sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Mel para bebes

Cenário:
Manu com uma tosse de dar dó.

Diálogo:
Marido: vamos dar mel pra ela, ajuda a soltar o catarro
Eu: nao pode dar mel para bebes menores de 1 ano
Marido: quem disse?
Eu: A Anvisa
Marido: por quê?
Eu: porque a criança pode desenvolver botulismo infantil e afetar o sistema neurológico
Marido: desde quando? Isso eh frescura, na nossa epoca nossas maes preparavam nossa mamaderia com mel.
Eu: na nossa epoca as crianças ficavam doentes e ninguem sabia o motivo. Hoje sabem!
Marido (me provocando): vai dormir, vai...amanha a Manu vai acordar sem tosse, hihihi

Os fatos:
Na ultima consulta a pediatra disse para aguardarmos ate a Manu completar 1 ano para darmos mel, ela até enfatizou que antigamente ela liberava, mas depois de varios estudos, resolveu seguir as orientações da Anvisa.

Segundo a Anvisa, há estudos que comprovam que a bactéria causadora do botulismo infantil está presente em 7% dos mels avaliados, independente da sua procedência (artesanal ou industrializado) e recomenda, como medida preventiva, a nao ingestao por bebes menores de 1 ano. Claro, a doença eh considerada rara, mas eh melhor prevenir do que remediar.

O botulismo é uma intoxicação alimentar que atinge o sistema nervoso e pode causar tremores, moleza no corpo, dificuldade de ingerir alimentos e falta de apetite. Em casos mais graves, pode ocorrer o risco de insuficiência respiratória e de complicações neurológicas.

Os sintomas, dificuldade para engolir, vômitos, diarréia, fraqueza ou paralisia de algum membro, surgem geralmente 1 semana após o contágio. Por isso, se voce, mae, resolveu ajudar sua filha que tanto tossia a liberar o catarro e lhe tacou uma colher de mel, nao se desespere. Se após 1 semana ela continuar linda e faceira, entao pode relaxar que a bactéria passou longe.

To be on the safe side, Manu so experimentará mel na sua festinha de 1 ano!!

4 comentários:

Fer disse...

Concordo com vc.... e quando eu dizia não ao mel, me olhavam (sogra e afins) como se eu fosse um ET. O mundo evolui, né?
Com certeza quando a Manu tiver os filhos dela, ela virá com umas modernices e vc terá que aceitar... hehehehehe O que será que vem pela frente?
Beijinhos,
Fer

Maria Thereza Pinel disse...

Eu era doida pra dar mel pra Lara também, mas desde sempre que eu sabia que não era recomendado para menores de 1 ano.
Tem também o fato de que, se a criança tiver alergia, ela não conseguirá se comunicar ou dar indícios, e pode acabar morrendo asfixiada.

Ainda bem que a mamãe é ligada e sabe de tudo... se dependessem desses pais! hhehehehe
Brincadeira!

Beijo!

Fernanda Lucas disse...

Re…
Como boa mãe hippie(kkkk) dei mel a Isadora pela primeira vez aos 5 meses, quando ela pegou uma tosse horrivel…
Hoje em dia ela adora comer mel com cereal e frutas rs…
Bjos

kakaalvarez disse...

Mel tb não é bom para o sistema gastro-intestinal de bebês menores de 1 ano. Tenho um primo que tomava o famoso mel na chupeta e hoje tem problemas sérios de estômago, meu avô é apicultor e sempre diz que mel pode dar "dor de barriga" em crianças pequenas.