e vai entender que a música é outra forma de comunicaçao. Relembre as cantigas de roda que sua mae cantava para você na infância e suas atuais músicas preferidas. Vale tudo desde que você o faça com prazer.

3. Faça caretas
bebês adoram olhar rostos e vai adorar ver sua boca, seus olhos e suas maos em movimentos diferentes. Mesmo que ele não demonstre grandes reaçoes, como dar risadas, ficará entretido tentando entender.

4. Mímicas
Fazer mímicas para ele também é uma forma de interaçao. O bebê vai, no mínimo, achar engraçado ver os pais se mexendo de forma diferente.

5. Mostre objetos diferentes
Mostre a ele objetos como chocalhos, mordedores e móbiles e ensine como eles funcionam. Na frente do bebê, aperte, rode, agite o brinquedo várias vezes. Assim ele aprende como cada coisa funciona. Coloque o acessório perto para que ele tente segurar. Ainda é cedo para conseguir, mas as tentativas sao válidas e irao ajudar no seu desenvolvimento motor

6. Mostre a paisagem
Bebês adoram janelas! Fique perto do vidro e mostre a paisagem lá fora, as gotas da chuva, o gato da vizinha, o cachorro que passeia na calçada, as flores, os carros e os avioes no céu. Com o tempo, o bebê vai apontar os dedinhos e até reconhecer alguns nomes.

7. Brinque com sua voz
Em algumas conversas, faça vozes mais grossas e mais finas, fale rápido ou muito devagar, imite os sons dos animais. Talvez você consiga até algumas gargalhadas.

8. Rode, pule
Segurando o bebê no colo, rode, leve na altura da sua cabeça e desça, pule. Eles vao adorar as novas sensaçoes que esses movimentos proporcionam. Tome cuidado apenas para sempre deixar a coluna e o pescoço apoiados em seus braços. Nada de grandes malabarismos enquanto o bebê não estiver firme.

9. Esconde-esconde
A tradicional brincadeira de "Cade? Achou!" é sempre um sucesso. Esconda seu rosto com as maos ou com um pedaço de pano e brinque bastante. Se o bebê não ficar irritado, vale também esconder o rostinho dele. Além de divertir, seu filho aprenderá que quando algo desaparece, não significa que deixa de existir. O objeto vai e volta. E isso vai ajudá-lo inclusive a aprender que você também vai e volta.

10. Com os dedos
Outra brincadeira bem tradicional e simples, mas que muita gente esquece: finja que seus dedos sao formiguinhas e vá "andando" pelo corpo do bebê. As risadinhas estao garantidas...

11. Pisca-pisca
Use os olhos para piscar! Pisque devagar, depois rápido, revire os olhos, feche e abra em velocidades diferentes. Os bebês adoram ficar observando essas açoes e com o tempo tentarao imitar.

12. Bichinhos
Deixe o bebê perto de bichinhos de pelúcia de diferentes cores, formatos e texturas para ele conhecer novas sensaçoes táteis e visuais. Encoste o ursinho nele e deixe que sua maozinha o toque da forma como ele conseguir, por exemplo.

13. Fantoches
Use os bichinhos também como um tipo de fantoche para conversar e cantar. Os bebês se divertem muito observando os brinquedos criarem vida.

14. Rolar
Deite ao lado do bebê na cama ou no edredom e estimule os seus movimentos rolando seu corpinho, colocando ele de bruços. Aperte o colchao para seu corpo dar pulinhos, como se estivesse em uma cama elástica. Ele vai amar!

15. Dançar
Dance com o bebê no colo. Faça isso ouvindo músicas diferentes para alternar movimentos mais rápidos e mais lentos.


Vou começar a colocar isso em pratica, nas vezes que ela ficar acordada e eu perdida sem saber o que fazer com ela. E vcs, o que vcs faziam com seus babies nessa fase? Aceito novas ideias.

7 comentários:

Mamãe do Otávio disse...

Legal... adorei o post!

Carol disse...

ótimas dicas!
na verdade, eu faço muito disso, meio que instintivamente. Sinto que o Lucas curte muito a minha voz e sempre que eu falo "mamãe está aqui com você, não precisa ficar nervoso", ele se acalma. Acho que é o tom da minha voz e a segurança que passo, obviamente ele não entende. Só não tenho muito saco pra cantar... mas sempre ponho musiquinhas e canto junto pra ele ouvir, hehehe.

boa sorte nas brincadeiras, viu?!

beijão

Renata disse...

Achei tudo isso tão fofo!!!! :-)
Bjs, Re

Amanda disse...

Nossa, Rê, mto legais essas dicas. Eu meio que faço mto disso com a Maju. Mas o Maridex tinha mta dificuldade em interagir com ela no começo, mas devagar ele foi acostumendo. Vc vai ver que rapidinho ela começa a "responder" aos estimulos, por isso é mto importante já começar a interagir com ela! vc vai pirar com os primeiros sorrisos intencionais

Fer disse...

Geeeente.... estou tentando lembrar o que eu fazia com ele nessa fase, mas não consigo.... engraçdo como a gente esquece das coisas. Minha cunhada grávida vive perguntando coisas de quando eu estava grávida e eu não lembro. Doida, né?
Mas amei o post, creio que poucas mamães sabem que podem fazer tantas coisas para estimular os bebês. Parabéns!
Beijos,
Fer
http://coisasdududu.blogspot.com

disse...

Re, quando João estava nessa fase ele dormia demais, mas quando estava acordado eu deitava ele na minha cama e conversava MUITOOOOOO com ele, as vezes colocava música de criança e cantava junto também. Outra coisa que ele adorava era quando eu o colocava no bebê conforto no chão da sala e Tinoco (meu dog) vinha e sentava ou deitava perto dele, ele nem piscava olhando pro Tinoco. Também andava com ele pela casa conversando e mostrando as coisas (parecia uma louca, rsrsrsrsrs), mas ele gostava também!
Bjo

Unknown disse...

Renata, eu tinha medo de nãos er criativa com a Alice, mas assim que ela nasceu baixou um santo em mim, ela tem música pra troca de fraldas, os primeiros brinquedinhos dela todos tem música de autoria da mamãe hihihihi e tb comprei um livro de estórias e sentava ao lado dela e lia, e ouvíamos música e um monte de coisas, ela adorava,
Muito legal as dicas ;)
bjs