Cenário:
Manu com uma tosse de dar dó.
Diálogo:
Marido: vamos dar mel pra ela, ajuda a soltar o catarro
Eu: nao pode dar mel para bebes menores de 1 ano
Marido: quem disse?
Eu: A Anvisa
Marido: por quê?
Eu: porque a criança pode desenvolver botulismo infantil e afetar o sistema neurológico
Marido: desde quando? Isso eh frescura, na nossa epoca nossas maes preparavam nossa mamaderia com mel.
Eu: na nossa epoca as crianças ficavam doentes e ninguem sabia o motivo. Hoje sabem!
Marido (me provocando): vai dormir, vai...amanha a Manu vai acordar sem tosse, hihihi
Os fatos:
Na ultima consulta a pediatra disse para aguardarmos ate a Manu completar 1 ano para darmos mel, ela até enfatizou que antigamente ela liberava, mas depois de varios estudos, resolveu seguir as orientações da Anvisa.
Segundo a Anvisa, há estudos que comprovam que a bactéria causadora do botulismo infantil está presente em 7% dos mels avaliados, independente da sua procedência (artesanal ou industrializado) e recomenda, como medida preventiva, a nao ingestao por bebes menores de 1 ano. Claro, a doença eh considerada rara, mas eh melhor prevenir do que remediar.
O botulismo é uma intoxicação alimentar que atinge o sistema nervoso e pode causar tremores, moleza no corpo, dificuldade de ingerir alimentos e falta de apetite. Em casos mais graves, pode ocorrer o risco de insuficiência respiratória e de complicações neurológicas.
Os sintomas, dificuldade para engolir, vômitos, diarréia, fraqueza ou paralisia de algum membro, surgem geralmente 1 semana após o contágio. Por isso, se voce, mae, resolveu ajudar sua filha que tanto tossia a liberar o catarro e lhe tacou uma colher de mel, nao se desespere. Se após 1 semana ela continuar linda e faceira, entao pode relaxar que a bactéria passou longe.
To be on the safe side, Manu so experimentará mel na sua festinha de 1 ano!!
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Concordo com vc.... e quando eu dizia não ao mel, me olhavam (sogra e afins) como se eu fosse um ET. O mundo evolui, né?
Com certeza quando a Manu tiver os filhos dela, ela virá com umas modernices e vc terá que aceitar... hehehehehe O que será que vem pela frente?
Beijinhos,
Fer
Eu era doida pra dar mel pra Lara também, mas desde sempre que eu sabia que não era recomendado para menores de 1 ano.
Tem também o fato de que, se a criança tiver alergia, ela não conseguirá se comunicar ou dar indícios, e pode acabar morrendo asfixiada.
Ainda bem que a mamãe é ligada e sabe de tudo... se dependessem desses pais! hhehehehe
Brincadeira!
Beijo!
Re…
Como boa mãe hippie(kkkk) dei mel a Isadora pela primeira vez aos 5 meses, quando ela pegou uma tosse horrivel…
Hoje em dia ela adora comer mel com cereal e frutas rs…
Bjos
Mel tb não é bom para o sistema gastro-intestinal de bebês menores de 1 ano. Tenho um primo que tomava o famoso mel na chupeta e hoje tem problemas sérios de estômago, meu avô é apicultor e sempre diz que mel pode dar "dor de barriga" em crianças pequenas.
Postar um comentário