quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Candidíase

Se nao bastasse a dermatite, Manu agora está com candidíase externa na periquita (externa porque nao eh la dentro, eh fora). Começou com uma bolinha, que virou uma feridinha e dai algumas outras surgiram, vermelhas. Manu nem tchum pra elas, eu encosto e esfrego o dedo pra ver se ela reclama, mas parece que nem sente nada.

Como nao saberia explicar pra pediatra como eram as feridinhas, tirei foto da periquita da Manu e mandei pra ela por email. Ontem a noite ela me ligou, suspeitando ser candidíase. Receitou uma pomada de nistatina, para usar intercalando com a pomada de assadura que eu uso normalmente. Comecei ontem a noite, e hoje de manha as feridinhas já nao estavam tao vermelhas.

A candidíase eh super comum em bebes. Eh causada por um fungo, geralmente devido ao calor e a umidade. Pode acontecer nos genitais e na boca, neste último caso, ela eh popularmente chamada de Sapinho (hoho, essa todo mundo conhece, ne?).

Sabe que eu estou desconfiada que a Manu teve sapinho (ha umas semanas atras, ela estava com umas manchas brancas no labio e na lingua, mas, de novo, nem tchum..e depois sumiram) e acho que o sapinho pegou o elevador e desceu uns andares, e ai, com a introduçao da papinha que deixa o organismo mais propicio a assaduras, ele fez a festa na minha filhota!!

Oh well, cada dia um aprendizado!

10 comentários:

yahhh disse...

Ahh que pecado. Mas ainda bem que ela nem está se incomodando né? rsrs! Beijos

Carol Garcia disse...

hahaha
sapinho pegou elevador????

adorei!

e sim. eu morro de medo de ser mãe de menina. nem parece que sou uma

bjocas e melhoras

Si, mãe da Bela e do Lipe disse...

pois é estávamos na mesma situação ... lá em casa foi assim ... dias e dias de diarreia na piquena, dai que a imunidade abaixou e a candidíase apareceu (tanto na piriquita quanto na boca) lá em casa tb foi receitado a nistatina em pomada que passamos por 7 dias em todas as trocas de roupa e nistatina liquida (não sabia que existia) 2,5 ml de 6 en 6 horas por 7 dias .... o pedi disse que isso é super comum nas meninas .... aiai ... nós muleres sofremos desde piquititas !!!

beijos em vc e na Manu !!!

Vi disse...

Renata
Uma dica muito boa ao trocar a fralda é passar um secador no morno para secar bem a pele. Ajuda muito. Foi uma gastro-pediatra que me deu a dica!
Bjao

Futura mãmã disse...

E e' mesmo ne...tambem nao sabia... talvez ca isso tambem tenha outro nome...

Beijo

Unknown disse...

Oh, judiação da periquita da Manu, ainda bem que ela não ficou incomodada, nunc atinha ouvido falar disso, e sapinho faz tempo que não vejo nenhum caso tb,
bjim pra Manu sarar ;)

Cláudia Leite disse...

Lá em casa é meu marido que tá com candidíase, na boca. Mas a Bella já teve sapinho na boca e usou essa nistatina tb.
Bom, espero que passe logo. Mesmo não incomoando ela muito a mamãe fica preocupada neh?
Pior que a gente toma muito cuidado e essas coisas acontecem... é que é normal mesmo.

bjo!

Bianca disse...

Tadinha, Rê!! Eu sei bem como é, quando minha resistência cai, é tiro e queda... Muito chato, afe!!!
beijos e melhoras!
Bianca

Bianca disse...

Rêeeeee, tá rolando um sorteio no meu blog de uma bolsa linda... Convido vc e suas seguidoras, leitoras e amigas a participarem!! beijos!!!

bebeboneca.blogspot.com disse...

Menina, não sabia disso.. obrigada pela informação.